Estado semi-depressivo

Quando eu tinha 17 anos, passei alguns meses apático. Nos finais de semana ficava assistindo TV numa televisão de 14" portátil colorida! Ualll.... Minha mãe tentava a todo custo me tirar daquela letargia, mas eu não tinha forças, assistia Silvio Santos que me ajudava a passar o tempo. Naquela época fazer terapia era coisa de louco, nem pensar. Hoje em dia, eu teria consciência, que estava a beira de uma depressão, mas alguma força interna ressurgiu e eu naturalmente saí deste estado.

Por que desta ideia? Porque é como parecer estar as economias no mundo, apáticas, pequenas melhoras e pioras, mas de longe nada parecido com o vigor dos anos 90, talvez tenham que passar ainda muitos anos, dezenas, para que voltemos a uma situação mais vigorante, os motivos principais seriam: Excesso de dívidas e demográfico, como diria aquela frase com sotaque japonês: ....Quem coroco, coroco, quem não coroco, não coroca mais! Hahahahah...

Neste período do mês são publicados os Purchasing_Managers_Index ao redor do mundo, e hoje alguns já foram publicados, inciamos com a China:

A chamada do artigo é de uma notícia boa, O mais elevado dos últimos 7 meses. E daí? É como se minha mãe ficasse contente, que depois de alguns finais de semana sem sair da cama, decidisse descer para comprar uma revista!

Agora na Europa a chamada foi: Europa ainda crescendo, veja você mesmo.


Não fosse a Alemanha para segurar o tranco, como será que estaria o velho mundo?

Um dos arquitetos do QE japonês, afirmou que está estratégia ajuda no curto prazo mas engessa a economia no longo prazo, o que diga-se de passagem, é exatamente o que vem acontecendo no Japão desde 1990. Sua afirmação baseia-se no fato de que quando o programa é implantado as taxas de juros caem muito mais, se comparadas com a hipótese de não fazer nada (t1), como consequência a economia se recupera antes. Mas em seguida, as taxas de juros se elevam, porque o mercado fica preocupado com a retirada de helicópteros, a demanda cai nos setores sensíveis como o automobilístico e imobiliário, forçando os Bancos Centrais a recuar.

O caso da minha adolescência, nos dias de hoje, eu buscaria um psiquiatra e provavelmente me receitaria um prozac da vida, para aliviar meu sofrimento. Mas será que o uso de medicamentos não seria igual ao uso dos helicópteros no mercado? Difícil responder, pois qualquer argumentação será pura especulação, mas uma coisa eu posso afirmar, minha recuperação foi muito mais saudável, e talvez não seja o que acontece na economia com o uso de helicópteros.

No post e-a-festa-continua, eu descrevi os motivos que imagino, para que os BC´s continuem com os helicópteros e afins, veja algumas reações recentes: 1) Bank of Canada retirou do seu discurso, a necessidade de alta dos juros; 2) Noruega e Suécia decidiram manter os juros nos níveis atuais; 3) Hungria e Chile baixaram os juros; 4) Banco Central do Brasil resolve interromper o ciclo de alta! Opa inside information? Hahahahha.... pegadinha.

Parece que minhas idéias sobre o USDBRL estão em andamento excesso-de-dividas, e agora, no processo de recuperação do dólar, meu objetivo é o intervalo entre R$ 2,30/R$ 2,34.

- David, então vamos a compra, no momento está a R$ 2,20, e dá para faturar uns 4% a 6%.
Não me animo!
- Perdeu a coragem?
Olha o gráfico abaixo.
A linha verde é como eu imagino uma onda B "teimosa", lógico que eu não tenho a menor pretensão de saber como será a sua forma, mas o esperado são idas e vindas, e existe uma chance de perder o momento de venda do dólar mais adiante por teimosa, esperando que suba mais um pouco. Não vou entrar!

O SP500 fechou a 1.752, com alta de 0,33%; o USDBRL a R$ 2,2035, com alta de 0,72%; o EURUSD a 1,3801, com alta de 0,20% e o ouro a US$ 1.346, com alta de 1,08%.
Fique ligado!

Comentários