Confusão patrimonial

Quando inicia-se uma carreira profissional existem muitos sonhos e desejos, a imaginação nos leva a grandes altitudes. Nesse momento da vida é natural se pensar: Ah, quando eu acumular XX de patrimônio vou ficar tranquilo, posso me aposentar! Eu me considero um profissional com uma carreira bem-sucedida, consegui atingir meus objetivos patrimoniais, que se mostraram mutantes no tempo, ou seja, atingindo um patamar se almeja um próximo, não tem fim!

O problema no meu caso, foi que comecei a trabalhar na segunda metade dos anos 70, a inflação era muito elevada, 50%, 100% a.a., ficou bem pior na década seguinte, assim medir a evolução de meu patrimônio em cruzeiros, cruzeiros novos, cruzados, cruzados novos, URV, e etc... não dava. Quando trabalhei na Tendência Corretora, ao final de um dia, fiquei observando meu monitor a fim de eleger um ativo, e lá constavam as cotações de vários: Moedas (dólar, marco alemão, franco suíço, Yen...); ouro; petróleo; soja; bolsas.... e concluí: Se você não tiver um parâmetro fixo de avaliação de seu patrimônio, no final de cada dia vai ficar frustrado, pois sempre irá perder em relação a algum ativo, tenho que escolher o meu, e não mudar.

-David, agora vai fazer coaching?
Não, não sou do ramo, esta introdução acredito seja muito importante, pois em diversas conversas com leitores, percebo uma certa confusão nesta área. Recentemente um me questionou sobre qual a minha opinião do dólar contra o real, e em seguida fez a seguinte observação: " Eu fiz um hedge (*) de um valor que tenho investido, e estou perdendo". Já ouvi estas frases inúmeras vezes, não é exclusividade deste leitor específico, assim vou procurar esclarecer este assunto.

Vamos imaginar que se disponha de R$ 10.000,00 para investir em reais, e, este valor tem que manter seu poder de compra em dólares, pois é desta forma como esta pessoa vai avaliar sua performance. Para simplificar, considere que a taxa de juros em reais seja de 10% a.a., a taxa para comprar dólar futuro seja de 9% a.a., assim é esperado um ganho ao final de um ano, um pouco inferior a 1% em dólares, por causa do cálculo dos juros compostos.


Até aqui nada de muito novo, afinal do que poderia se queixar este investidor? Acontece que a liquidação da operação de câmbio pode gerar pagamentos ou recebimentos, vejamos então dois cenários: A) Me sinto um gênio; B) Perdi uma nota. 

No primeiro caso, se a taxa do dólar, na data de liquidação da operação de câmbio estiver a R$ 2,80, um crédito adicional seria feito, segundo o seguinte cálculo: 

Já no segundo caso, suponha que a taxa do dólar, esteja a R$ 2,30, neste caso um débito.

Agora vamos calcular o patrimônio final, medido em dólares, em ambos os casos.


Como pode-se observar o patrimônio em dólares em ambos os casos, são praticamente idênticos e igual ao projetado inicialmente na primeira tabela. Então porque nestes dois casos as pessoas são levadas a ter sensações opostas? Por que elas dizem que fizeram um hedge de suas posições, mas na verdade estão especulando para que o dólar suba. Assim quando a operação terminar, se recebem ajustes em reais da operação de câmbio, ficam felizes, ganhei mais! E se perdem, se lamentam.

Conclusão: Se você realmente pretende fazer um hedge, nem se incomode com o cheque que terá que fazer ou receber ao final da operação de câmbio, depois renove o contrato de câmbio. Agora se ao final tiver alguma sensação de alegria ou tristeza, assuma que está especulando, e especular contra o real é caro, bandeira 2, pode ganhar, mas tem que estar com o dedo no gatilho.

A análise de hoje não poderia deixar de ser do USDBRL, classificaria a situação atual, como levemente negativa. Eu estava esperando esta correção, leia-se queda do dólar, a algum tempo, acontece que a recuperação recente foi mais demorada e atingiu um patamar elevado (anotado no gráfico), isso me deixou um pouco mais receoso em sugerir uma venda do USDBRL, mas comprá-lo, vocês não viram nenhuma insinuação do mosca.
O que espero daqui em diante? Três possibilidades, a primeira uma queda até o nível de R$ 2,25, a segunda R$ 2,15, que me parece a mais provável, e por último R$ 2,00/R$ 1,90. Qualquer uma delas que se materializar, mesmo sem fazer muitas contas, acredito que vai gerar um ganho ao nosso BC, do outro lado, uma parte dos investidores fizeram hedge, e espero que leiam este mosca antes de se lamentarem, e os especuladores, vão ter que achar um culpado, lembrem das idéias de Nietzsche!

O SP500 fechou a 1847, com alta de 0,62%; o USDBRL a R$ 2,3390, com queda de 0,27%; o EURUSD a 1,3732, sem alteração; e o ouro a US$ 1.336, com alta de 0,97%.
Fique ligado!
(*)Making an investment to reduce the risk of adverse price movements in an asset. Normally, a hedge consists of taking an offsetting position in a related security, such as a futures contract.

Comentários