Maldito euro!

Quando eu comecei a me interessar pelo mercado de câmbio, há mais de uma década, acreditava que os relatórios que lia seriam uma boa fonte de ideias na formação de minhas posições. Como comentei no post fundamento-pragmático já não levo muito em consideração os estudos que versam principalmente quando o assunto são moedas, e acredito que vocês puderam acompanhar nestes mais de 2 anos de existência do mosca, o verdadeiro "baile" que o euro deu, e continua dando.

A seguir preparei uma lista de fatores que poderiam explicar uma boa performance de uma moeda. Vamos promover uma sabatina no euro considerando estes itens, assim vamos atribui nota +1 quando for positivo, 0 neutro e -1 quando for negativo

  • Crescimento do PIB - -1
  • Taxa de Juros real - -1
  • Balança Comercial- 0
  • Fluxo de Investimentos de Estrangeiros- -1
  • Expectativa de entrada de recursos na Bolsa de Valores - -1
  • Conversibilidade da moeda +1
  • Outros -?
Embora eu admita que seja uma análise simplista, é inegável, segundo estes critérios, que a moeda única não apresenta fatores de atratividade. No item outros, será que existe algum fator que suplantaria as variáveis clássicas? Sim, são as reservas mantidas pelos BCs.

Não é segredo para ninguém que a China, Japão, Rússia e porque não o Brasil, detêm hoje em dia volumes expressivos de reservas por conta dos helicópteros que rondam os quatro continentes. Assim sendo, seus critérios para diversificação fogem aos modelos de Asset Allocation e baseiam-se em outros parâmetros. como por exemplo seria injustificável para um gestor de recursos ter 100% dos ativos em dólares, assim o euro se encaixa como o candidato natural para este fim.

Enquanto esta situação perdurar, ou seja, os BC's mantiverem  reservas, será muito difícil imaginar grandes mudanças, a não ser que algo importante aconteça colocando em risco a estabilidade da moeda única, como por exemplo, se a Alemanha abolir o uso do euro e reintroduzir sua própria moeda. Imagino que a forma dos BC's alocarem seus investimentos seja balizada nas percentagens de cada um, se por exemplo a China resolve manter 25% de suas reservas em euro e o euro sobe elevando seu peso sobre o todo, ele vende para rebalancear e vice-versa, agindo como um estabilizador indireto da moeda.

O gráfico a seguir mostra claramente como a volatilidade do euro e também da diferença dos juros entre títulos governamentais de 2 anos, dos USA e Europa estão nas mínimas históricas.



- David, você está sugerindo que os economistas rasguem os diplomas?
Não é para tanto, porém deveriam rever seu ceticismo ao uso de modelos técnicos, muito embora vários já se utilizam como ferramenta suplementar. Quando vejo hoje previsões do tipo cotações para o final de 2014, eu me pergunto qual o valor de tal informação, uma vez que, a probabilidade de acontecer é quase igual a de um jogo de azar.

As vezes, nas nossas reuniões mensais sou inquirido para dar meu palpite sobre a cotação do USDBRL, sempre para a data fatídica ... " David, qual a sua previsão do dólar para o final de 2014?" .... A vontade é responder, sei lá! Mas eu posso contribuir com uma opinião se o próximo movimento é de queda ou de alta, e se eu estiver errado quais as novas sugestões, além o que eu espero no longo prazo, agora qual a cotação no dia 31/12/2014? Só com muita sorte! 

No post quando-ter-inflação-é-bom, logo depois da reunião do BCE quando surpreendeu o mercado, e "derrubou" os juros de 0,50% para 0,25%! Hahahah... Veja meus comentários com o gráfico....somente abaixo de 1,28 minha convicção de uma queda mais expressiva se eleva, até lá pode ser mais uma das armadilhas do euro... temos que esperar que esta queda iniciada a partir de 1,38 estanque, e acredito que pode ser ao redor de 1,315, até lá, regarder!...

Nada como ser macaco velho e não entrar nas armadilhas desta moeda, veja bem, por enquanto, pois no futuro teremos 2 oportunidades de ouro, uma de venda, e principalmente outra de compra, mas por enquanto só tristeza!

No curto prazo o euro ao invés de cair, o que seria o esperado, resolveu subir e agora encontra-se num ponto importante, pois se ultrapassar o nível de 1,37 o pessoal que vendeu usando a lógica dos fundamentos pode se preparar para ser stopado. Isto não significa que não possa cair repentinamente a partir daqui, pode, mas significa que não pode mais subir. Maldita moeda! Hahahah...

Amanhã é feriado de Thanksgiving nos USA e como de costume os mercados ficarão fechados, reabrindo na sexta-feira com um pregão parcial. Não vou postar amanhã, a não ser que algo importante acontecer, voltamos na sexta-feira.

O SP500 fechou a 1.807, com alta de 0,25%; o USDBRL a R$ 2,3290, com alta de 1,42% colocando em risco nosso trade; o EURUSD a 1,3573, sem variação e o ouro a US$ 1.237, com queda de 0,40%.
Fique ligado!

Comentários