E a festa continua

Ontem comentei sobre a publicação dos dados de emprego hoje, e não que eu queira menosprezar esta informação, longe disso, mas a não ser que seja um número que choque, me parece que o mercado está mais propenso a voltar à farra.

Depois da ducha de água fria do FED, recentemente, dizendo que os helicópteros ficam, e passada a encenação ridícula do Congresso americano, está cada dia mais claro, que a retirada dos helicópteros deverá ficar para março do próximo ano, no mínimo. Veja meu raciocínio, a próxima reunião do FOMC será dia 15/16 de dezembro, todos estarão preocupados com o Natal e os dados sofrerão influência da parada do Governo, depois disso 28/29 de janeiro, até lá Bernanke estará preocupado em terminar seu mandato com chave de ouro, deixando a batata quente na mão da Yellen, e depois 18/19 de março, onde tudo pode acontecer. Estamos falando de 5 meses a partir de hoje, é bastante tempo.

É provável que os mercados de risco, e aqui estou pensando na bolsa, continuem sua ascensão, levando a níveis perigosamente elevados, não aguentando o menor desaforo, o dólar deve continuar em queda, contra todas as moedas, ou seja, uma continuação do que vinha acontecendo antes de maio deste ano.

O BCE vem passando por uma situação sui generis, pois enquanto seus "concorrentes", diga-se o FED e BOJ, vêm usando e abusando dos helicópteros, na Europa os bancos vem repagando os empréstimos feitos pelo BCE aos mesmos, cujo prazo original de vencimento se iniciaria no final de 2014. Em outras palavras, enquanto o balanço dos BC's vem se expandindo o do BCE vem se contraindo, podendo ser a causa da elevação das cotações do euro, e lógico o gráfico! Hahahahah....

O que será que o nosso BC vai fazer, continuar subindo os juros sem parar até chegar a 11% a.a., ou dar uma segurada, haja visto que o dólar está caindo por todo canto, o petróleo no exterior deu uma acalmada, a inflação aqui está alta mas não explodindo, a volatilidade em geral está bem comportada, e os juros no mundo recuando? Estou com a impressão que eles podem dar uma parada, mas enfatizam no relatório que, estão muito vigilantes e qualquer sinal de alta da inflação retomam o ciclo de alta. Faz sentido?

Eu venho com um call de venda de dólar contra o real já algum tempo, e vocês não devem ter dúvidas que eu não tinha inside information, então como que os gráficos anteviram isto? PREÇO! Tudo tem um preço e o céu não é o limite, lembrem-se que de maio até agosto todo o mercado apostava que a retirada dos helicópteros era questão de dias e que isso seria suficiente para uma debandada dos investidores das posições construídas nos últimos anos, contra o dólar, e quando todo o mercado já está apostado naquela direção, e muito provável que os preços caminhem em sentido inverso. Como dizia meu ex-sócio na Linear....Preço não leva desaforo!...

Hoje minha análise de mercado será sobre o Ibovespa, depois do alarde sobre o leilão de Libra, que sem dúvida, é uma reserva gigante de petróleo, as ações da Petrobrás tiveram um dia de glória ontem, subindo mais de 5%, como ela tem um peso grande sobre o índice Bovespa afetou também sua cotação. Já fazia um tempo que não publicava a comparação entre as ações da Exxon e da Petrobras, veja a seguir.

Se dá para vislumbrar algo de positivo, é que o diferencial parou de aumentar e só isso por enquanto. Quanto ao leilão, onde existe leilão com um só grupo? Foi um sucesso?

No post ressaca-nos-mercados eu apontei para a possibilidade deste índice atingir 60.000 e parece que caminhamos para lá. Depois disso, não compro e não vendo.

David, como assim, vai desistir de acompanhar depois de tão pouco tempo?
Hahahahah.... boa, deu esta impressão, o que eu quis dizer, e que não tenho ideia, ainda, do que pode acontecer com o Ibovespa depois disso, e como as possibilidades são muitas, prefiro esperar para ver como ele vai chegar lá, e seu desempenho posterior.

Foram publicados os dados de emprego, e vou repetir a chamada do Wall Street Journal ...US employers added only 148.000 jobs in September (grifo meu)...Já deu para perceber qual o tom dado pelo mercado, mas a queda da taxa de desemprego para 7,2% não foi dado nenhum destaque, sabe por que? Porque cada vez menos americanos estão procurando empregos. A reação inicial do mercado foi a lógica, e consistente como o que escrevi acima, a festa continua!

Em relação ao trade de ouro que eu citei ontem japão-chocante, o metal negociou acima de US$ 1.325, o que altera meus parâmetros, o mercado é de alta, e vamos buscar comprar na retração que deve vir em seguida, por enquanto só isto dá para afirmar, os níveis vocês vão ter que aguardar meus comentários aqui.

O SP500 fechou a 1.754, com alta de 0,57%; o USDBRL a R$ 2,1720, sem variação; o EURUSD a 1,3782, com alta de 0,73% e o ouro a US$ 1.339, com alta de 1,85%.
Fique ligado!

Comentários