Gripe ou Pandemia?

Quando o assunto é pandemia, a situação que nos vem a mente é da Gripe Espanhola, que aconteceu na Europa entre 1918-1919. Caracterizou-se mundialmente pela elevada morbilidade e mortalidade, especialmente nos setores jovens da população. Calcula-se que afetou 50% da população mundial, tendo matado 40 milhões de pessoas, pelo que foi qualificado como o mais grave conflito epidêmico de todos os tempos.

Ultimamente, não passa um único dia onde o assunto mais comentado é sobre os efeitos que a mudança na política monetária dos países desenvolvidos acarretara nos mercados emergentes. Os sinais desta mudança já foram sentidos nos preços de seus ativos, bem como no fluxo de recursos, porém o movimento não parece ter terminado, afinal os movimentos recém-presenciados somente refletem o temor da retirada dos helicópteros, processo que se iniciou em dezembro passado.

Assim a expectativa é de que o efeito seja limitado a países que se encontram numa situação cambial debilitada, como a Argentina e Turquia. Acontece que, hoje em dia, todo o grupo de emergentes representa uma parcela nada desprezível do PIB mundial de 40%, muito diferente de duas décadas atrás, quando representavam 18%, e serviram como o motor do mundo, quando a crise financeira de 2008 assolou as economias ocidentais.

Os países ricos escaparam de contágios no passado. Quando uma crise desta assolou a Asia nos anos 90, os USA cresceram 4% em 97 e 98, enquanto a Europa 2,5%. Isto significa que o estresse pode ser limitado aos países com elevados déficits em conta corrente, distúrbios políticos e dependência nos preços das commodities. Assim pode-se elencar o Brasil, Indonésia, Índia, Turquia, Ucrânia e Africa do Sul. Vários destes países já começaram a tomar medidas, só para citar a Índia subiu os juros ontem, enquanto a Turquia anunciou uma reunião extraordinária de seu BC, cuja expectativa é de uma alta acima de 2% na taxa de juros.

O Wall Street elencou cinco pontos a serem considerados:
  • NÃO CULPE O FED - Desde maio ele vem dando indicações que iria agir no futuro.
  • NEM TODOS OS MERCADOS EMERGENTES SÃO IGUAIS - Duas forças estão dirigindo a venda de ativos: desordem política e vulnerabilidades econômicas.
  • ESPERE DISCRIÇÃO DOS INVESTIDORES - Os investidores devem separar o joio do trigo.
  • PAÍSES COM PROBLEMAS DEVEM PRECISAR DE AJUDA - O FMI já está, provavelmente,  preparando planos de contingência para países mais vulneráveis.
  • O CONTÁGIO PODE SE ESPALHAR - Esta situação já aconteceu no passado e pode-se repetir.
Como ninguém pode saber de antemão como um contágio vai se desenvolver, é compreensível a reação dos investidores. Os valores injetados pelos BC´s ao redor do mundo, para evitar uma crise maior, são enormes, a título de exemplo, a figura abaixo apresenta as diversas ações do FED durante o período que Bernanke esteve a frente desta instituição.


Como num processo de infecção de uma população, o contágio é algo que não é possível  mensurar, mesmo tomando todas as precauções. Agora vocês podem estar certos que, se a "gripe" atingir a China, vai virar uma pandemia, e aí salve-se quem puder. Por enquanto são só temores, e se esta situação ocorrer, o preço de um helicóptero vai para o espaço, e talvez seja necessário o B-52 para arremessar dólares, euros, yens, libras e etc... ao redor do mundo! 

Hoje vou comentar o IBOVESPA, que está sendo chutado como um bêbado! No post procura-se-pilotos inclui o gráfico abaixo com os seguintes comentários: ... O Ibovespa encontra-se numa região que eu considero caixão, entre 45.000 e 55.000, aí dentro tudo pode acontecer... 

Desde então os preços vêm caindo lentamente, e encontra-se a 47.500, no intervalo que denominei de caixão, porém mais próximo da banda inferior. As últimas notícias não ajudam muito, inflação elevada, pressão no câmbio, pressão nos emergentes e etc...

Olhando sob esta ótica, a performance não é má, pois uma queda de 5% é pequena, não fosse estas ameaças à frente, arriscaria um palpite que um bottom estaria se formando, mas prefiro aguardar os indicadores técnicos, que diga-se de passagem também não estão tão ruins. Será que o FED vai surpreender amanhã? 

- David, você é pago para tirar nossas dúvidas, não para aumenta-las!
Verdade, o post de hoje coloca um monte de minhocas na cabeça, mas é o que tenho a oferecer agora. Assim é a vida, nestes momentos avaliam-se várias hipóteses ao invés de ficar preso a sua, com o tempo fica claro qual caminho seguir. Nestas situações, a ideia de um leitor do mosca é útil, a de lançar um novo blog, acertarnoelefante. Como o próprio nome diz, as previsões estariam sempre corretas dentro de um intervalo "generoso". Quem não iria gostar é o meu "amigo", vai ficar frustrado, afinal iria pegar no pé de quem, do elefante? Hahahahah...... 

O SP500 fechou a 1.792, com alta de 0,61%; o USDBRL a R$ 2,4258, com alta de 0,22%; o EURUSD a 1,3668, sem alteração e o ouro a US$ 1.253, com baixa de 0,20%.
Fique ligado!

Comentários