Viciado em helicópteros

Parece que o mosca está fazendo um grande sucesso, desde a publicação do post e-a-festa-continua, um dia após o outro, mais e mais analistas apostam que para diminuir o número de helicópteros, somente depois de março, imagino que estão seguindo o blog.

- David, menos, menos...
Você já sabe bem que meu estilo é provocante com humor, pode deixar que não vou ficar embriagado pelo sucesso, afinal você é o meu lado pragmático, tachles! como se diz em idish, dialeto judaico.

Esta expectativa vem sendo baseada em percepções de que a economia não está uma Brastemp, alguns dados vem decepcionando no curto prazo, por exemplo, o mercado imobiliário nos USA.

O gráfico acima diz por si só, parece que as recentes altas nos juros acopladas a recuperação nos preços dos imóveis tiveram desta vez um impacto negativo. Do ponto de vista técnico, nuvens negras são apontadas para as ações deste segmento.


Está em formação (3), uma configuração semelhante a de 2007 (1), que culminou com uma das maiores crises da história recente. Este cenário é compatível com a queda dos juros longos que eu comentei no post crtl-alt-delete

Hoje está começando a reunião do FOMC de dois dias e amanhã serão anunciadas suas decisões. Os analistas não esperam nada de novo, como diria Milton Leite...segue com os helicópteros ... , porém ninguém espera que haja comentários da necessidade de aumento das aeronaves, seria um choque , acho que a bolsa levaria um tombo.

Eu fico pensando que o tempo está passando e cada vez mais o que está acontecendo nos USA, se assemelha a estagnação do Japão desde o inicio dos anos 90, prestes a completar suas bodas de prata, que com certeza não terá nenhuma comemoração. Porém, existem algumas diferenças importantes, e para pior: 1) O problema hoje não está localizado somente num país; 2) Estamos num período com grande inovação tecnológica com substituição do trabalho humano; 3) Utilizou-se helicópteros em todos os cantos.

Qualquer vício é prejudicial a saúde, começa gerando prazer e depois cria dependência, assim também uma economia não pode viver com estímulos ad infinitum. Tenho certeza que, uma pesquisa em Wall Street perguntado se os helicópteros poderiam ficar para sempre, a resposta seria um enorme NÃO, e não quero nem ouvir a resposta da pergunta seguinte, de quais seriam as consequências se isto se tornasse uma dependência. O George Washington estampado na cédula de dólar ficaria vermelho de raiva e mandaria tirar a frase in God we trust! Hahahahah.....

Desde que comecei a usar mais a fundo análise técnica, o meu número de trades caiu drasticamente, melhorando minha eficiência. Faz todo o sentido, uma vez que 35% do tempo os mercados tem uma tendência definida e 65% estão num movimento de correção, isto vale para quem opera no que se denomina day trade, ou para quem tem uma estratégia mais longa, que é o caso do mosca. 

No post japão-chocante, publiquei o gráfico abaixo do ouro, eu vislumbrava uma alta até US$ 1.350 e depois na correção, comprar.
O ouro chegou lá, mas veja como foi fraquinho! Isto me deixou um pouco menos animado, mas não tirou minha intenção de compra, pelo menos por enquanto.
As perspectivas de mais longo prazo ficam ainda em "banho maria", ou seja, sem a garantia de que um mínimo foi formado a US$ 1.180, let the market speak!

O SP500 fechou a 1.771, com alta de 0,56%; o USDBRL a R$ 2,1845, com alta de 0,23%; o EURUSD a 1,3742, com baixa de 0,30% e o ouro a US$ 1.344, com queda de 0,52%.
Fique ligado!

Comentários