Sonho X Realidade

No dia 31 de dezembro de cada ano, costumo fazer um balanço. Esta avaliação é separada por áreas: trabalho; família que no meu caso engloba intersecções; saúde e pessoal. Não tem jeito, sei que minha esposa vai me criticar, mas dou uma nota global para o ano. Quando penso no ano seguinte, tenho mais dificuldades de pensar nos objetivos, afinal como aplicar os gráficos no quesito família? Hahahahah ...

Nesses vários anos que faço análise, aprendi a diferença entre sonho e realidade, ambos são muito importantes. A vida não tem graça sem sonhos, porém, quando não se realizam, não se pode viver esperando que aconteça um milagre. Assim, é muito importante confrontá-los com a realidade, e isto não é uma tarefa muito fácil. Trabalhar com mercados ajuda muito, pois se você continua sonhando com objetivos impossíveis, não será por muito tempo, o dinheiro acaba logo. Não sei se já comentei, mas estatisticamente, 80% dos investidores perdem tudo que tem. Estabelecer stoploss é uma garantia para que isso não aconteça.

E o que dizer das previsões dos economistas e analistas? Aplica-se o mesmo princípio acima, acompanhe para verificar se a realidade confirmam suas hipóteses. Esta talvez seja a razão de eu não gostar de hedge funds, pois este julgamento fica a critério do gestor, e normalmente seu ego é tão grande, que não consegue admitir seus erros. Definitivamente, não gosto! Pode ser o maior gênio do mundo, mas como qualquer ser humano, o sucesso pode subir a cabeça. É natural que alguns não sejam desta forma, mas como saber ex-ante?

Eu deixei a análise dos juros de 10 anos dos USA por último, o acompanhamento deste ativo em 2015. Vai ser interessante e desafiador, para o FED, e por consequência o mercado. o Deutsche Bank realizou uma pesquisa interessante, ao verificar como as previsões dos economistas se confrontaram com a realidade nos últimos 10 anos, veja a seguir.

O gráfico diz tudo, um erro consistente! Se nós tivéssemos certeza que esta tendência se perpetuaria, eu como trader pagaria uma fortuna por esta informação.

- David, bebeu muito ontem? Você está louco!
Caro amigo, para quem acerta 100% do tempo, ou erra 100% do tempo, ambos tem o mesmo valor para um trader. No segundo caso, basta apostar ao contrário! Capisce?

A última pesquisa dos profissionais prevê que os juros dos 10 anos subirão para 3% a.a., basta ver a última linha pontilhada no gráfico acima. Se considerarmos o erro médio de 0,60% a menos neste período, chega-se a 2,4% a.a., faça sua aposta, porque eu, vou seguir os gráficos.

No último post sobre os juros ptcopatas, comentei que por enquanto não se tinha nada a fazer: ...O pessoal de Wall Street, junto com os economistas, estão até carecas de tanto coçar a cabeça para entender por que os juros não sobem. Por enquanto vamos observar se os juros não caem abaixo dos 2,08%. Se cair, sinal laranja!...

Os juros chegaram a negociar perto de 2% a.a. e em seguida se recuperaram, voltamos a estaca zero. Na tendência mais a longo prazo, o que podemos esperar para 2015 e adiante? Meu cenário é de alta de juros e acredito que a taxa poderá alcançar 2,9% a.a., e se ultrapassar, 3,4%a.a. Tudo isso, se os juros não caírem abaixo de 2,0% a.a e principalmente 1,85% a.a. Talvez os economistas irão acertar este ano.

Para quem quiser fazer uma aposta é uma boa, eu colocaria o stop a 1,98% a.a. Vamos com o consenso, agora vai!

Pode ser que amanhã ainda publique algumas observações dentro de minha última análise de 2014. Em relação ao Mosca, acredito que vou atingir a marca de 1.000 publicações no próximo ano. Em relação as visitas, estamos até agora com mais de 70.000 e a marca de 100.000 será uma grande conquista. Para realizar este sonho dependo de vocês leitores, só tenho a agradecer a confiança, muito obrigado. 

O SP500 fechou a 2.070, com alta de 0,46%; o USDBRL a R$ 2,6593, com baixa de 0,11%; o EURUSD a 1,2230 com baixa 0,45%; e ouro a US$ 1.194, com queda de 0,30%.
Fique ligado!



Feliz 2015!

Comentários