"PTcopatas"


Não lembro bem em qual oportunidade de emprego eu fiz o Teste_de_Rorschach, mais conhecido como o "teste do borrão de tinta". Para quem não conhece você recebe dez pranchas contendo desenhos, e consiste em dar respostas com o que se parecem as figuras.

O desenho abaixo é um delas. Sem pensar muito minha resposta foi morcego. Lembro que naquela ocasião fiquei muito irritado durante o teste, eu pensei: "Esses caras estão querendo o quê de mim, será que eles não sabem que eu estudei engenharia, ridículo!" Acredito que esse teste aconteceu quando eu estava no processo de seleção do BFB. Assim como fui aprovado, não sou louco!


Mas existe uma organização que deveria usar este teste ou um assemelhado de forma contrária, o PT. Me explico, quem deseja filiar-se ao partido para trilhar uma carreira política, precisa passas por este teste e caso o resultado apontar traços de psicopata, é aceito. Para que não haja dúvida, veja a definição dada pelo wikipédia:

Psicopatia e/ou sociopatia (como também é conhecida) é a designação atribuída para um indivíduo portador de uma desordem de personalidade, caracterizada em parte por um comportamento antissocial, diminuição da capacidade de empatia/remorso e baixo controle comportamental ou, por outro, pela pertença de uma atitude de dominância desmedida.

O caso da Petrobrás é um grande desafio para o PT. Um dos objetivos, é avaliar se seu processo de seleção de "PTcopatas". Por enquanto, eles vêm se saindo bem, a começar pelo mais afetado, o ex-Presidente Lula. Nós normais, nos deparamos a cada dia, com novas conexões do assalto feito numa das ex-maiores companhias do mundo. O Lula colocou em teste seu arsenal de justificativas, ontem no 5º Congresso do PT. Vitimizou o PT, dizendo eles são a "bola da vez". Criticou a elite e os meios de comunicação e pediu para que não aceitem a pencha de corruptos. Acho que só um psicopata pode defender isso sem pestanejar. Assim, eu sugiro que o Lula ao invés de conclamar seus partidários de companheiros, o faça como "PTcopatas" vai ficar mais fácil a identificação!

Se alguém tinha dúvidas que a Lei de Murphy existe, o caso da Petrobrás não deixa a menor dúvida, além dos escândalos, que dariam uma telenovela com audiência máxima, o preço do petróleo não para de cair.

 Nos últimos seis meses uma queda nada desprezível de 45%, como se diz na gíria de mercado, o óleo "derreteu". Outro dia, fui questionado sobre qual a minha previsão para o preço desta commoditie, minha reposta foi que se negociasse abaixo de US$ 65, poderia-se esperar US$ 35, fui vaiado! Olhando de hoje, já não parece ser tão impossível, pois ou os preços se recuperam rapidamente ao primeiro nível, ou é uma questão de tempo para chegar ao segundo. Agora tudo isso tem muitas implicações, as mais claras são as de primeira ordem, e a Petrobrás corre o risco de precisar de socorro e rápido, o crédito para ela e todas as petrolíferas já secou. Mas quem vai socorrer? O novo Ministro da Economia, Joaquim Levy é linha dura.

Se faz necessário a troca da Presidente da Petrobrás, já que ela não se toca que deve pedir demissão, ainda mais agora depois da matéria publicada hoje no jornal Valor, onde Venina Velosa diz ter informado das irregularidades a sua chefe, desde 2009.  Eu tenho uma boas sugestão, o ex-Presidente Lula. Enquanto ele espera 2018 para tentar de novo a Presidência da República, poderia assumir a Petrobrás. Com seu carisma "PTcopata" vai esbravejar que suas finanças estão ótimas; os casos de corrupção não aconteceram, inclusive Venina foi despedida por incompetência; os pagamentos de propina na verdade são empréstimos para pessoas de altíssima credibilidade; e que o petróleo não está caindo realmente, o que se tem visto é fruto de especuladores do PSDB, basta fechar as bolsas que tudo se normaliza. Pensando bem, é melhor eu nem dar a ideia, dá de ele gostar! Hahahah...

Um dos mercados que estou acompanhando diariamente, é o dos juros de 10 anos americanos, afinal se estamos numa deflação, ele é o "cara" que vai nos indicar. No post vitoria-da-economia-americana, eu comentei: ...Para finalizar, as análises de momentum, ainda apontam queda nos juros até 2,20% - 2,15%, e depois uma alta. Mas se os juros caírem abaixo de 2,05, alguma coisa importante terá que acontecer. Não faço nenhuma aposta nestes níveis, vamos aguardar e ver se chega aos 2,14%... Chegou!

- E aí David, arrisca alguma operação?
Nenhuma! O pessoal de Wall Street, junto com os economistas, estão até carecas de tanto coçar a cabeça para entender por que os juros não sobem. Por enquanto vamos observar se os juros não caem abaixo dos 2,08%. Se cair, sinal laranja!

Ontem eu sugeri que se aumentasse a posição comprada de euro, caso a moeda chegasse a 1,2370 ... Pode-se elevar o stoploss para 1,2330 e caso negocie novamente ~1,2370, compre mais uma porção igual a primeira... A flecha em vermelho no gráfico, mostra a execução acima.
O meu cenário mais provável é uma mini queda até 1,236 e depois uma alta (1), ou uma alta já (2). Para quem quiser acompanhar mais de perto está operação, eu estou postando no meu twiter. Para se inscrever, o link está no início do blog a direita. Aguardem também, neste final de semana, o anúncio do tema para 2015.

O SP500 fechou a 2.002, com uma queda mais forte de 1,62%; o USDBRL a R$ 2,6541, com alta de 0,18%; o EURUSD a 1,2456, com alta de 0,58%; e o ouro a US$ 1.222, com queda de 0,16%.
Fique ligado!

Comentários