De cabeça fria


Antes da última reunião do FED, especulou-se na retirada das palavras considerable time, pela autoridade monetária. Ela foi substituída por: ...can be patient in begining to nornmalize the stance of monetary police... O mercado interpretou que em junho de 2015, os juros começariam a subir. Acontece que desde então, muitas ações foram tomadas por diversos BC's, onde destaco o de maior impacto, o ECB. Os dados publicados nos USA desde então foram moderados, mas com certeza a queda do petróleo foi o de maior relevância, colocando de volta o receio da deflação. Os juros dos títulos americanos que se encontravam em 2,2% a.a., recuaram para 1,8% a.a. Será que o FED vai manter o discurso anterior e manter o que pretendia, ou indicará que vai postergar o início do ciclo de alta de juros?

Alguns analistas acreditam que o ECB limpou o caminho para os USA iniciar o processo de elevação de juros sem que aumente a volatilidade. O dólar passou por uma forte valorização nos últimos meses, impulsionado pela perspectiva de melhora de sua economia "vis a vis" a de outros países,

Numa pesquisa realizada pela Bloomberg entre 53 economistas, 45% esperam a manutenção de junho como data início, 6% em julho e 30% disse que o FED irá esperar até setembro. Outros economistas divergem: ..." Uma série de países estão diminuindo os juros" ..."Você não precisa que o FED aumente os juros. Tudo que você precisa é um FED neutro e mesmo assim o dólar irá se valorizar"... Esta é a opinião do estrategista do Credit Suisse.

Os últimos dados de emprego publicados, apontam que os salários estão crescendo com taxas mínimas e os dados de inflação apontaram declínio, fortemente influenciado pela queda do petróleo.

Vai ser uma reunião interessante, mesmo não tendo a seção de perguntas e repostas, ficando limitada a interpretação da ata. Não tenho uma opinião, para mim as duas alternativas são possíveis, porém se houver alguma indicação de postergar a data, os mercados poderão alterar algumas de suas apostas.

Ontem comentei sobre o euro Grecia-missão-impossível, e disse que uma oportunidade de compra poderia se concretizar. O gráfico de curtíssimo prazo abaixo, indica uma formação clássica de Elliott Wave.

Minha sugestão é comprar o euro 1,126/1,122 com stop a 1,1095, o objetivo ainda vai ter que ser calculado, pois se eu estiver certo, não sei se estamos pescando uma sardinha ou um piraíba. Acompanhem esta operação pelo twitter.

O SP500 fechou a 2.029, com queda de 1,34%; o USDBRL a R$ 2,5722, com queda de 0,43%; o EURUSD a 1,1375, com alta de 1,23%; o ouro a US$ 1.294, com alta de 1,08%.
Fique ligado!

Comentários