Super Mário surpreendeu?


Ontem foram anunciadas as últimas pesquisas de intenção de voto para Presidente, e como vocês já devem saber, a candidata Dilma subiu alguns pontinhos, entretanto, não o suficiente para garantir sua reeleição.

- David, acho que a sua previsão, de a Marina levar no primeiro turno, não vai se realizar.
Calma, muito cedo para jogar a toalha, eu acredito que esta pesquisa foi influenciada pelo recuo da Marina sobre tema dos homossexuais. Eu fiquei perplexo com a reação negativa das pessoas quando souberam desta ação, afinal uma coisa é estar a favor e outra é ser contra. Qualquer um no lugar dela teria feito a mesma coisa, afinal não dá para perder 10 milhões de votos dos evangélicos, foi uma decisão pragmática, no bolso como aqui nos mercados.

Estamos à 30 dias do primeiro turno das eleições, e daqui em diante, se nenhum evento maior acontecer, Aécio vai continuar caindo. A dúvida será se os eleitores indecisos vão se juntar a Marina, Dilma, ou aos brancos e nulos. Let´s see!

Como eu havia comentado, hoje foi anunciada a decisão do ECB, e o Super Mário tomou medidas inesperadas pelo mercado, vejamos quais:

  • As taxas de juros nas operações interbancárias foram reduzidas em 0,10% a.a., situando-se agora em 0,05%.
  • Os depósitos feitos pelos bancos no ECB foram reduzidos em 0,10% a.a, o que implica numa taxa negativa de -0,20% a.a.
Além destas medidas, espera-se que o ECB anuncie em breve, novos helicópteros para aumentar a liquidez, onde além de comprar ativos a serem definidos, vão oferecer recursos para os bancos por 4 anos e juros de 0,15% a.a.

Imediatamente após o anúncio, o euro caiu 1%, situando-se próximo de 1,30. Na minha opinião, os juros tem efeitos pequenos no intuito de aumentar a oferta de crédito às empresas, 0,15%, 0,10%, 0,05% ou 0,00% a.a., é a mesma coisa, sem juros! O que sim, pode ter algum efeito é a queda do euro, tornando os produtos europeus mais competitivos, além da sinalização de empréstimos por um prazo longo, dando assim indicação, que os juros ficaram baixos por muito tempo.

Outro dado publicado hoje, foi o ADP_National_Employment_Report, uma avant premiere dos números de desemprego a serem anunciados amanhã. O resultado veio um pouco abaixo das expectativas, por esta medida, foram criados 204.000 vagas, o pior resultado dos últimos desde março.


Quando as expectativas são muito altas, qualquer diferença para menos pode ter um impacto psicológico maior que a realidade, basta observar o gráfico, e visualmente chega-se a conclusão que a economia americana está criando 200.000/210.000 vagas por mês, e é isto por enquanto.

No post Europa-mistura-heterogênea, eu comentei alguns pontos onde eu acreditava que poderia haver uma reversão da queda do euro: ...Eu antevejo dois pontos onde poderia haver uma retomada parcial dos preços, o primeiro em verde a 1,31 e o segundo em azul a 1,29 ... Abaixo o gráfico postado.

Eu não tenho mais nada a acrescentar, vamos aguardar o próximo ponto a 1,29. Antes que você pergunte, não vou me envolver na venda agora, de jeito nenhum, meus argumentos são basicamente dois: Primeiro que até o Di Maria, que jogou um bolão ontem contra a Alemanha, resolveu deixar o dinheiro da venda de seu passe, que foi de 75,0 milhões de euros, em libras; e segundo a recuperação das cotações pode ser rápida, deixando os vendidos com as calças na mão.

O SP500 fechou a 1.997, com queda de 0,15%; o USDBRL a R$ 2,2424, com alta de 0,25%; o EURUSD a 1,2948, com queda de 1,54%; e o ouro a US$ 1.262, com queda de 0,47%.
Fique ligado!


Comentários