Procura-se Pilotos

Eu estou muito sensibilizado com a situação dos pilotos de helicópteros, afinal eles vem trabalhando duro nos últimos 5 anos, em todas as partes do Universo, e graças a eles o mundo não está hoje numa forte recessão, ou quem sabe numa depressão. Agora, que a situação parece se normalizar, serão descartados sem a mínima piedade? Não é justo, merecem uma homenagem!

Há algumas horas do término da reunião do FOMC, os pilotos americanos estão tensos, será que vão perder seus empregos? Tenho boas notícias, novos postos serão abertos em outros países em 2014.

O Deutsche Bank é o banco que acompanho que tem a visão mais otimista de todos, quer dizer do ponto de vista econômico e não dos pilotos! Hahahah.... Eles acreditam que já amanhã sairá a primeira lista de demissões, os juros subiriam no 2º semestre de 2015 e as economias cresceriam acima da média de longo prazo, como pode-se ver na figura abaixo.


Notem também que a economia dos mercados emergentes representam 40% do total, e claro não por causa do Brasil, mas pela China, lá não tem Pibinho!

Um fator que será importante para quem der continuidade ao mosca, pois acho que será difícil eu estar na ativa em 2050, é a situação demográfica em alguns países. Existe uma razão denominada de índice de dependência = número de dependentes (crianças e idosos) para cada 100 de trabalhadores.


Observem que é mais grave nos países desenvolvidos, principalmente na Europa. Este efeito é um problema muito grande em termos de sustentabilidade do sistema de aposentadoria e saúde. Je suis désolée!

Outro slide interessante, são alguns números da evolução da tecnologia em nossas vidas, além dos impactos em algumas companhias que eram ícones há alguns anos, e hoje praticamente não tem mais valor, dando espaço para novas.


- David, você esqueceu da boa notícia? Veja como estou soft, eu imagino que é por causa da idade! Hahahah...
Idade por idade você está junto comigo, não vêm com essa não! Vejam a seguir a expectativa do Deutsche Bank para a injeção de liquidez no mundo.

Ao ver este gráfico lembrei-me da figura de uma Tsunami, é idêntica! Notem que ele já considera que o FED vai parar suas intervenções, mas o BOJ está a plena carga. O efeito global será uma continuidade, mas com a colocação de Yens ao invés de dólares. Será que isto não será suficiente para manter os ativos de risco em alta? Deveria!

Aos valentes pilotos recomendo estudarem Japonês, é difícil, mas o emprego vai ser abundante por lá e os salários são altos. Agora se a Yellen resolver estender o prazo a concorrência para obtenção de pilotos será alta e os salários devem subir bastante, criando uma "bolha de pilotos", afinal estamos no mundo que por onde olhamos existe uma! Agora se você é piloto e num jornal se deparar com um anúncio como esse abaixo, agarre!

探しているライダー

A tradução em Japonês é: Procura-se pilotos ! Hahahahah....

O Ibovespa encontra-se numa região que eu considero caixão, entre 45.000 e 55.000, aí dentro tudo pode acontecer. Não é a toa, pois muitas dúvidas pairam sobre nosso país, crescimento, inflação, retirada dos helicópteros, eleição, para citar alguns.

O melhor que poderia acontecer, seria ultrapassar a barreira dos 55.000 consistentemente abrindo as portas para buscar os 70.000, ou quem sabe até acima disso, por outro lado, abaixo dos 45.000 abrem-se duas possibilidades se ultrapassar o pivô de 40.000 pontos: 2.1) Em continuando a queda, a proximidade dos 30.000 seria muito perigosa, pois se rompido, nem quero pensar por enquanto; 2.2)  Reversão da queda e caso o movimento seja forte (definimos isso no futuro, caso aconteça) abre uma esperança de novas altas. Por enquanto nada a fazer!

O SP500 fechou a 1.781, com queda de 0,31%; o USDBRL a R$ 2,3191, com queda de 0,37%; o EURUSD a 1,3763, sem alteração; o ouro a US$ 1.230, com queda de 0,81%.
Fique ligado!

Comentários