I didn't know

Certa vez eu junto com meus filhos, minha esposa e filhas, fizemos uma viagem aos USA, especificamente pera a Califórnia. Além do objetivo de integrar as famílias, queria mostrar aos jovens o que era uma Universidade americana, e para tanto, Stanford University estava no roteiro. Aluguei um daqueles carrões americanos com 3 bancos, afinal entre ocupantes e bagagens eramos um grupo de 7! No percurso entre Los Angeles e São Francisco, minha esposa resolveu pegar no volante, eu fiquei um pouco apreensivo, pois ela gosta de acelerar.

Alertei que nos USA a velocidade máxima é 65 mph e que os guardas rodoviários eram muito rígidos, prontamente respondeu:
- Deixa comigo!

Depois de alguns minutos de adaptação, começou a acelerar mais e ao atingir 80 mph, novamente alertei. Não passou 1 minuto e de repente um barulho de sirene começou a soar, olhei para trás e vi que o policial pedia para que parasse no estacionamento, o que ela fez prontamente. Depois de pedir os documentos e carteira de motorista, o policial, que era um homem de cor de aproximadamente 1,90 m, perguntou?

- Lady, do you know that you were driving at 80 mph and the limit is 65mph?
Minha esposa com um ar de surpresa, respondeu:
- I'm sorry, I didn't know, I'm Brazilian!
O policial ficou furioso, como ela não sabia! Tinha que saber, pois estava dirigindo nos USA. Ele até foi simpático ao final, ao ver as crianças desesperadas achando que iria prender minha esposa. Nos liberou, mas não antes de passar um sabão.

Voltando ao cenário eleitoral, foi publicada a pesquisa da CNT indicando uma melhora da Dilma e Marina, com queda de Aécio, brancos e nulos.

As simulações dos resultados para o segundo turno, apontam vitória da Marina, mas dentro do intervalo considerado de segurança. 

Eu imaginei que as novas revelações sobre o caso Petrobrás deveriam ter um impacto negativo no governo, porém ao assistir o horário político ontem a noite, fiquei surpreso. A Presidenta Dilma, usou este fato para elogiar sua gestão, pois agora quando se existe alguma irregularidade ela vem prontamente à tona, enquanto no passado era engavetado. Supondo verdadeira sua afirmação, o que já é quase impossível vide o caso do mensalão, o fato que durante quase uma década aquela empresa foi usada para gerar comissões aos políticos, tudo bem? She didn´t know? 

Outro dia parei numa banca para tomar um coco e aproveitei para perguntar ao atendente em que ele votaria. Depois de pensar um pouco e fazer uma análise simplista sobre os candidatos, disse que votaria na Dilma, afinal sabia que alguns conhecidos recebiam o bolsa família. Eu indaguei se os casos de corrupção do PT não deveria fazer ele mudar de voto, e sua resposta foi: "mas todos roubam!" É com este tipo de mentalidade que a maior parte do povo brasileiro raciocina e considera as suas vantagens recebidas do governo, isto é mudança? Vamos ver se a parte que é contra a Dilma será superior ou não. Caso contrário, a frustração de quem entende o que está acontecendo, será enorme.

Outra notícia negativa ontem foi da agência de risco Mood's, que alterou a  perspectiva de nota do Brasil para negativa, isto não tem um efeito no curto prazo, porém pode ser um razão para retirada de recursos do país. Esta decisão teve impacto no câmbio e no índice de bolsa. No post brasil-campeão fiz os seguintes comentários sobre o Ibovespa: ...eu acredito que se o índice ultrapassar 65.000, vou ficar bastante inclinado a acreditar que estamos entrando na alta que eu estava esperando ...Mas antes de traçar os planos, vamos ver se ele consegue ultrapassar os 62.000/63.000, e mais importante, no recuo qual será o shape ...


A queda observada nestes últimos dias, acabou acontecendo a partir dos pontos que eu havia citado, coincidência? O shape que eu frisei como importante, não foi muito bom para os que acreditam na alta (elipse em azul). Anotem o ponto crucial para qualquer cenário, 55.0000. Acima disso pode-se desenhar uma correção por algumas semanas, até o rompimento para novas altas (2). Entretanto, se cair abaixo deste nível, abre-se a porta para novas quedas, rumo aos 38.000 (1).

Eu me atreveria a associar da seguinte forma: (1) - vitória da Dilma; (2) vitória da Marina, façam suas apostas.

O SP500 fechou a 1.995, com alta de 0,36%; o USDBRL a R$ 2,2858, sem alteração; o EURUSD a 1,2916, com queda de 0,15%; e o ouro a US$ 1.249, com queda de 0,54%.
Fique ligado!

Comentários