Israel: País de oportunidades

Hoje vou aproveitar para comentar alguns pontos da minha viagem à Israel. Foram 9 dias intensos, com visitas a projetos sociais, unidades militares, start-ups, e empresários onde se inclui o fundador do Waze.
A primeira coisa que se nota é que, diferentemente do passado, as ruas não estão cheias de soldados e policiais, agora raramente você cruza com um, principalmente os militares. A princípio fiquei curioso de como isso era possível, haja visto os inúmeros atentados que ocorreram no passado.

É importante ressaltar que os jovens prestam o serviço militar durante 3 anos, e só depois disso regressam a sua vida acadêmica ou entram no mercado de trabalho. Acontece que o serviço militar é muito diferente dos que conhecemos, haja visto sua extensão, mas não é isso o mais importante. Após seu término eles têm várias oportunidades de trabalho, principalmente na área de tecnologia, assim os jovens estão motivados a prestar o serviço militar.

Para simplificar vou agrupar as principais visitas, por área de interesse:

Social

Projeto com autistas - Na universidade Ono, entidade privada de ensino que almeja a excelência e a inovação, criou um projeto para integrar jovens autistas à sociedade. Eles concluíram que às pessoas portadoras desta síndrome têm capacidades superlativas, entre elas a concentração, visualização e persistência num trabalho repetitivo. O projeto identificou junto as forçadas armadas, a necessidade de interpretação de informações diversas, principalmente levantadas por fotos aéreas.
Eu tive contato com um grupo destes jovens, que foram aceitos pelo exército. Em sua demonstração, mostraram sua capacidade em identificar elementos nas fotos, que passavam desapercebidos por nós. Emocionante! Estes jovens, que estariam excluídos pela sociedade, passam a ter uma esperança de inclusão.

Projeto Ayalim - É um projeto oferecido a jovens universitários, a possibilidade de estabelecer-se em comunidades cujas as regiões são muito carentes/deterioradas, construindo em grupo suas residências e equipamentos sociais, em troca recebem bolsas de estudo para a universidade. Cada aluno tem que prestar 500 horas de trabalho comunitário a cada ano.
O mais importante, é que nestas comunidades vivem judeus e árabes juntos, sem distinção.



Centro de absorção de judeus Etíopes - Em 1980 um jornalista francês viajava pelo interior da Etiópia, quando deu de cara com uma tribo que era judia e muito religiosa, no total 80.000 etíopes emigraram para Israel. Fomos visitar uma sala onde um grupo vindo em novembro último, aprendiam a ler e escrever, além de coisas básicas, como: usar os banheiros, fazer compras em supermercados, pois saíram de tribos isoladas no deserto, vivendo como a 500 anos atrás. Mais o mais emocionante foi a visita as crianças vindas de lá, que estavam brincando num play-ground. A felicidade foi tão grande em nos ver, que se agarravam as nossas pernas para que brincássemos com elas.

Como o post ficaria muito extenso e o compromisso aqui é com o bolso, vou complementando as outras áreas nos próximos posts.

Como de costume, procuro em minha volta acumular informações antes de postar, mas a situação no euro exige uma certa urgência. Na última quinta-feira o BCE realizou sua reunião mensal e embora a economia europeia esteja se recuperando, neste último trimestre, o super Mário não está satisfeito e parece estar pronto a adotar medidas de afrouxamento monetário já na próxima reunião, com mais cortes nos juros e injeções de liquidez. O que realmente está tirando o sono da autoridade europeia é o constante declínio dos índices de inflação, em todos os países membros.


No post inercia foram os seguintes meus comentários sobre o euro: ... Ultrapassando o nível de 1,39, aumentam as chances de atingir o target que aponto de 1,43/1,46, este é o cenário que me parece mais provável, porém já enfatizei também, que do ponto de vista técnico, a correção pode ter terminado, assim, caso comece a cair, o nível de 1,35 deve ser um alerta. Neste caso, a queda teria que ser mais íngreme... E aconteceu tudo o que comentei, inicialmente a moeda única ultrapassou o nível de 1,39 e chegou próxima a 1,40, em seguida, depois da reunião comentada acima, o euro caiu, e foi uma queda rápida, atingindo a mínima de 1,3740.


Pode ter sido um alarme falso e o euro volte a subir, mas outros parâmetros técnicos indicam muita cautela, assim vamos observar o nível de 1,365 (1) que se rompido, acrescenta alguns pontos no sentido da baixa, já 1,35 (2) é o ponto realmente importante. Agora se começar a subir e ultrapassar o nível de 1,40, é provável que irá para o patamar que indiquei anteriormente de 1,43/1,46.

- David, esta sua viagem pode ter saído caro! Poderia ter vendido próximo a 1,40.
Sempre é possível perderem-se oportunidades, porém não acho que este seja o caso, pois eu não teria vendido naquele nível, nem tampouco comprado, como venho enfatizando ultimamente. Eu não pretendo comprar nada na mínima, nem vender na máxima, não é meu objetivo. O que eu busco é indicar trades cuja probabilidade de ganho é maior que a de perda, o nível será o melhor possível.

O SP500 fechou a 1896, com alta de 0,97%; o USDBRL a R$ 2,2141, sem variação; o EURUSD a 1,3758, sem variação; e o ouro a US$ 1.295, com alta de 0,54%.
Fique ligado!

Comentários