Somos a ovelha negra



Toda família tem um filho, tio, ou parente que foge à regra. Sem entrar no mérito do por que, a verdade é que esses elementos acabam atrapalhando o bom desenrolar das relações. Se você acha que é exceção, podem procurar em sua família que encontrarão.

O Brasil está inserido dentro dos países emergentes, e está entre as três maiores em termos econômicos, ou seja, tem um bom peso. AS ações das empresas emergentes estão tendo um desempenho melhor que as dos principais países desenvolvidos, como os EUA e Europa. O material apresentado mais abaixo mostra esses principais números e motivos.

Acontece que estamos saindo de uma longa e profunda recessão, que supreendentemente, causou poucos estragos. Agora entramos numa lenta recuperação, mas que ainda é muito inferior à de nossos pares.

A boa notícia é que boa parte do roubo que existia aqui, promovido de forma institucional pelo PT, está sendo desmontado. Teremos eleições em breve, e seria de se esperar que os candidatos da antiga, ao invés de se elegerem, deveriam estar procurando advogados para evitar de serem presos. Mas não é o que está acontecendo, embora ainda seja cedo.

Um dos fundadores do partido Novo, que conheço de longa data, me informou das grandes conquistas obtidas por esse partido, bem como das perspectivas para essas eleições. Rogerio Cheker, candidato a governador é disparado o melhor entre todos os outros, inclusive o Doria. O objetivo do Mosca não é entrar em política, mas queria transmitir minha opinião. Não é à toa que esse é o tema deste ano “2018: Vestibular Político”

As ações dos mercados emergentes estão excedendo suas contrapartes nos EUA neste ano, o mais recente sinal de que, o apetite dos investidores por risco permanece robusto, apesar das crescentes tensões comerciais.

Embora a alta do mercado de ações dos EUA tenha estagnado desde o pico no final de janeiro, à medida que os investidores estão saindo das empresas maiores, muitos investimentos mais voláteis continuaram a crescer. O MSCI Emerging Markets Index, que acompanha o desempenho dos mercados acionários em 24 países, incluindo China, Brasil e Índia, subiu 1,5% este ano, ultrapassando a perda de 0,4% do SP 500 e a queda de 2,7% do Stoxx Europe 600.

Os ganhos prolongam as altas do ano passado, quando os mercados emergentes subiram 28%, enquanto o SP 500 terminou o ano em 19% e o Stoxx Europe 600 em 7,7%.


Os movimentos são uma surpresa para aqueles que esperavam que as ações nos países emergentes - que tendem a ser altamente sensíveis às perspectivas de crescimento e investimento globais - fossem atingidas quando Trump aumentou o bombardeio contra os parceiros comerciais em todo o mundo.

Ainda assim, as ações dos países dependentes de exportações praticamente não deram atenção às crescentes tensões comerciais, algo que, segundo analistas, reflete a forte perspectiva econômica em muitos mercados emergentes.


O crescimento nos mercados emergentes deverá acelerar para 4,9% neste ano e 5% no próximo ano, ante 4,7% no ano passado e 4,4% no ano anterior, de acordo com estimativas do Fundo Monetário Internacional. Isso ocorre mesmo quando o crescimento nas economias avançadas deve estagnar, chegando a 2,3% este ano e 2,2% no ano que vem.

Os analistas também esperam que as empresas de mercados emergentes publiquem um sólido crescimento dos lucros no primeiro trimestre, o que deve ajudar a aumentar sua atratividade para os investidores. As empresas do MSCI EM Index devem registrar um crescimento nos lucros de 14,5% nos primeiros três meses de 2018 em relação ao mesmo período do ano anterior. Isso marcaria o quarto trimestre em cinco, no qual essas empresas registraram um crescimento percentual de dois dígitos.


As empresas de mercados emergentes normalmente crescem mais rápido do que suas contrapartes em mercados desenvolvidos e podem, por isso, gerar retornos extraordinários. Mas eles também são suscetíveis a vendas dessas ações se: o fluxo de dinheiro dos investidores se reverter; as moedas ou os preços das commodities se enfraquecerem; ou conflitos políticos se consolidarem. No momento, porém, todos esses riscos parecem ser bastante benignos.

Como resultado, os investidores investiram U$ 45 bilhões em fundos de ações de mercados emergentes durante os primeiros três meses do ano, o maior resultado desde 1996, de acordo com a EPFR Global, uma empresa de pesquisa de fundos.

