China x Bitcoin


As autoridades chinesas estão se preparando para fechar as bolsas de bitcoin do país, refletindo um crescente desconforto com a moeda virtual e sua recente valorização.

A mudança de política na segunda economia mundial mostra como as nações estão lutando com o bitcoin e qual o seu lugar no sistema financeiro. Na China, especificamente, o ataque do governo contra o bitcoin ocorre no meio de um foco pela prevenção da fuga de capital para moedas digitais.

Esse movimento poderá enviar ondas de choque através do crescente mercado de moedas virtuais onde centenas de novas empresas brotaram para aproveitar a tecnologia que sustenta o bitcoin. A maior dessas moedas virtuais, o bitcoin, se valorizou desde março, em parte devido ao afrouxamento das restrições em lugares como o Japão e os avanços na compra e venda.

Após uma agencia de notícias chinesa divulgar na sexta-feira sobre essa possível proibição na China, o Bitcoin caiu cerca de 10% para US $ 4.186, dos níveis máximos de US $ 4.600 na quinta-feira.


A China tem sido um importante centro de bitcoin, que foi criado por um programador anônimo durante as profundidades da crise financeira de 2008 como uma alternativa às moedas oficiais. Grande parte da mineração do bitcoin - criado através de algoritmos poderosos – se dá na China. Ainda recentemente, em janeiro passado, antes de novas regras terem sido implantadas no país, mais de 80% da atividade global ocorria em yuan.

O fim da negociação comercial em moedas virtuais na China provavelmente diminuirá ainda mais o uso de bitcoins em um mercado grande e promissor. Ele também oferece um guia para os reguladores de outros países que procuram trazer ordem para o que pode ser um mercado caótico para esses instrumentos.

A repressão de Pequim sobre bitcoin faz parte de um esforço mais amplo para erradicar os riscos ao sistema financeiro do país. Funcionários do governo, distribuíram no início deste ano um rascunho com regras contra a lavagem de dinheiro com a troca de bitcoins, um aviso poderoso, mesmo que os regulamentos nunca foram formalizados,

As atividades da moeda virtual na China está se afastando das trocas em bolsas, e passando mais para negócios diretos onde os indivíduos podem negociar uns com os outros em particular.

Enquanto a China no passado representava a maior parte da atividade global do comércio de bitcoins, a participação do país caiu drasticamente desde que o governo começou a fazer movimentos para arrefecer o mercado.

Em abril, a Agência de Serviços Financeiros do Japão implementou regras que reconheciam o bitcoin como meio de pagamento. Desde então, o Japão tornou-se o principal mercado de negociação de bitcoin, representando quase metade dos volumes globais. A participação dos EUA na negociação saltou para um nível superior a 25% em relação aos 5% do ano passado.

As moedas virtuais em teoria permitem aos detentores ignorar o sistema bancário tradicional da China para mover dinheiro fora de suas fronteiras controladas pelo capital. Isso poderia tornar mais difícil para os reguladores chineses manter um aperto no yuan.

Comenta-se que, o governo terá que tolerar a negociação não comercial de moedas virtuais, além de não terem o poder de controlar.

Seguramente a alta exponencial das moedas digitais está preocupando não somente as autoridades chinesas como a de vários países. Nenhum banco central gostaria que a circulação de moeda fosse feita através de um meio de pagamento que não a sua moeda, pois numa situação extrema tenderia a perder substancialmente seu valor.

A ação do governo Chinês retira um facilitador que existia nos negócios comerciais. Se um Chinês entrasse numa loja para comprar um fogão poderia pagar em bitcoins, a loja por sua vez usava a bolsa para trocar os bitcoins em yuans. Agora sem a bolsa teria que procurar alguém confiável para efetuar essa troca, o que desmotivara as transações em moedas digitais.

O assunto da crypto moedas está sendo ventilado quase que diariamente. As pessoas que tenho conversado têm dúvidas se devem ou não investir. Eu não sei o que poderá acontecer nos próximos anos porem, posso fazer algumas observações gerais: a história mostra que nem sempre quem “inventa” um produto ou serviço, é quem lidera no futuro; para a geração dos millennials, a moeda digital combina com sua preferência, não precisa de banco, e tudo pode ser feito rapidamente pelo smartphone; o bitcoin tinha como argumento inicial a sua independência dos bancos centrais e a escassez, o primeiro ponto ainda é valido o segundo não, a quantidade de moedas diferentes que podem ser criadas é infinita.

No post desafiando-o-livro-texto, fiz os seguintes comentários sobre o SP500: ...”   Acredito que uma correção está em curso, o que eu não sei se é uma pequena, média ou grande. Tudo incida que será uma pequena, entre 5% – 7,5%, no máximo 10%. Em função disso, vou sugerir um trade de venda do SP500 a 2.465, com stoploss a 2. 495” ...


...” A nível ilustrativo, uma outra forma de se posicionar nesses momentos seria simplesmente aguardar a correção sem posição, e caso não aconteça, entrar no mercado quando do rompimento, que neste caso, seria acima de 2.490. Essa é uma forma mais prudente, ficando inclusive fora de um eventual sentimento de frustração caso o trade acima se mostre negativo. Por essa e outras razões a aposta nestes casos têm que ser pequena, e sem paixão” ...

Nessa segunda-feira, passado o risco de uma grande catástrofe por conta do furacão Irma, bem como a ameaça feito pelo “louquinho” que estaria pronto para novas empreitadas, a bolsa americana subiu mais de 1%. Agora se encontra no limite de nosso stoploss, bem como em romper as máximas anteriores.


Essa correção não foi nem pequena, nem média, nem grande, foi mini, afinal 3% de queda, é o que para a bolsa de valores? Frisei acima que este era um trade contra a tendência de longo prazo e que deveria ser encarado desta forma, sem paixão. Assim, vamos entrar numa posição comprada no mesmo nível que ativa nosso stoploss, a 2.495. Essa tática é o que se denomina de compra dobrada, uma parte eliminando a operação em curso e outra abrindo uma nova. Nesse caso o novo stoploss será de 2.440. Vamos que vamos!

O SP500 fechou a 2.496, com alta de 0,34%; o USDBRL a R$ 3,1245, com alta de 0,72%; o EURUSD a € 1,1965, com alta de 0,12%; e o ouro a U$ 1.331, com alta de 0,35%.

Fique ligado!

Comentários