Eis o X da questão

Quando aprendemos matemática na escola, a letra X era usada para designar a incógnita nos problemas. O protagonista hoje só poderia ser Eike_Batista, afinal é capa de todos os jornais, com a maior recuperação judicial da história da América Latina. Ele fundou as seguintes companhias : MMX, MPX, OGX, LLX, OSX, CCX, será que sua opção pela letra X nos nomes já não demonstrava, inconscientemente, que ele era a incógnita?

Mas como pode acontecer tamanho estouro? Vou tentar fazer uma avaliação de sua personalidade, vamos começar com o significado de Obsessão é uma mania, um pensamento fixo recorrente, do qual a pessoa somente consegue se libertar com ajuda profissional. Numa entrevista ao programa fantástico no final de 2011, e com um patrimônio avaliado na época em R$ 50 bilhões, disse a repórter que queria ser o homem mais rico do mundo até 2015 ... 2015, 2016. Você acha rápido? É muito tempo... Eu sou como um compositor que faz uma música. As minhas notas, por acaso, são dinheiro....

É óbvio que depois de ter dado este estouro, todos vão achar que ele era louco, bastava ver estas declarações acima, mas como tantos banqueiros e investidores dos mais qualificados caíram neste conto de fadas? Ganância! Não tenham dúvidas que ele é extremamente sedutor e para atrair este grupo seleto, pagou taxas elevadas. A partir daí criou-se um ciclo virtuoso temporário, mais recursos, maior valorização das ações, todos ganhavam.

Confesso que quando aquela entrevista foi ao ar, me acendeu uma luz amarela, pois pensei: Seu objetivo ultrapassou os negócios e passou a ser movido por vaidade, isto não é bom. Minha característica pragmática tirou várias oportunidades na minha vida profissional, mas por outro lado evitou grandes erros. Em 2012 eu postei $ -não-é-capim releiam, este caso é mais um de inúmeros outros que já aconteceram e vão acontecer. Ao comprar uma ação, procurem saber quem está gerindo a companhia. 

O Dow Jones, irmão mais velho do SP500! Hahahah... encontra-se totalmente indeciso neste últimos meses, veja no gráfico abaixo. Dá apara afirmar alguma tendência? Não!


No início do ano eu resolvi colocar uma chamada para identificar o que eu considerava ser o maior risco, assim todos os dias que vocês acessassem o blog não esqueceriam do grande perigo previsão-para-o-próximo-ano, o gráfico abaixo foi copiado para exemplificar a violência deste movimento.

Interessantemente, os gráficos acima apresentam muita semelhança em sua forma, embora contemplem prazos muito diferentes.

- David, errou feio!
Tenho consciência que perdi a oportunidade desta alta da bolsa, por enquanto nenhum sinal de perigo pode ser anunciado, por enquanto. Não vou me intimidar com sua provocação e nem por isso vou mudar de ponta, pois não tenho motivos. Se você me escolheu para te ajudar em suas decisões de investimento, veio junto o meu perfil mais prudente, não sou conservador, pelo menos é como eu me enxergo, talvez arrojado, pero no mucho.

O final do ano se aproxima e nada de HIT AND RUN. Bem o ano ainda não terminou mas por enquanto NO HIT AND RUN!

Hoje é Halloween, dia das bruxas, e o nosso governo soltou o relatório das contas públicas. O déficit foi de R$ 10,5 bilhões, muito acima de qualquer estimativa, assim o déficit nominal caminha para o nível, nada confortável, de 4% do PIB. A nossa Presidenta deve ter levado um susto, uma vez que quem deveria tomar conta disto, o Ministro Mantega, não deve estar muito preocupado, aposto que amanhã nos jornais vai menosprezar o fato, assim recai tudo no colo da Dilma...que fase!....Como não poderia deixar de ser, o USDBRL subiu forte 2,37%.

Eu venho alertando, há alguns dias,  para uma alta do dólar  e finalmente hoje o processo começou mais claramente, veja minhas observações no post conselhos-sábios-do-lula ... em correções tudo é possível, é importante analisar a evolução dos preços e corrigir se for necessário. Quanto a possibilidade colocada hoje, ela é função da "fraqueza" do dólar. Se você comprou o dólar, não estou sugerindo que caia fora, afinal a alta parece ser mais provável, fique com stop curtos... 

O gráfico acima é auto-explicativo, vou me envolver na venda do dólar entre R$ 2,30/R$ 2,34. Não fique impressionado com a notícia de hoje, precisava de um catalizador, o Brasil está muito longe de ter um problema que motivaria os estrangeiros a sair daqui. Elevação de deficit é ruim? Lógico, mas demora muito tempo para está percepção virar uma neura, e do lado positivo, vai dar chance de entrarmos na venda!

O SP500 fechou a 1.756, com baixa de 0,37%; o USDBRL a R$ 2,2390, com alta de 2,54%; o EURUSD a 1,3576, com queda de 1,16%; e o ouro a US$ 1.324, com baixa de 1,35%.
Para quem quiser fazer uma aposta no ouro, sugiro compra a US$ 1.310, com stoploss a US$ 1.280, eu explico melhor amanhã.
Fique ligado! 

Comentários