Eu avisei!

Quem já não ouviu inúmeras vezes esta frase? Quando era menor e saia de casa, minha mãe sempre dizia, filho leve uma malha. Tanto faz se a temperatura estava a 10ºC ou 30ºC, era um call sem custo para ela, pois se não esfriasse nem lembrava, mas se eu voltava com o nariz escorrendo, disparava: Eu te avisei!

Alguns dias atrás me comprometi a fazer uma análise mais profunda do SP500, e hoje chegou o dia, não que tenha acontecido algo que mereça um cuidado adicional, mas a situação é delicada como vocês verão a seguir. Inicialmente, listo alguns pontos levantados por Lance Roberts, uma analista que tem uma visão bastante cética em relação à economia americana, e como consequência a bolsa de valores.

10 Sinais de perigo de um mercado exuberante

1. Grande expectativa da aceleração do PIB e do lucro das empresas.
2. Elevado número de IPO´s de companhias especulativas e sem lucro.
3. Movimentos parabólicos nos preços de alguns setores "quentes".


4. Vários parâmetros se aproximam de recordes, enquanto outros já estão neste campo.

5. Fantásticas valorizações em algumas fusões (Facebook & WhatsApp).
6. Elevado volume de ações compradas através de crédito na bolsa.
7. O volume de ações detidas pelas famílias americanas, encontra-se em 24% do total de seus ativos, o segundo maior da história.


8. Sentimento positivo sobre as perspectivas da bolsa.
9. Excepcionalmente elevado o volume de venda de ações efetuadas pelos executivos destas empresas.
10. As ações sobem após anúncios especulativos de empresas (ex: A Tesla vai dominar o mercado de baterias, depois de anunciar uma parceria, com quem sabe como fazer, e irão construir uma fábrica enorme. Isto assume que ninguém vai entrar neste negócio como: GM, Ford ou GE).

Do outro lado do mundo, e como eu havia alertado ontem, a bolsa da China está num ponto perigoso.


Conforme este analista aponta, o rompimento do nível de 2.000, para o Shanghai Index, projetaria uma queda, nada desprezível de 40%, nos próximos anos. Sem dúvida que, caso isso aconteça, o impacto será sentido em todos os países.

Quando minha mãe disparava a sua celebre frase, eu pensava o porquê deveria levar uma malha se estava o maior calor. Se de repente começava a chover, o primeiro pensamento era:... "também quem poderia esperar por uma mudança assim!"... No caso das ações é semelhante, os investidores veem que existe um risco, mas como nada aconteceu até agora, acreditam que nada vai mudar. Porém, se no futuro um mercado de baixa acontecer, vários motivos serão apontados, e uma pergunta será feita : Como ninguém viu que estava chegando!

Os gráficos são elementos fundamentais de meu processo decisório. Ao analisar o SP500 com uma visão um pouco mais longa, alguns sinais de exaustão apareceram nos indicadores de momento, o que sugere cautela. Isto por si só não é fator de mudança de rumo, mas os mercados tendem a reverter nestas situações. O curioso é que eles aparecem em várias janelas: Quadrimestral, mensal, semanal e diário, o que é muito raro!

Analisando-se o gráfico acima, chego a conclusões semelhantes, o nível atual, próximo a 1.900, é um divisor de águas, se conseguir ultrapassar, podem esperar para o futuro 2.200 ou 3.100, uma alta de 17% e 65%, respectivamente. Agora caso não consiga ultrapassar, e um movimento de queda se inicie, pode ser expressiva, a tão esperada onda C.

Dado este quadro, recomendo para quem tem investimentos na bolsa americana que, ao "sair de casa" levem: Casacão, capa, guarda-chuva, bota, luvas, gorro, esqueci algum? Pois é melhor passar este desconforto que ficar sem carteira! Hahahahah....

O SP500 fechou a 1.867, com queda de 0,51%; o USDBRL a R$ 2,3639, com alta de 0,48%; o EURUSD a 1,3860, sem variação; e o ouro a US$ 1.348, com alta de 0,74%.
Fique ligado!

Comentários