Onde está o gato?

Ontem o BC elevou a taxa Selic em 0,25%, exatamente como era esperado pelo mercado, porém o que não era esperado, foi uma pequena mudança no teor do comunicado. Veja a sutileza: ... "O Copom decidiu, por unanimidade, neste momento, elevar a taxa Selic em 0,25 p.p., para 11,00% a.a., sem viés. O Comitê irá monitorar a evolução do cenário macroeconômico até sua próxima reunião, para então definir os próximos passos na sua estratégia de política monetária" ... O destaque é meu, mas esta frase deixa aberto a qualquer interpretação, ou seja, se já parou, ou ainda terá mais uma, ou mais?

Antes de entrar nas expectativas e números do mercado, sabemos que a inflação está, e vai continuar elevada por mais algum tempo, ainda mais se considerararmos o recente impulso que terá por conta dos preços agrícolas, depois a mesma se encontra acima da meta traçada de 4,5% e mais próxima do seu teto, conforme pode-se ver abaixo.



Até ontem o mercado precificava ainda, vários aumentos na taxa Selic até o meio de 2015, atingindo a marca de 13% a.a., tenho grandes dúvidas se irá se materializar, veja os argumentos mais adiante.


- David, como se calcula a taxa de juros necessária para estancar um processo inflacionário?
Pergunta dificílima de responder, ou melhor, não existe resposta! Hahahah... Sabemos que inflação é um processo monetário e que também as expectativas futuras têm impacto importante, assim um BC para ser efetivo, não pode deixar a menor dúvida que, sobe os juros "até onde forem necessário". Porém tem um lado racional, e este é avaliado pela propensão marginal a poupar. Para tanto, é importante calcular qual a taxa de juros reais, a diferença entre o juros nominais e a inflação, este é um cálculo que se necessita estimar a inflação futura.

No caso brasileiro, vamos trabalhar com algumas estimativas da inflação e um ponto central que é o teto da banda, e calcular o juro real em função de varias taxas Selic.


Assim, se a Selic parasse já, o juro real caso a inflação chegue ao teto, seria de 4,2%, e subiria até 6,1%, no caso precificado no mercado. Este é o juro mínimo, pois os empréstimos para companhias e pessoas físicas, são acrescentados o spread dos bancos. Para que investir em fábricas, infraestrutura, ou qualquer projeto que envolve risco, se confortavelmente pode-se ganhar estes juros?

A política monetária tem dois fatores que devem ser levados em consideração: Primeiro que num processo de elevação de juros seus efeitos são sentidos no tempo, estima-se 9 meses, segundo ela, a política monetária tem limites, não adianta subir os juros ad infinitum,outras medidas são mais eficazes.

Do mesmo jeito que eu "botei a boca no trombone" quando o governo decidiu baixar os juros de uma forma artificial, e recomendei para sair dos investimentos indexados ao CDI, agora minha recomendação, é inversa, fiquem no CDI e com estes juros fixos projetados para o futuro, vale também uma aposta nos pré fixados, afinal não estamos num ambiente a la Venezuela, onde a inflação está fora de controle, ela está alta, e só! Assim ao ler o comunicado de ontem, será que o gato subiu no telhado, ou não têm mais gato, se foi?

Amanhã será publicado a taxa de desemprego e como comentei no post de ontem preparando-se-para-prova, existem alguns analistas trabalhando com números elevados na criação de vagas. Caso esta previsão se concretize, poderá dar "gasolina" para o pessoal que está otimista com a bolsa. No post eu-avisei!, já alertava que caso o SP500 passasse de 1.900, mas passar bem, não vale um belisco, novas altas são esperadas ... "o nível atual, próximo a 1.900, é um divisor de águas, se conseguir ultrapassar, podem esperar para o futuro 2.200 ou 3.100, uma alta de 17% e 65%, respectivamente" ... Com o novo record atingido ontem, está cada vez mais próximo.


Em conversa com um leitor, e ao comentar sobre a situação deste índice, ele me questionou: 
- Mas você não acha que subiu muito?"
- Sim, mas é dai? Temos que seguir os modelos, não as nossas opiniões, e se o modelo diz que ainda tem mais gasolina para subir, quem somos nós para dizer o contrário!

O SP500 fechou a 1.888, com queda de 0,11%; o USDBRL a R$ 2,22788, com alta de 0,41%; o EURUSD a 1,3718, com queda de 0,34%; e o ouro a US$ 1.287, com queda de 0,16%.
Fique ligado!

Comentários