Super Mário quer voltar à Nintendo

Eu conheci Ibraim Eris, muito antes dele ter assumido a Presidência do Banco Central. Quando eu estava no BFB nos anos 80, ele participava de algumas reuniões de Consultoria da empresa MB. Quando de sua posse, fui a Brasília prestigiá-lo, fiquei na fila de espera para comprimentos e quando dei um abraço, lhe desejei sucesso e disse que estava feliz por sua indicação. Foi quando ele sussurrou em meu ouvido ..."quero ver se você vai achar isso amanhã"...

Saí da fila e fiquei intrigado, o que ele queria dizer?. Fui de encontro a meu chefe, e perguntei o que ele achava. Pensando juntos, concluímos: Conhecendo o "turco", vinha chumbo grosso. Para quem não conhece os detalhes do plano, recomendo o link Plano_Collor, que contem um breve histórico. Mas basicamente, os brasileiros acordaram na segunda-feira, com umas migalhas na conta, e o restante de seus recursos foram bloqueados, por 18 meses. Nunca vou esquecer, quando a jornalista da Globo, Lilian Witte Fibe, anunciando as varias medidas, se apercebeu que até a Caderneta de Poupança não tinha escapado. Comentei com um colega, ...pelo seu espanto, pegou o dela!...

Depois de um tempo no BC, começou a ficar insatisfeito com o que estava vivenciando, assim em conversas com amigos, confidenciava que queria sair. Num determinado dia sugeri:
- Pega suas coisas e vai embora!
E ele me respondeu.
- Quando você está num cargo desses, sair não depende só da sua vontade.

Enquanto todo mundo financeiro olha com lupas, cada palavra pronunciada por Mario Draghi, na esperança que finalmente a Europa melhore. Espera-se, que o BCE se junte aos outros BC's injetando trilhões de euros no "que for preciso". Porém, algo de muito diferente, pode estar acontecendo nos bastidores. De acordo com pelo menos um jornalista, "Draghi parece estar pronto para sair de Frankfurt e retornar a seu país natal a Itália, na primeira chance que der.

Dizem algumas fontes, que isso já poderia acontecer em janeiro, "Draghi quer sair! Está farto e frustrado com Berlim". Sua saída seria um evento inesperado e poderia ter impacto importante nos mercados financeiros se, do dia para noite, ele resolver dizer sayonara a Berlim. Sem entrar em especulações quem poderia ser seu substituto,e considerações de como ficaria a política monetária nesse caso, eu daria como sugestão ao Super Mário, que conversasse com pessoas que passaram por situações semelhantes, como foi o caso de Ibrahim Eris. Assim, duvido que ela saia já, ou nos próximos 3 meses. Por enquanto, pode avisar a Nintendo, que vai demorar! Hahahah ...

Ontem publiquei um post para explicar o novo tema de 2015 do Mosca: dólar-dólar x Dilma. Para quem não teve oportunidade de ler, recomendo, assim podem entender seu significado 2015:-sera-um-ano-feliz? Também disse que, como esta sera a última semana que vou postar o Mosca, pois ficarei de férias até o dia 19/01, publicaria análises dos mercados que eu acompanho. Vou começar pelo SP500.

Em março deste ano, nos post eu-avisei, fiz os seguintes comentários: ...próximo a 1.900, é um divisor de águas, se conseguir ultrapassar, podem esperar para o futuro 2.200 ou 3.100, uma alta de 17% e 65%, respectivamente... Só em outubro, foi que a bolsa deu um susto nos comprados, com uma oscilação entre a mínima e máxima, ao redor de 10%. Parecia que o momento de uma queda maior, tinha chegado. Mas não foi o que aconteceu, pois dentro do próprio mês, o SP500 recuperou todas as sua perdas.


Os dados técnicos continuam intactos, algumas tempestades de curto prazo, podem acontecer. Porém, com uma visão de mais longo prazo, nada de preocupante surgiu. Assim, o primeiro objetivo de 2.200 deverá ser atingido brevemente. Como já mencionei, não costumo colocar objetivos para o final do ano, afinal posso mudar completamente de opinião. 

Já em relação ao nosso IBOVESPA, num de meus últimos posts sobre o assunto procura-se-ceo, eu comentei: ...Voltamos ao foco original de longo prazo, aguardando a queda até o nível de 40.000, o que deveria acontecer nos próximos meses ... Hoje a bolsa encontra-se nos 48.000, um dos menores valores do ano. 


Acredito que em 2015 o índice caia até 39.000/40.000, e nesse momento, vamos estudar a possibilidade de uma compra. Até lá, não tenho nenhuma sugestão de trade, resta somente aguardar.

Conclusão: Se depender da bolsa, eu morreria de fome! Tanto nos USA como aqui no Brasil, não tenho convicção e nem acredito que seja um bom risco retorno, nem comprar ou vender. 

O SP500 fechou a 1.989, com queda de 0,64%; o USDBRL a R$ 2,6952, com alta de 1,55%; o EURUSD a 1,2435, com baixa de 0,20%; e o ouro a US$ 1.192, com baixa de 2,43%.
Fique ligado!

Comentários