Um fator que impulsiona o fascínio das ações dos mercados emergentes: a contínua recuperação dos preços das commodities. Os preços do petróleo estenderam sua recuperação este ano, com os investidores apostando em cortes de produção, o que aliviou o excesso de oferta global, elevando o petróleo em 11%, e ajudando os exportadores de commodities pesadas.

O declínio do dólar também ajudou os mercados emergentes, tornando sua dívida denominada em dólar mais barata para pagar. O DXY – índice do dólar contra uma cesta de moedas, caiu 2,5% este ano, após a queda que ocorreu em 2017.

Nem todos os países foram poupados de preocupações geopolíticas. Os estoques na Rússia caíram depois que a Casa Branca lançou sanções direcionadas a mais de três dúzias de indivíduos e entidades russas, o que levou o índice de ações da Micex a cair 3,3% até agora em abril. Ainda assim, no ano, o Micex continua com alta de 3,8%.

"Ainda há um ponto de interrogação sobre se estamos entrando ou não em um novo ambiente global em que o protecionismo é muito maior", disse Eamon Aghdasi, estrategista de mercados emergentes da State Street Global Markets.

Combinado com uma perspectiva econômica global ainda brilhante, há apoio suficiente, que explica por que elas essas ações não foram alienadas, segundo Aghdasi.

Os investidores estão vendendo suas posições de ações nos EUA, que agora já ultrapassa as entradas que houveram antes das eleições presidências. No gráfico a seguir, o s mercados emergentes estão sendo um dos grandes beneficiados dessa inversão de fluxo.

No post de ontem missão-cumprida, enfatizei a importância do SP500 não ultrapassar o nível de 2.450: ...” Não se pode perder de vista que minha hipótese é de alta mais adiante. Mas existem alguns pontos que precisam ser respeitados, que no caso é ao redor de 2.450. Na verdade, entre 2.530 e 2.450, sendo esse último de vital importância. Abaixo, vou rever meu quadro de longo prazo” ...

Recebi uma ilustração baseada na análise técnica que faz um paralelo entre o movimento atual e o que ocorreu em 2007. Eu ainda trabalho com uma alta mais a frente, porém não posso descartar que, a ideia desse analista se concretize. Mas não acho que vocês devam se preocupar com isso, caso aconteça, vou refazer as premissas, não vai me pegar de surpresa. Fiquem com o nível de 2.450 na cabeça.


Hoje é sexta-feira 13 e ninguém mais comenta essa data. Também com tantas coisas ruins acontecendo no Brasil, o dia 13 é todo dia! Mas é melhor não cutucar o Leão hoje! Hahaha ...

No post os-chineses-confiam-no-trump, fiz os seguintes comentários sobre os juros de 10 anos: ...” nada disso é suficiente para saber se os juros caminham rumo ao rompimento do nível importantíssimo de 3%. No gráfico a seguir apontei um intervalo entre 2,85 % - 2,95%, que terá que ser rompido com esse objetivo” ... ...” os juros ainda permanecem sem uma definição, embora a aposta do Mosca é de alta” ...


No gráfico abaixo de médio prazo anotei o que eu gostaria e o que não gostaria. No traçado em azul, o intervalo entre 2,71% – 2,64% deveria conter essa correção. Abaixo do primeiro já estriamos fora da posição, o segundo seria o limite que comporta meu cenário de alta de juros. Abaixo disso, e principalmente abaixo de 2,50%, vou mudar de ponta e aumentam as chances de os juros visitarem a mínimas de 1,4% ou próxima dela, dependo do como for o shape.


- David, como assim, você está louco? O FED está subindo os juros, que está em 1,75%. Explique-se!
Meu amigo, eu não estou aqui para tentar buscar a lógica econômica que justificam os preços. Você já deve ter passado por várias situações onde os gráficos se anteciparam aos fatos, e que fique claro, não tenho inside information!

Mas concordo com você, se isso acabar acontecendo, algo muito grave deverá ocorrer na economia ou política. Agora fica para sua imaginação o que poderia ser. O Mosca só está traçando cenários alternativos.

O SP500 fechou a 2.656, com queda de 0,29%; o USDBRL a R$ 3,2415, com alta de 0,27%; o EURUSD a 1,2335, sem variação; e o ouro a U$ 1.345, com alta de 0,76%.

Fique ligado!

Comentários