Brasil Campeão

Você saberia dizer em que o Brasil poderia ser o campeão no mês de agosto? Ah, e não é assunto ruim, assalto, morte e etc ... é do lado positivo. Vou dar uma dica, e na área investimentos e não é sobre o nível elevado de juros.

- David, chega de brincadeira, como é possível se as indústrias estão caindo pelas tabelas, entramos em recessão, seu dado deve estar errado.
Pois é, a nossa bolsa teve o melhor desempenho de todas as bolsas do mundo, e não é por pouco, enquanto o Ibovespa subiu 10%, o segundo lugar ficou com 4%!

Mas qual a lógica? Antes de dar minha interpretação, vejamos o que ocorre na Europa, onde a situação econômica é muito ruim, PIB beirando a recessão, inflação beirando a deflação e desemprego beirando o desespero, e lá as bolsas também sobem. O motivo principal é que o mercado espera uma ação do Super Mário, já nesta quinta-feira, quando o ECB se reúne. Ou por exemplo, no Japão que publicou a venda de veículos com queda de 9,1% na base anual, a mais baixa dos últimos 3 anos, e o índice Nikkei subiu, pois deverá ter mais helicópteros em breve.


- David, vai ter helicóptero por aqui também?
Não, o motivo não é este, aliás longe disso. A possibilidade de vitória da Candidata Marina da Silva, motivou uma onda de otimismo no mercado, não que a economia vá crescer de imediato, pelo contrário, serão necessárias muitas mudanças e acertos, porém, como já adiantei alguns pontos ontem, estas mediadas são no sentido correto, o que animou a bolsa.

Outro mercado onde pode-se verificar uma mudança marcante, é no da curva de juros futuros. Antes dos resultados das pesquisas, o mercado esperava que os juros fossem crescentes para o futuro. Agora pode-se notar uma queda sensível nas expectativas estão flats, isto significa que o mercado trabalha com um aperto inicial, e no futuro uma queda nos juros. 

Quanto a avaliação técnica do Ibovespa, no post a-matemática-do-dinheiro, fiz o seguinte comentário: ...o meu objetivo para o índice, entre 62.000/63.000, depois disso uma correção, que ocorreria ao redor de novembro deste ano ... E ontem o índice penetrou nesta área.
Há muito tempo eu estou querendo comprar o Ibovespa, porém meus indicadores técnicos não estavam dando sinais que me motivassem a isto, então embarquei num cenário de uma possível queda. Entretanto, sempre deixei claro, que se subisse acima de 73.000, o movimento de alta ganharia força de novo. Recomendo a leitura do post china-algum-otimismo, onde fiz uma avaliação de longo prazo, e repito o gráfico que postei naquele momento.

Voltando a situação atual, eu acredito que se o índice ultrapassar 65.000, vou ficar bastante inclinado a acreditar que estamos entrando na alta que eu estava esperando. Caso aconteça, vou calcular qual seria seu objetivo mínimo. Não vou ficar me lamentando, tampouco teimando, pois neste último caso seria prejuízo atrás de prejuízo. Se acontecer, vamos às compras, num preço razoável, qual o problema? Compromisso com o bolso! Mas antes de traçar os planos, vamos ver se ele consegue ultrapassar os 62.000/63.000, e mais importante, no recuo qual será o shape.

O SP500 fechou a 2.002, sem variação; o USDBRL a R$ 2,2403, com queda de 0,21%; o EURUSD a 1,3129, sem variação; e o ouro a US$ 1.265, com queda de 1,71%.
Fique ligado!

Comentários