Missão cumprida



A medida da inflação pelo CPI caiu 0,1% no mês passado em relação a fevereiro, e 2,4% em 12 meses. Os preços básicos, que excluem alimentos e energia para melhor capturar a tendência da inflação, subiram 0,2% no mês e 2,1% no ano.


O objetivo traçado pelo Fed de 2%, pode estar chegando mais cedo do que os formuladores de políticas do Fed esperam. A Ata da reunião de política monetária do mês passado, divulgada na quarta-feira, mostrou que o banco central está mais confiante de que a inflação atingirá sua meta, mas provavelmente somente no próximo ano.

O Fed tem como meta a inflação anual de 2% - medida pelo PCE - para garantir que a economia cresça a um ritmo saudável, sem superaquecimento. Esse índice subiu 1,8% no ano até fevereiro, com os preços do núcleo subindo 1,6%. Porém o dado a ser publicado no final de abril já deverá atingir esse patamar.

Um mercado de trabalho restrito e o aumento da renda das famílias, estão permitindo que as empresas aumentem os preços, provavelmente reforçando a visão do FED de que a economia precisará de mais aumentos nas taxas de juros para permanecer em equilíbrio.

Algumas empresas como a General Mills Inc., disse no mês passado que os ingredientes para seus alimentos embalados estavam acima do esperado em seu último trimestre. Os custos de commodities e outros insumos da General Mills subiram 4% no ano em curso, do que no ano fiscal de 2017.


Ao atingir sua meta de inflação, o Fed não vai correr para restringir a política, mas também ficará mais confortável com a continuação do aumento das taxas. Os investidores que esperam a mesma cautela nas taxas, que o Fed exibiu no passado, particularmente em tempos de tumulto no mercado, podem ter uma surpresa.

Mas o maior risco é que o estímulo ao corte de impostos e gastos, que passam por uma economia com pouca folga no mercado de trabalho, fará com que o Fed corra o risco de que a inflação ultrapasse sua meta. O departamento de Orçamento do Congresso espera que a taxa de desemprego caia para 3,5% até o final do ano, e que o Fed aumente as taxas pelo menos quatro vezes, com outros quatro aumentos no ano seguinte.


Se a inflação se acelerar acima de um nível que coloque o Fed desconfortável, algo como superior a 2,5% a.a., acredito que a autoridade monetária deverá acelerar as altas de juros, não teria motivo para não o fazer. Muito cuidado deve ser tomado com os títulos curtos, com vencimento em 2 a 3 anos.

No post uma-noticia-boa-e-varias-ruins, fiz os seguintes comentários sobre o SP500: ...” As duas possibilidades são prováveis e agora estamos mais ou menos no meio do intervalo” ... ...” Na dúvida se deve zerar, não ter posição, e é o que estou fazendo” ...


Essa posição no SP500 é instrutiva, expondo como eu opero com intervalos mais curtos de tempo. Vamos tentar uma nova operação de venda, no nível de 2.710, com um stoploss a 2.750. Esse stoploss é bastante curto, pois, é possível que atinja 2.800 antes de voltar a cair. Complicado? Pode ser, mas estamos numa correção onde tudo fica mais difícil.


Não se pode perder de vista que minha hipótese é de alta mais adiante. Mas existem alguns pontos que precisam ser respeitados, que no caso é ao redor de 2.450. Na verdade, entre 2.530 e 2.450, sendo esse último de vital importância. Abaixo, vou rever meu quadro de longo prazo. Mas ainda tem muita agua para rolar, e no momento o interesse é de venda no nível acima.

O SP500 fechou a 2.663, com alta de 0,83%; o USDBRL a R$ 3,4085, com alta de 1,04%; o EURUSD a 1,2329, com queda de 0,28%; e o ouro a U$ 1.334, com queda de 1,32%.

Fique ligado!

Comentários