A passos de tartaruga

Como eu havia citado ontem, de agora em diante começam as publicações dos PMI´s, índice que permite uma avaliação da indústria. A começar pela China, que apresenta uma situação de "ou vai ou racha" nos seus índices acionários, como mostrarei em seguida, registrou um índice de 48.3, que indica uma contração. Acontece que a expectativa era de 48, então foi bom ou ruim? Melhor definido como "sem sal"!

Já faz um bom tempo que a manufatura da China não apresenta muita motivação, e os analistas esperam um pacote de estimulo que não deveria ser da magnitude do de 2009. Já os bancos  retraíram suas concessões de crédito, haja visto o 'zum zum'de empresas que não vêm honrando com seus vencimentos.

Do ponto de vista técnico, tanto o índice da bolsa Chinesa (Shanghai Index), quanto o dos mercados emergentes (EEM), e o preço do cobre, que têm um correlação forte com a atividade na China, apresentam-se num momento de decisão, como pode-se ver a seguir.


Acredito que, se os analistas mais otimistas como o do Deutsche Bank, estiverem corretos, o mais provável seria que estes índices rompem-se para cima, pois não parece razoável supor, que a China não participaria desta festa.

Já na Europa, more of the same, enquanto a Alemanha melhora, a França retrai, se estes países já têm uma rixa secular, imaginem agora. A boa notícia é que os países da periferia vem melhorando, tudo isso coloca pressão no euro para se valorizar. Enquanto o emprego, mantém-se estável.


Vejam a seguir como evolui a dívida em relação ao PIB, dos países compostos pelo euro, a passos de tartaruga, e com níveis considerados elevadíssimos!


Hoje sobrou a tarefa ingrata de análise do SP500, muito se têm dito, previsões de catástrofe eminente, mas ele continua firme e forte. Ultimamente dos artigos que tenho lido, diria que mais de 80% é no sentido de alertar, os argumentos são consistentes, mas nada de cair! No último post sobre o assunto onde-está-o-gato, fiz os seguintes comentários, acompanhado do gráfico abaixo ..."o nível atual, próximo a 1.900, é um divisor de águas, se conseguir ultrapassar, pode-se esperar para o futuro 2.200 ou 3.100, uma alta de 17% e 65%, respectivamente" ... 


Desde então houve uma ameaça de queda, que foi retrocedida quase que integralmente, com pode-se verificar no gráfico, além do mais, mais parece uma correção que uma mudança de rumo.

Para agregar aos argumentos altistas, vejam como têm-se comportado o VIX, com um nível baixo, indicando calmaria.

Em algum momento a bolsa vai passar pelo menos por uma correção, e aí o pessoal que está com a visão mais pessimista, vai dizer: "Eu avisei!", mas a pergunta a ser feita é, a que nível foi feita a recomendação, a 1.500, 1.600, 1.700, 1.800? Faz uma bruta diferença.

- David, não se esquive, é para comprar ou para vender?
Você me coloca numa posição delicada, mas para evitar novos comentários que sou bem pago para isso, vamos por partes: Para vender agora "nem a pau"; para comprar, aguarde o rompimento dos 1.900 e coloque um stop curto; e não fazer nada é a minha preferência, que reconheço, me fez perder uma grande oportunidade, mas estamos num mundo perigoso, cheio de helicópteros que distorceram os preços dos ativos, dinheiro não é capim!

O SP500 fechou a 1.875, com queda de 0,22%; o USDBRL a R$ 2,2236, com 0,61% de queda; o EURUSD a 1,3817, com alta de 0,10%; e o ouro a US$ 1.283, sem variação.
Fique ligado!

Comentários