Consultor Financeiro "Robot"

Qualquer bolha é antecedida de uma mania, em 2012 eu fiz uma apresentação no IFL- Instituto de Formação de Líderes, cujo material encontra-se no post no-mundo-das-bolhas, onde vocês poderão ter acesso as principais bolhas da história. Talvez nós estejamos vivenciando mais uma que vêm surgindo no mercado americano. A cultura dos americanos é bastante diferente da nossa, eles foram educados que, investir em ações é a melhor forma de poupar para o futuro, assim uma parcela de 25% a 30% de seu patrimônio é formado por este ativo.

Nos últimos anos, a primeira grande mania nos USA foi o que se denominou como a bolha da internet, no final dos anos 90. Naquela época disseminou-se a ideia de comprar e vender ações diretamente na bolsa, sem a necessidade de investir em fundos. O mercado para estes serviços explodiu, e o número de ofertas iniciais IPO, considerado a forma fácil de ganhar dinheiro no dia da emissão, fazia crer que estes investidores eram "gênios". Frases como: " Por que alguém deve pagar taxas para um administrador de fundos se com apenas um clique era a forma de agregar riqueza", eram instrumento de propaganda dos grandes bancos e corretoras.



Depois do crash desta bolha os investidores foram levados ao mercado imobiliário, muito incentivado pelo FED, que baixou os juros à níveis muito baixos. Através de vários instrumentos financeiros sofisticados, a liquidez e os preços dos imóveis subiram, a tal ponto, que vários analistas começaram acreditar que o imóvel poderia ser considerado um ativo financeiro, com as mesmas características de uma renda fixa. Lógico que, quando os indivíduos perceberam que a festa tinha terminado, "Wall Street" já tinha abandonado o barco sem ficar com os prejuízos. Pela segunda vez, os investidores foram emocionalmente golpeados e arrasados financeiramente.

A psicologia humana e reações emocionais são críticas para entender como as pessoas se comportam em cada mudança do momento econômico. O gráfico a seguir mostra como esta evolução aconteceu nestes episódios.


A próxima inovação que provavelmente indicará o topo da bolsa

A mais recente inovação do mercado é o "Consultor Robot". O Consultor Robot são novos serviços colocados à disposição dos investidores que visam alocar seus recursos em estratégias de comprar e "sentar em cima", feitas através de fundos ETF, que têm um custo muito inferior aos fundos tradicionais e liquidez imediata. A crença é que modelos de alocação de ativos possam substituir o consultor financeiro com vantagens de custos e simplicidade.



O problema é que estes modelos levam em consideração dados de longo prazo e a expectativas de retorno esperado num período de 20-30 anos. Infelizmente, como discutido acima, apesar de a maioria dos indivíduos terem as melhores intenções de tornarem-se investidores de longo prazo, a realidade é que seu longo prazo é entre hoje e a próxima grande correção do mercado.  A título de informação, nos anos 60 o investidor permanência com uma ação aproximadamente 6 anos, e hoje em dia, de 6 semanas a 6 meses. Da mesma forma que o volume dos ETF explodiram, como pode-se observar na figura acima, num eventual estresse do mercado o efeito pode ser devastador, pois todos têm liquidez imediata.

Eu venho, a um bom tempo, não dando sugerindo nenhum trade para o SP500, para dizer a verdade deixo aos leitores a compra com muito cuidado, mas vender nem pensar. Inúmeras vezes me segurei para não sugerir uma venda, mas meus indicadores técnicos não sugeriam tal atitude e eu respeitei, ainda bem! Mas em algum dia, isto vai acontecer, e provavelmente não vamos vender no melhor preço, consequência da forma como venho agindo. O gráfico abaixo alerta novamente para o perigo que ronda o SP500.


No post a-grande-incógnita-china, fiz meus comentários sobre o SP500: ...Bem, mas se está caro não significa que vai cair, pode ficar mais caro, no post eu-avisei, alertei que se o SP500 ultrapasse os 1.900 pontos, poderia se esperar novas altas ... o nível atual, próximo a 1.900, é um divisor de águas, se conseguir ultrapassar, podem esperar para o futuro 2.200 ou 3.100, uma alta de 17% e 65%, respectivamente ... E é o que vem acontecendo, hoje se encontra a 1.951 ... Passados alguns dias o índice encontra-se exatamente no mesmo valor. Acontece que alguns indicadores técnicos de momento, apresentam sinais de exaustão, o que pode indicar que no mínimo, uma correção está a caminho.


- David, vai finalmente vender, não está na cara que já subiu muito?
Não vou deixar me envolver pelo instinto de ganância, ou raiva de ter perdido a alta, ambos não são bons aliados do lucro. Da sua afirmação, a única coisa que se pode extrair é que subiu, pois o adjetivo pode não ser verdadeiro no futuro, uma vez que poderia ser dito o mesmo, há um ano atrás. Não vou dar o call de venda! Mas para quem está comprado, sugiro muito cuidado, uma deterioração está a caminho, e pela minha experiência, nestes momentos, qualquer motivo pode ser suficiente para uma debandada. Eu recomendo que liquidem suas posições, pois mesmo que seja precipitado, poderão entrar mais a frente, quando os dados de momento ficarem mais "leves".

O SP500 fechou a 1.957, com queda de 0,12%; o USDBRL a R$ 2,1961, com queda de 0,52%; o EURUSD a 1,3610, com queda de 0,14; e o ouro a US$ 1,316, com queda de 0,20%.
Fique ligado!

Comentários