Banho de água fria


Hoje foi publicado os números de desemprego nos USA, criaram-se 88.000 novas vagas quando o esperado era de 190.000, ruim! Mas a taxa de desemprego recuou para 7,6%. Como é possível isso se são necessários 200.000 postos novos por mês, a fim de manter estável a taxa de desemprego? O motivo é que os americanos estão desistindo de procurar novos postos, e o Participation Rate não para de cair.

-David, está muito confuso, o que realmente importa?
Não fique preocupado, você e a torcida do yankees estão confusos, agora imagina o Bernanke que colocou um objetivo para a taxa de desemprego, mas não esperava que o outro índice (participation rate ) continuasse em queda, como ele vai reagir? Não vai gostar com certeza, pois a queda da taxa de desemprego é causada porque menos gente procura emprego, não é saudável. 


O FED colocou todas as suas fichas nos helicópteros e acredito que vai continuar com a mesma estratégia, e agora como os Japoneses agindo da mesma forma, aumentou a concorrência. Se o FED vai a luta com mais helicópteros, o BOJ inunda o mercado de Yens, as outras moedas tendem a subir mais expressivamente, isto está cheirando deflação, hummm.... perigo! 
Veja a seguir a competição de quem inunda mais o mercado com sua moeda, em relação ao seu PIB.


Ontem eu recebi o relatório mensal do meu "guru" Bill Gross e é de longe a melhor leitura dos últimos anos A-Man-In-The-Mirror, posso adiantar que é complexo, tanto do ponto de vista do vocabulário em inglês, como de seu conteúdo. De uma forma resumida, ele questiona se os grandes nomes de Wall Street, onde ele se inclui, foram bem sucedidos por que tiveram sorte ou por competência. A razão, é que bastava seguir uma receita de bolo durante os últimos 40 anos , tomando alguns cuidados em poucos períodos , para que tivessem retornos expressivos, virando assim, gurus.
Ele acredita que estamos próximos a uma grande mudança, onde a era do crédito abundante estaria terminando e tem dúvidas se ele, e todos os outros, estão preparados para este novo contexto. 

Bem eu gostei, porque acredito também que os ganhos feitos nestes últimos tempos foram, por uma boa dose de "sorte", e estar no lugar certo na hora certa. Não é para menos que um dos posts mais lidos do mosca está-na-hora-de-procurar-outra-vaca também coloca esta situação.

Por enquanto vale uma boa reflexão, mas o que fazer? Nem eu nem o Bill Gross sabemos, pelo menos estou bem acompanhado! Hahahahah.....  Continue acompanhando o blog, talvez eu seja iluminado, se e quando, estas mudanças forem necessárias.

O SP500 fechou a 1.553, com queda de 0,43%; o real a R$ 1,9865, com queda de 1,32%, aguardem comentários na próxima semana; o euro a 1,3008, com alta de 0,56%, recomendo que re-visitem o post jorrando-dinheiro e o ouro a US$ 1.579, com alta de 1,67%, aqui também, veja os comentários no post convergência-ou-divergencia.
Fique ligado!


Comentários