Déficit HDL

Nos exames de sangue que efetuamos regularmente um item muito observado pelos médicos é o nível de colesterol. Existe uma tabela que identifica os níveis de risco em função da idade. Alguns tipos de colesterol são piores que outros, isso significa que para um mesmo nível total, duas pessoas podem ter riscos diferentes. Certa vez numa consulta médica, quando tinha pouco conhecimento do assunto, meu médico disse “ puxa seu colesterol bom está alto”. Imediatamente pensei, como um coisa ruim alta pode ser boa? Hahaha ....

Foram publicados hoje, os dados cambiais brasileiros, e os resultados continuam excelentes, a conta de transações correntes apresentou superávit de U$ 434 milhões. O mês de setembro costuma ser um mês de déficit, no ano passado foi de 500 milhões. Em 12 meses, o déficit passou para U$ 12,6 bilhões (0,63% do PIB), menor nível desde março de 2008, antes da grande crise.

A entrada de Investimento Direto no País (IDP) alcançou U$ 6,3 bilhões, acumulando a marca de U$ 83,0 bilhões (4,15% do PIB) nos últimos 12 meses, mais que suficiente para financiar o déficit em transações correntes.




A subcontas apresentaram os seguintes resultados:

Balança comercial - Um superávit no mês de U$ 4,9 bilhões somando um acumulado em 12 meses de U$ 62 bilhões. A Rosenberg espera um resultado para o ano de U$ 68 bilhões.

Conta de serviços – Registrou déficit de U$ 2,9 bilhões no mês acumulando um saldo negativo em 12 meses de U$ 32,8 bilhões. Nesta conta o déficit está se elevando de maneira lenta, em função do aumento de viagens internacionais feitas pelos brasileiros.

Conta de rendas – O Déficit subiu para U$ 1,9 bilhões (- U$ 44,6 bilhões em 12 meses). Resultado que cresceu basicamente em função da remessa de dividendos. Quero lembrar que, é provável verificarmos aumento nesse subitem com a melhora da economia brasileira. Só para efeitos de comparação, em outubro de 2011, essa conta atingiu um déficit de U$ 76,0 bilhões.

Investimento em carteira – Apontou uma entrada líquida de U$ 2,1 bilhões (- U$ 1,6 bilhões em 12 meses), composto por uma entrada de U$ 1,2 bilhão em renda fixa e U$ 900 milhões em ações.


A reservas internacionais continuam crescendo e totalizaram U$ 382 bilhões, a dívida externa bruta totalizou U$ 321 bilhões, demostrando uma elevada solidez financeira das contas externas brasileiras.

O que mais poderíamos almejar?

-  David, e o que tudo isso tem a ver com o Colesterol?
Puxa alguém mordeu minha isca! Hahaha .... Enquanto o déficit de transações correntes está chegando ao limite de redução possível, uma vez que, se o Brasil crescer será necessário abrir mão do superávit comercial em função da elevação das importações, a qualidade das contas é que fazem a diferença. Elevado saldos de Investimentos diretos é muito melhor que investimentos em carteira; é melhor ter queda no superávit comercial por aumento de importações do que elevação do saldo comercial com a queda das importações. Assim, o déficit atual é do bom, como o nos casos de colesterol – déficit HDL! Hahaha ...

No post consulte-cartomante, fiz os seguintes comentários sobre o ouro: ...” comentei sobre uma configuração denominada de megafone, que aparece também no metal – veja a seguir em preto” ... ...” o ouro está no meio do megafone, ficando aberta qualquer direção. Tenho uma leve preferência no sentido de queda, mas nada suficiente para sugerir um trade” ...

 
Como minha desconfiança indicava, o ouro acabou retorcendo do nível que se encontrava na última postagem. Além do megafone, agora está testando uma reta que se rompida levará o metal de volta a pelo menos U$ 1.210.


Até calculei que poderia ter um trade de venda com um fechamento abaixo de U$ 1.265, onde o stoploss ficaria em U$ 1.310, um risco de 3,5% para um ganho potencial de 4,5%, não é mal. Mas acredito que o movimento não será numa linha reta e numa dessas voltadas o stoploss pode ser acionado. Mas não achou mal, desde que, rompa o nível de U$ 1.265.

O SP500 fechou a 2.560, com alta de 0,13%; o USDBRL a R$ 3,2903, com alta de 1,78%; o EURUSD a € 1,1653, com baixa de 1,34%; e o ouro a U$ 1.267, com queda de 0,78%.


Fique ligado!

Comentários