Preparando-se para a prova

Na sexta-feira será anunciado os números referente ao emprego dos USA, como já é sabido de longa data e com reforço dado pela Yellen nesta semana este dado a ser publicado será de extrema importância, uma vez que os últimos foram mais fracos, e espera-se, foram causados pelo mal tempo.

Hoje foi publicado o ADP elaborado pela empresa de mesmo nome, que visa antecipar o dado de criação de empregos, a ser publicado pelo governo, e o resultado veio em linha com o esperado, veja a seguir.

A Bloomberg realiza uma pesquisa mensal, com vários economistas, onde é coletado a expectativa media. O que chama atenção neste mês, é a previsão fornecida pelo Deutsche Bank, através de seu economista chefe Joe Lavorgna, que prevê a criação de 275.000 novas vagas, contrastando muito com a média do mercado, se ele estiver certo, vai ser uma festa generalizada.



Já David Rosenberg acredita que o mercado de trabalho americano não têm tanta folga como Yellen apontou em seu discurso, seus argumentos são expostos nos gráficos a seguir. Hoje existem 90 milhões de americanos que não estão na força de trabalho, o que representa aproximadamente 37,5% de toda a população, assim de cada 3 americanos que você cruzar na rua, um está na vida que pediu a Deus! Curioso é que numa pesquisa feita com as pessoas que decidiram sair da fôrça de trabalho, estes definitivamente não estão procurando trabalho.


Mas como estariam sobrevivendo? Através dos programas de auxílio fornecido pelo governo, o que eu venho chamando de "family bag" . Estas pessoas astutas, que recebem estes benefícios, ganham no mínimo tanto quanto um assistente administrativo. Mas nem todos estão nesta situação, porém na margem, quando o governo cria desmotivação para trabalhar, alguns optam por não fazê-lo.

Lição de casa terminada, agora estamos preparados para a prova, e a conclusão mais clara é que, qualquer número que desaponte, será um caminhão de água fria, mas não parece ser o mais provável, let´s see!

A bolsa brasileira apresentou uma performance excelente em março, ao redor de 7%,  e principalmente depois do anúncio da pesquisa, certo? Errado! A bolsa começou a subir no dia 17/03, muito antes daquela data. No post sinais-de-atenção-emergem, veja minhas anotações e gráfico publicados ... Parece que está desenvolvendo uma formação denominada de triplo zig-zag, onde a trajetória em vermelho se encaixaria, levando o Ibovespa para os 39.000, o rompimento do nível de 44.000/45.000 abriria a porta para tanto. Se este cenário se materializar, vejo dois possíveis catalisadores: Falta de energia ou eliminação na Copa do Mundo. Existe um lado positivo dentro disso, seria a possibilidade de um novo nome assumir a Presidência. É tão ruim assim? Hahahaha...

Eu destaquei alguns pontos no texto acima, primeiro que não houve rompimento dos 44.000/45.000 pontos, segundo que nenhum dos catalizadores aconteceu e por último, a possibilidade de um novo nome como Presidente, eu não tinha nenhum inside! Hahahahah... Isto não significa que a famigerada pesquisa dê algum alento, estamos muito longe disso acontecer. O gráfico atualizado encontra-se a seguir.

Muito bem, se minha premissa de um triplo zig-zag, estiver correta, o índice deveria parar nos 52.000 pontos, para depois começar a cair rumo aos 39.000, de outro lado se ao invés de parar no ponto acima, continuar subindo e ultrapassar os 57.000, podemos estar em um novo movimento de alta mais consistente. A princípio os dois cenários são possíveis, pois estamos numa correção e os parâmetros mínimos da queda foram atingidos. Como já frisei antes, não sigo com muita frequência este ativo, assim deixei os pontos para suas apostas.

O SP500 fechou a 1.890, novo recorde histórico, com alta de 0,29%; o USDBRL a R$ 2,2695, com alta de 0,41%; o EURUSD a 1,3764, com queda de 0,20%; e o ouro a US$ 1.289, com alta de 0,82%.
Fique ligado!

Comentários