Fundamento pragmático

Além da "não solução" americana sobre a elevação do teto de sua dívida, hoje é feriado nos USA, então os mercados estão as moscas, mas nenhuma mosca para ser abatida vale a pena! Hahahah... Além da inflação na China mais elevada que o consenso a 3,1% a.a., e suas exportações que diminuíram bem, nada de interessante a ser comentado, assim vou me ater a um artigo publicado pelo Wall Street, sobre um trader obcecado pelos gráficos.

.... Eu observo ações na Ásia, moedas europeias, commodities, desde ouro, óleo e café. Observo constantemente os mercados de bonds e taxas de juros.... Eu analiso muito mais gráficos em diferentes períodos que você possa imaginar, eu sou um adepto da análise técnica.... Existem três premissas básicas em que a análise técnica se baseia:

  1. Tudo o que acontece com um ativo está nos preços.
  2. Estes se movem com tendência.
  3. A história se repete.
... A ação nos preços são reflexos de mudanças na oferta e demanda. Se existe mais demanda que oferta o preço sobe, se a oferta é maior que a demanda o preço caí. Este não é um conceito simples para todas as previsões econômicas e de fundamentos?....

... Via de regra, grafistas não estão preocupados quais motivos fazem com que os preços subam ou caiam. Frequentemente, no início de uma mudança de direção, ninguém sabe exatamente porque o mercado está tomando aquele rumo (veja o post real-fundamentos-parte-I, quando projetei a alta do USDBRL). Embora o enfoque técnico possa algumas vezes parecer muito simples, a lógica por trás - que o mercado desconta tudo -  parece fazer mais sentido, conforme mais experiência se ganha sobre o assunto. Assim, se tudo que afeta o mercado em última estância está espelhado nos preços, então o estudo do mercado é tudo que é preciso. Estudando os gráficos e outros indicadores técnicos, o grafista infere pelo mercado, qual a direção que é mais provável o mercado se deslocar, não tentando ser mais esperto ou adivinhar para onde é a tendência.

Em 2002  resolvi me aventurar nos mercados de câmbio do G10, eu estudava os fundamentos e graças a este último dei  um dos melhores calls da minha vida, ao sugerir comprar o euro a 0,87, peguei na veia como se diz no jargão de mercado. Mas em seguida ficou mais difícil, e os fundamentos começaram a não funcionar tão bem, foi aí que decidi aprender análise gráfica. 

Fiz uma estatística dos meus calls durante um determinado ano e percebi que as moedas que eu menos entendia deram bons resultados, enquanto que nas principais perdi, neste momento ainda estava dividido entre os dois métodos. Eu acreditava ser um expert de moedas, e consequentemente as  minhas decisões eram influenciadas por "palpites", mas a realidade mostrou ao contrário, então a partir daí mergulhei na análise técnica.

Veja um pouco como foi o meu track record no euro, depois do call de compra, ao redor de 1,25, eu resolvi ficar neutro, afinal tinha subido muito, achei que já estava bom. Em seguida subiu mais um pouco e recuou já na fase II, e foi aí que as coisas andaram mal, pois fui pego com alguns calls de venda que não deram certo. O que estava acontecendo com os fundamentos? Naquele momento atentei que a analise técnica ainda apontava novas para a moeda única.

Olhando para trás, eu percebo que tive muita sorte ao entrar num mercado que estava com tendência de alta, mas podia ter me dado muito mal. Nos dias de hoje quem decidir operar moedas do G10 só com fundamentos eu desejo boa sorte, pois acredito que a maior chance é de perder, basta ver os BC's, que são grandes players,e  tem critérios muito diferentes dos investidores.

O SP500 fechou a 1.710, com alta de 0,41% (a bolsa funcionou com baixa liquidez); o USDBRL a R$ 2,1793, com alta de 0,29%; o EURUSD a 1,3558, com alta de 0,13% e o ouro a US$ 1.271, sem alteração.
Fique ligado!

Comentários

  1. David... você está conseguindo me "vender" a ideia da análise técnica... parabéns!!! estou lendo um livro do Daniel Kahneman chamado "Rápido e Devagar" no qual ele analisa nossa "certeza" baseada em amostras muito pequenas (essa certeza é uma ilusão). Na análise fundamentalista as amostras são pequenas enquanto os preços de mercado são formados a partir de amostras muito maiores, portanto mais próximas da "realidade"... (se é que existe a realidade)

    ResponderExcluir

Postar um comentário