Sucesso de vendas

Nos últimos dias abordei os custos que estão implícitos ao se fazer uma operação de compra de USDBRL, e como devem ser encaradas as operações de hedge, muitas vezes com premissas erradas levando a prejuízos indesejados. Recebi elogios de leitores, que em alguns momentos se encontravam em situação semelhante.

Mas a repercussão foi muito maior do que eu imaginava, o faturamento do mosca bateu recorde histórico! Um sucesso de vendas! Hahahahhah...

- David, parece que é você, que está embriagado pelo sucesso, como chegou  nesta conclusão?
Veja a matéria publicada no Jornal Valor de hoje: custo-elevado-reduz-procura-por-hedge, o título por si só já dá uma ideia do seu teor, que versa sobre o desinteresse das empresas em renovar suas operações de hedge, bem como uma sistemática para calcular seus custos. Além do mais, imagino que o reporter que fez esta matéria não leu o post confusão-patrimonial, pois veja o que ele escreveu ...Dessa forma, com o dólar perto de R$ 2,34, uma operação de hedge só garantiria retorno se a moeda americana superasse o nível de R$ 2,44 em seis meses. Para uma operação com prazo de um ano, a empresa só teria ganho se o dólar estiver acima de R$ 2,55 no fim do período.... Cometeu o erro que eu apontei naquele post, hedge não tem ganho!

Quero aproveitar este episódio para reforçar a utilidade da análise técnica, como eu frisei no post confusão-patrimonial ...Eu estava esperando esta correção, leia-se queda do dólar, a algum tempo, acontece que a recuperação recente foi mais demorada e atingiu um patamar elevado (anotado no gráfico), isso me deixou um pouco mais receoso em sugerir uma venda do USDBRL, mas comprá-lo, vocês não viram nenhuma insinuação do mosca... Veja também o comentário do post mapa-do-tesouro, quando o momento estava mais "quente" e o assunto do dia era se o USDBRL iria para R$ 2,50/2,60...A disciplina é fundamental, não que garanta sucesso, mas evita decisões impulsivas. Enquanto não ultrapassar definitivamente os R$ 2,4550, este movimento pode ser ainda uma correção...

Embora eu não tenha dado um call de venda do USDBRL, uma vez que já tínhamos sido stopados, o zero a zero, numa operação anterior o-fed-ficou-de-recuperação-em-inflação, tinha alguns argumentos para não entrar na compra do dólar. 

1) O BC estava tomando as medidas corretas ao elevar os juros, o quanto for necessário; 
2) Diariamente novas vendas eram efetuadas pelo BC e o mais importante até o momento não teve nenhum impacto em nossas reservas; 
3) O dólar em relação as outras moedas emergentes, já não subia como antes; 
4) Do ponto de vista técnico a probabilidade maior era que ainda tivesse uma correção. Eu destaquei este ponto porque é isto que me obriga sempre a ter uma visão do tipo: se não subir, e ao contrário cair abaixo de X, vou rever meus estudos, trabalho com probabilidades e nem sempre o mais provável acontece. 

Assim, não me critiquem quando dou as minhas opiniões desta forma, pois estou protegendo seu patrimônio para não ficarmos posicionado, só porque eu acho! Assim, vou dar a opinião que considero mais provável, até a hora que não se confirmar.

Bem hoje tem reunião do COPOM e neste últimos 30 dias passou-se de uma expectativa de alta de até 0,60%, para as atuais 0,25%, veja o gráfico a seguir, onde estão representadas a curva do mercado de juros em várias datas.


Como pode-se notar, a queda recente, se deu mais partir de julho de 2015, pois existe um pensamento quase que unânime que, o BC terminaria o ciclo de alta nesta reunião ou na próxima, com uma taxa SELIC de 10,75% ou 11% a.a., mas que a partir de 2015, teria que subir novamente até 12% a.a.

Eu respeito os argumentos dos analistas, afinal ,as contas do Governo estão muito ruins, mas existe um fator de risco este ano, que torna esta previsão vulnerável, quais sejam: Quem será o próximo Presidente da República? A Dilma vai se reeleger, ou um outro candidato vai assumir? Olhando de hoje, parece que a primeira opção é mais provável, porém o "efeito Copa do Mundo"; risco de apagão; e manifestações, poderão dar um outro rumo, ou seja, uma visibilidade baixa.

Muito pouca coisa aconteceu desde que nossa ordem de compra de ouro foi executada, sugerida no post os-chineses-estão-apostos, lá comentei ...Se formos bem-sucedidos e compramos numa pequena retração dos preços atuais, imagino um target ao redor de US$ 1.430... Nós vamos entrar na semana de Carnaval e amanhã será o último post, retronando no dia 10/03. 


Por enquanto está caminhando bem, porém gostaria de deixar 2 opções para vocês, caso o metal continue subindo neste período e atinja o nível de US$ 1,380: A) Liquidaria e embolsaria o lucro; B) Continuaria elevando o stop para US$ 1.310 e liquidaria caso atinja a US$ 1.430. Não tenho uma preferência, pois vai depender do que acontecer até lá. It's up to you!

O SP500 fechou a 1.845, sem variação; o USDBRL a R$ 2,34955, com alta de 0,37%; o EURUSD a 1,3684, com queda de 0,40%; e o ouro a US$ a 1.330, com queda de 0,75%.
Fique ligado!

Comentários