2015: Será um ano feliz?

Faltam poucos dias para terminar 2014, um ano bastante conturbado, tanto internamente como externamente. Mas daqui alguns dias tudo sera diferente, basta mudar o calendário. Se fosse assim fácil, era só aguardar em casa a festa de Réveillon!

Analistas e economistas aproveitam este momento elaborando suas previsões para o próximo ano e o Mosca não poderia ficar para trás. Assim, durante está semana, vou publicar minhas idéias para os principais mercados que acompanho. Agora existe uma diferença fundamental entre o trabalho que eu apresento, e o dos analistas. Se minhas previsões não se concretizarem, e os níveis de reavaliações forem atingidos, eu mudo! Meu compromisso é com o bolso, não com minhas opiniões ou desejos.

Nesses últimos dias, fiquei pensando quais serão os desafios para 2015, e são muitos. Veja uma breve lista:
  • Os Estados Unidos vão crescer segundo os níveis esperados? O FED vai subir os juros?
  • A Europa consegue se livrar de uma recessão?
  • O Japão, depois do estímulo monstruoso, vai conseguir crescer em níveis sustentáveis?
  • A China consegue manter um nível de crescimento desejado e não ocasionar um crash?
  • Estamos caminhando para uma deflação no mundo? Se sim, a boa ou a ruim?
  • O Brasil vai promover o ajuste fiscal planejado? A inflação vai sair do controle?
  • A nova equipe econômica conseguirá ter resultados concretos?
Não faltam dúvidas e parece que 2015 sera um ano desafiante, para dizer pouco. Como escolher um tema? Depois de refletir, cheguei a conclusão que o câmbio vai ser impactado, por boa parte das dúvidas existentes. A cotação do real se dará por uma composição de dois vetores. Cada um desses vetores poderá agir no mesmo sentido ou em sentidos opostos.

- David, chega de enrolar, fala logo!

(dólar - dólar) X (Dilma)

Temos assistido nestes últimos meses um grande movimento do dólar nos mercados internacionais, com valorização da moeda americana contra todas as outras. A principal razão que justifica este movimento, é o fato dos USA apresentaram dados econômicos melhores que seus pares, principalmente quando comparados  com os da Europa. Além disso, a maciça intervenção do BOJ, a fim de evitar que o Japão entrasse numa recessão, deu ainda mais fôrça a moeda americana.

Em relação aos emergentes, além do fator acima, uma queda generalizada no preço das commodities, turbinou a queda dessas moedas. Mais recentemente o colapso no preço do petróleo, comprometeu muito a Rússia e Venezuela, grandes produtores. No caso do Brasil, o real sofreu uma desvalorização importante de aproximadamente de 25%, se considerarmos a menor cotação durante o ano, uma Maxi com os padrões do passado! O motivo por aqui é o descontrole da economia, ocasionado por políticas erradas em praticamente em todas as áreas.

Projeta-se para o próximo ano a continuidade desses movimentos, então o Mosca deveria sugerir compra de dólar indiscriminadamente, inclusive contra o real?  Eu não sou  um analista econômico, pois nesse caso, seria levado a responder que sim! Como sou analista técnico também, minha resposta é talvez.

Quando sou indagado a fornecer uma previsão de qualquer ativo, numa data específica, tenho grandes dificuldades, procuro me esquivar. Mas qual a razão, se o Mosca precisa desta informação para indicar os melhores investimentos? O motivo é que posso mudar radicalmente de posição, se durante o percurso do ano, minha premissa não se concretizar.

Em 2015 vou acompanhar o DXY - dólar index, que é o índice de uma cesta de moedas, com grande concentração no euro (57,6%), contra o dólar. Contém em sua maioria, moedas que pertencessem ao G-7. No momento, ele se está numa conjuntura interessante.

O nível atual situa-se ao redor de 88. Os dados de momentum, apresentam-se bastante esticados. Assim, no mínimo, uma correção (queda do dólar) é esperada. Mas pensando mais à frente, a dúvida ficará, caso ultrapasse a região 90 - 92. Aí sim, pode-se esperar, um primeiro objetivo ao nível de 96 (9% de alta); ou 102 (15% de alta). Considerando uma correlação de 100% com o euro, e só a título de projeção simples, esses níveis corresponderiam no euro a 1,14 e 1,08, respectivamente. Isso estaria dentro dos meus objetivos para a moeda única.

Conclusão: Para o dólar no curto prazo, uma correção. No médio prazo, verificar se rompe a região 90 - 92.

- David, o que você quer dizer com o vetor Dilma, seria no caso de um impeachment?
Hahahahah .... acho que nem os espíritos sabem! Eu usei o nome da Presidenta para identificar quais serão os resultados econômicos do "novo" governo. Em todas as conversas que tive, desde a indicação de Joaquim Levy ao cargo de Ministro da Economia, levantou-se a seguinte pergunta: Quanto tempo ele fica? Os "chutes" variaram entre três meses até no máximo um ano. Eu não sou tão pessimista, na minha visão a escolha de um modelo antagônico com as idéias da Presidenta, terá um período de avaliação de 1 a 2 anos. Se os resultados forem bons, ele fica, caso contrário, Dilma queima o Ministro. Portanto, este não é um assunto para 2015. Agora se ele vai conseguir implantar o que quer, veremos!

Se as coisas melhorarem por aqui, o efeito "Dilma" pode  ter uma influência positiva na moeda, e caso contrário, negativa. Isso será de fundamental importância na hora de decidir suas posições. A tabela abaixo resume o sentido das operações, conforme o cenário para cada uma das situações.


- Xiiiii David, que complicado! Por quê não ficar no arroz com feijão de comprar ou vender dólar contra o real?
JUROS! Veja o que aconteceu esse ano com o fundo Verde, administrado por Luís Stuhlberger. Ele previu que a situação no Brasil iria piorar e também contava com a valorização do dólar no exterior, mas errou o timing. Isso foi suficiente para que seu fundo só conseguisse se recuperar, no final do ano. Ainda assim, luta para ultrapassar o ganho do CDI.

- E como vamos implementar isso? Que moeda dos emergentes usar?
Vamos deixar isso para o momento certo, por enquanto gostaria que vocês entendessem que a aposta contra o real não é tão clara. Por isso, é importante separar o joio do trigo!
Feliz 2015!

  

Comentários