Europa: Mistura heterogênea

A definição de mistura heterogênea, é aquela em que a união de dois elementos resulta em uma mistura que podemos reconhecer visualmente as duas substâncias e, na maioria das vezes, podemos manualmente separar o soluto do solvente. Em outras palavras, o solvente não consegue dissolver o soluto,

Podemos citar a mistura de água (solvente) com areia (soluto); água com sal; água com o óleo, todas originam misturas heterogêneas. Vou propor mais uma nova na lista: Alemanha (soluto) com o resto da Europa (solvente), também origina uma mistura heterogênea, não se misturam!

Hoje foram publicados uma nova rodada de relatórios econômicos ruins da Europa, aumentando a especulação que o Super, Hiper, Mário vai entrar logo em ação, com o objetivo de estacar os níveis perigosamente baixos de inflação, e elevar a atividade econômica.

Inicialmente vejam a evolução dos índices de inflação, destaque para a Itália com um índice negativo de -0,2% a.a, o menor de toda a sua história.


O nível de desemprego permaneceu constante em 11,5 %,  mas o pior é a população jovem, inferior a 25 anos, onde na Espanha  encontra-se em níveis elevadíssimos de 53,8%.


Com tudo isso em mãos o Presidente do ECB deveria já estar trabalhando neste final de semana, numa nova rodada de injeção de liquidez. O problema é que a evidência dos dados é valido para toda a Europa, exceto para a Alemanha que não apresenta sinais de preocupação, vai muito bem obrigado.

A rixa entre Alemães e Franceses é secular, mais ou menos como a nossa e os Argentinos, com uma pequena diferença, aqui o assunto é futebol, lá é dinheiro! Os Franceses já estão deixando claro que querem a ajuda do ECB além de mandar recados, através do Wall Street Journal, que a persistência da fraqueza econômica significa que não vão conseguir reduzir seu deficit, como era planejado. O Presidente Francois Hollande propôs um encontro dos membros do ECB a fim de discutir maior flexibilidade das regras da União Européia.

Provavelmente ao ler estas declarações, o Ministro das Finanças da Alemanha fez algumas declarações preocupantes, hoje pela manhã, e pode-se resumir numa de suas frases: " O ECB atingiu seu limite de ajuda para a área do Euro", precisa mais? E agora como que o Super Mário sai dessa?

A União Européia foi uma ideia interessante, cheia de boas intenções. Porém a criação de uma moeda única, não deveria ter passado num teste simples de química, afinal se existe misturas heterogêneas de elementos químicos também existe em câmbio, pois achar que misturar um poderoso Marco Alemão com um Franco Francês, Lira Italiana, Peseta Espanhola, Dracma Grego e etc ..., funcionaria, foi muita ingenuidade!

- David, só você não vê que é uma barbada vender euro!
Pode ser, é esta a evidencia das notícias, mas não me sinto confortável em fazer nestes níveis. No post mais-uma-derrota-do-brasil-na-copa, meus comentários sobre o euro foram: ...Eu imagino que uma recuperação nos preços está perto e aí poderei ter uma ideia melhor dos próximos passos. Já posso adiantar que precisa ultrapassar 1,345 para que uma recuperação mais consistente seja possível, caso contrário podemos estar rumando para os 1,10 ...Os preços não se alteraram muito, mesmo com notícias diárias negativas, inclusive o imbróglio da Rússia com a Ucrânia. Você não acha que já deveria ter despencado?

Eu antevejo dois pontos onde poderia haver uma retomada parcial dos preços, o primeiro em verde a 1,31 e o segundo em azul a 1,29. Mas em todo caso, a moeda única entra no radar das oportunidades, pelos motivos expostos abaixo.

Não estou querendo defender o euro, longe de mim, afinal quando estava no nível próximo a 1,40, alertei todos para sair da posição (comprada). No post publicado em março a-altura-da-yellen-determinou-sua indicação, fiz uma análise de longo prazo, onde destaco: ...eu disse que esperava por uma pequena alta até 1,43/1,45, e em seguida um declínio até 1,10/1,15, uma grande oportunidade de venda ...caso tenha euros deveria vendê-los ou colocar um stop, pois não é garantido que  busque 1,43/1,45, a queda já pode ter começado, em outras palavras o risco de ficar comprado não compensa mais! ...

Assim, por enquanto, minha falha ou cautela, foi de aguardar que o euro fosse até os 1,43/1,45, nada mais. Agora a cada dia que passa, parece mais distante aquele objetivo. Desta forma, vou analisar com cuidado neste final de semana, mas estou propenso a ir vendido full, depois da recuperação tão esperada.

Não posso deixar de comentar o resultado do PIB brasileiro divulgado hoje, colocando nossa economia em recessão, pois o primeiro trimestre foi revisto para baixo, originando dois trimestres no vermelho. Como a Presidenta vem justificando tudo, amanhã quando esta informação for publicada na primeira página de todos os jornais, sugiro que ela use a Lei de Murphy. Que fase! Hahahah ...

Hoje o mosca completa 3 anos de vida, foram 830 posts com aproximadamente 64.000 visitas. Vejam as principais informações:


Obrigado pela confiança!

O SP500 fechou a 2.003, com alta de 0,33%; o USDBRL a R$ 2,2370, com queda de 0,16%; o EURUSD a 1,3142, com baixa de 0,30%; e o ouro a US$ 1.287, com queda de 0,19%.
Fique ligado!

Comentários