Procura-se CEO

Num daqueles finais de tarde no início de minha carreira, eu e mais alguns amigos de outros bancos, estávamos tomando um chope. Depois de alguns copos, um deles fez a seguinte pergunta: "É melhor um funcionário burro, mas honesto, ou um inteligente e desonesto?". Naquela época, casos de desvios em empresas eram raros.

Naturalmente, esta era uma pergunta provocativa e tinha um objetivo de tornar a conversa mais picante. Sob efeito do álcool, a reposta foi o segundo caso. O racional usado por quem perguntou era que, o burro embora honesto, não iria gerar lucro para empresa, enquanto o inteligente buscaria operações com lucro, para ambos é claro! Hahahah ....

Nada pode-se comparar ao que vem acontecendo na Petrobrás, a cada dia novos nomes são apontados dentro do esquema de corrupção, eu já nem sei quem é quem. Agora virou moda fechar acordo de delação premiada, até consigo entender, pois com os benefícios de diminuição da pena, já, já, não haverá mais quem delatar. Os valores envolvidos são estarrecedores, vejam por exemplo o caso de Pedro Barsuco, ex-gerente executivo, que se comprometeu a devolver US$ 100 milhões, um gerente! Imaginem as cifras dos diretores. Parece que a cúpula da Petrobrás era composta somente de funcionários tipo inteligente, ou melhor, uma outra categoria, impostor.

E as empreiteiras são ou não culpadas? Uma delas foi minha cliente quando eu era gerente de uma agência no Banco Francês e Brasileiro. Já faz muitos anos, e as coisas podem ter mudado, na época era uma empresa séria, com tradição familiar. Agora se você é competente na área de engenharia de grandes obras, e deseja oferecer seus produtos ao mercado, como conseguiria competir, se a condição para ganhar uma concorrência era ter um "extra" a ser pago? Não estou querendo defender, mais esta empresa teria que procurar outro país para oferecer seus serviços, caso não aceitasse esta condição.

Ontem assisti um trecho da entrevista da atual Presidenta da Companhia, Graça Foster. A sua aparência diz tudo, arrasada. Mas o que mais me indignou, foi o fato de ela dizer que teve conhecimento em maio, que havia pagamento de propinas, e que "imediatamente" suspendeu a participação da fornecedora em licitações. Só isso? Não informou aos acionistas? Fiquei na dúvida em que categoria ela se enquadra.

Agora Michel Temer, na condição de Presidente interino disse que a Presidenta Dilma poderá fazer mudanças na diretoria da Petrobrás até o fim do ano, (grife meu). Como assim! O mínimo que se poderia esperar era uma demissão em massa, já! É incrível a postura da Presidenta Dilma em relação a este caso, ela se vangloria que está terminado com a corrupção, e que daqui em diante tudo será diferente, ou seja, passa-se uma borracha no passado, e tudo bem?

Eu não sou fã da Martha Suplicy, pelo contrário, dizem que ela é muito arrogante e não foi uma boa prefeita. Mas tenho que dar os parabéns pelo fato de ter saído do PT, pois como alguém sério pode permanecer num partido que arrecadou dinheiro, segundo inúmeros delatores, da forma que fez? Presidenta, só vou começar a acreditar que realmente está imbuída em corrigir tudo que estamos presenciando, se decidir sair do PT.

Para finalizar este assunto interminável, fico pensando qual deva ser o perfil do novo Presidente da Petrobrás. Imagino as seguintes qualificações: Engenheiro, Pós graduação em administração, especialização na área de petróleo e derivados e, principalmente, ter ampla experiência como delegado!

Enquanto isso, as ações da Petrobrás, vêm registrando quedas diárias. Depois da empresa de auditoria ter postergado sine die, a divulgação de seus resultados, quem se aventura a comprar essas ações? Com uma representação importante no índice Ibovespa de 14%, esse vem amargando baixas também, não só por conta dessa empresa, mas também pelo ambiente péssimo em que se encontra nossa economia.

No post onde analiso o índice com uma visão de mais longo prazo Dilma-melhor-opção-para-o-momento, fiz os seguintes comentários: ...Eu calculo que o índice Bovespa possa atingir o nível de 40.000/42.000, nos próximos meses, uma queda nada desprezível de 20% a 25%. Para os terroristas de plantão, aviso que muito provavelmente eu vou sugerir uma compra, caso atinja estes níveis... 

Logo após as eleições, a bolsa esboçou uma reação, e no post depressão-pós-eleições, frisei que não comprava a ideia daquela alta: ...o primeiro ponto a vencer é ao redor de 55.000, e em seguida, e com maior importância, os de 59.000. Este índice subiu da mínima atingida no dia logo após os resultados das eleições, até agora um pouco mais de 10%. Vai precisar mostrar conquistas, antes de um call de compra ser anunciado, por enquanto, I´m out!... Daí em diante só caiu!


Voltamos ao foco original de longo prazo, aguardando a queda até o nível de 40.000, o que deveria acontecer nos próximos meses. Até lá, não me aventuro a nada, pois como em qualquer correção, espere-se movimentos erráticos. Caso o que eu espero se concretize, uma queda adicional de mais de 20%, ainda a realizar.

Imagino o que poderia ocorrer para levar a esses níveis: Petrobrás não honra com algum compromisso; encontra-se outras empresas estatais com esquema semelhantes, e etc. ... Bem, tanto faz, a análise técnica não se importa com os argumentos e sim com os movimentos. Agora só para especular um pouco, como provavelmente serei comprador nesses níveis, o que deve acontecer para a mudança desse mood? Aguardem! 

O SP500 fechou a 2.051, com alta de 0,51%; o USDBRL a 2,5820, com baixa de 0,99%; o EURUSD a 1,2536, com alta de 0,69%; e o ouro a US$ 1.197, com alta de 0,92%.
Fique ligado!

Comentários