Regras da CVM no futebol

- David, você prometeu que não iria comentar sobre futebol!
Desculpe, mas a quantidade de bobagens que eu ouvi, merecem algumas observações finais.

Quem é do mercado financeiro conhece o significado de CVM (Comissão de Valores Mobiliários), um órgão ligado ao Ministério da Fazenda, cujo objetivo é disciplinar o funcionamento do mercado de valores mobiliários e a atuação de seus protagonistas.

Os gestores de recursos de terceiros, sabem que existem regras muito claras das proibições em seu material publicitário, sendo a mais difundida:
Resultados passados não são garantia de resultados futuros.
Este alerta aparece obrigatoriamente em qualquer material de um fundo, normalmente em letras pequenas no roda-pé.

Nem preciso comentar sobre o jogo do Brasil, a foto acima já diz tudo (lamentável)², como nós engenheiros costumamos dizer. Minha primeira reação ao ouvir a entrevista do Felipão foi de total indignação, mas depois de refletir um pouco, concluí que é isso que se poderia esperar, negação dos fatos. Isso acontece muito com pessoas que detêm um certo poder, veja por exemplo o post escrito sobre nosso Ex-futuro Ministro Guido Mantega negando-realidade, aplica-se a nosso também ex-futuro treinador.

Ele se defendeu dizendo que realizou um bom trabalho, foi campeão das Copas das Confederações, e que o 4º lugar é melhor que os últimos resultados anteriores, onde fomos desclassificados antes.
Felipão, Copa das Confederações tem pouquíssimo valor, pois Itália e Espanha foram eliminadas na primeira fase. Preferiria ter perdido do Chile para não ter que engolir as gozações futuras por dezenas de anos. Ficou feliz com o 4º lugar? Não foi o que você transmitiu antes a Copa, propaganda enganosa!

Por esta razão, me veio a ideia de implantar uma regra semelhante a da CVM no mercado. Toda vez que alguém falar ou publicar, que o Brasil é penta-Campeão, ganhamos isso e aquilo, tem que dizer no final: Copas passadas não são garantia de conquistas futuras! mesmo que baixinho! Hahahahah....

Parabéns para a Alemanha, que jogou um futebol moderno sem ter uma estrela, mas por ter um grupo unido. Muito se pode aprender desta equipe, primeiro seu respeito pelo adversário quando da vitória sobre o Brasil, não foram poucos os jogadores alemães que se sensibilizaram pela dor dos jogadores brasileiros; sem olé, embaixadinha ou pedaladas; depois o agradecimento ao povo brasileiro pela hospitalidade; e por último a festa linda após a comemoração do título dentro do campo.


Fiquei encantado com a torcida argentina, eles tem uma energia incrível, não param de cantar nenhum minuto e músicas boas, confesso que acabei decorando algumas e relembrando depois do jogo. Por outro lado, me decepcionei com a postura do Messi, que não soube perder, com uma cara amarrada ao receber o troféu de melhor jogador. O que ele queria, não jogou nada! Já no Obelisco em Buenos Aires, as coisas não andaram bem de madrugada, depois do término do jogo com a derrota do país, a realidade se sobrepôs e os argentinos estão sofrendo as consequências de uma Presidente inconsequente, e parte dos torcedores iniciaram manifestações violentas nas ruas, daquelas, sabe?

Eu não me engano, não acredito que nossos dirigentes tiraram alguma lição, tudo deve continuar do mesmo jeito. Precisávamos de um novo Presidente tipo "Collor" na pessoa jurídica, como eu costumo falar. O que eu quero dizer com isso, um mandante que tivesse coragem de virar a mesa, pois o povo brasileiro, quando solicitado, mostra que é de boa índole e muito amável. Vou torcer pela mudança! Vamos Brasilllll

Eu vou tirar alguns dias de férias, não farei publicações entre os dias 21/07 a 30/07, retornando no dia 31/07. Como de costume nestas situações, vou procurar dar uma cobertura dos principais mercados para este período, esta semana.

No último post sobre o SP500 consultor-financeiro-robot comentei: ...Não vou dar o call de venda! Mas para quem está comprado, sugiro muito cuidado, uma deterioração está a caminho ... Desde então nada de muito especial aconteceu, e o índice encontra-se no mesmo nível.

- David, mas você sugeriu para quem estivesse comprado liquidar a posição. E agora, se não subiu, também não caiu!
Investir é como caminhar num muro de olhos vendados, alguns caminham com a cara e a coragem, usando simplesmente seu feeling, outros usam alguns "equipamentos" que ajudam na travessia. O mais importante, na minha opinião, é qual a altura deste muro, assim você tem uma ideia do estrago se cair, um dos instrumentos é a avaliação do risco x retorno. Voltando a seu questionamento, eu considero o risco elevado de em algum momento o SP500 sofrer uma queda importante e se o retorno até o momento foi zero, quero ficar longe deste mercado.

Neste gráfico, pode-se observar que desde o final de 2012, há quase 2 anos, o SP500 teve poucos momentos em queda, e subiu 46%, not bad at all! Da mesma forma que critiquei acima o Felipão, por usar conquistas passadas para justificar as futuras, aqui mais que qualquer outro lugar, resultados passados não são garantia de resultados futuros, e isso vale para o resultado do mosca também!

Mesmo com minhas recomendações cautelosas, não posso garantir que o SP500 suba mais, mas pode acontecer numa boa, pois os indicadores técnicos não indicam nenhum perigo visível, apenas os de momento que estão apontando "cansaço", como se estivessem na prorrogação e placar na frente. Mas o que eu posso prever é que, se o time contrário reagir (bolsa começar a cair), vai virar o jogo rapidinho. Como o apito está nas suas mãos, apitem o final de jogo e aguardem a próxima Copa! Ahahahah ....

O SP500 fechou a 1.977, com alta de 0,49%; o USDBRL a R$ 2,2095, com queda de 0,50%; o EURUSD a 1,3619, sem alteração; e o ouro a US$ 1.306, com queda de 2,41%, Uallll!
Fique ligado!

Comentários