$ não é capim!

A última vez que usei esta expressão foi em 1999 quando qualquer empresa .com valia uma fortuna. Não esqueço o dia, depois de ter recebido inúmeras propostas de investimentos. Fui caminhar na praia e pensei : Estas empresas não vão dar lucro por muito tempo, eram valorizadas pelo numero de hits que recebiam. Concluí que ou eu estava ficando obsoleto ou não seriam um bom investimento.
Decidi ficar fora, dinheiro não é capim.

Muito bem, hoje encontrei vários leitores do blog e novamente veio a frase: Você nunca erra porque diz que pode subir mas também pode cair. Com certeza a falha é minha, não estou conseguindo convencer vocês.

Vamos ao raio X do SP500, real, euro e ouro, no 1º trimestre.

SP500


O SP500 teve uma boa oportunidade, mas eu estou receoso com uma queda repentina, como poderia sugerir uma compra?

- Ah te peguei, o compromisso não é com o bolso?
Estava com saudades dos seus comentários! Sim, sim o compromisso é com o bolso, desde que o risco x retorno seja bom. Sugeri uma venda (em azul) e saí rapidinho, antes do stoploss (círculo em vermelho), perdemos pouco (-1,06%).
Conclusão : Não aproveitei, subiu muito bem +/- 10%. 

REAL


A linha em azul foi o lucro que tivemos (+ 2,26%), se vocês lembram, eu comentei que sai cedo, vi fantasmas. O que eu tinha receio aconteceu, pois se entrasse novamente e bobeasse, devolveria tudo e mais um pouco.
Conclusão: Fomos bem, poderia ser um pouco melhor.

EURO


Se lembrarem, no final do ano vinha alertando que o euro não poderia cair muito mais, uma vez que até a torcida do Barcelona estava vendida você-quer-ser-mais-um. Fizemos dois trades (em azul), um positivo(+ 0,77%) e outro negativo (- 0,38%).
Com exceção do início do ano, que justificaria uma compra contra tudo e contra todos, estaria enxugando gelo, como diz o Dr. Rosenberg. 
Operar num mercado com este perfil, é perder na certa, foi bom ficar fora.

OURO


Neste mercado acho que tirei o leite que dava (+ 6,32%), fizemos um bom trade (linha em azul), depois disso, a cotação foi levemente negativa.

- David agora que você terminou o "cover your ass",  o que tem haver o título do post?
Eu considero nosso capital algo muito valioso não quero arriscar como num cassino. Um leitor e ex-chefe dizia que o Banco em que trabalhou, na sua matriz, o lema era: É melhor um prejuízo bem explicado que um lucro sem explicação. Não para o acertar na mosca!
Com exceção do SP500, nos outros mercados tivemos uma boa performance no conceito risco x retorno. Dinheiro não é capim.

 Meu erro foi não dar crédito a minha própria previsão do início de janeiro só-pensa-naquilo.
...Em seguida fiz uma avaliação de "cabo a rabo" no Dow Jones o "pai dos índices" e não vi nada negativo lá, ao contrario parece que teremos um bom 1º trimestre...

O SP500 fechou a 1408 com alta de  0,37% o real a R$ 1,8257 com alta de 0,22% e o euro a 1,3345 com alta de 0,45%.
Fique ligado!

Comentários

  1. Aí David, li e achei muito boa sua análise sobre o ouro, uma análise mais de fundo, a partir de Bretton Woods. O abandono da sua condição de lastro, pelo Nixon, deve ser uma das causas de todas essas crises que estamos atravessando. Agora como evoluiu o estoque de ouro ao longo de todas essas décadas? (Sei que novos e fortes produtores, Russia, China, passaram a influir no mercado). Abs, Miori

    ResponderExcluir
  2. O assunto de atrelar a moeda ao ouro é muito polemico e eu pessoalmente não tenho uma opinião definitiva. Quando vai tudo mal e os governos emitem para incentivar a economia o risco de não estar atrelado aumenta, em contra partida quando está tudo bem ninguém lembra.
    Desde o abandono do ouro como lastro a maioria dos BC foram vendendo suas posições, atingindo um mínimo no final da década passada. Desde então o acumulo de reservas pelos países emergentes, principalmente China e Índia e especialmente nos últimos anos, passaram a acumular o metal.

    ResponderExcluir

Postar um comentário