A opinião de quem importa



Durante minha vida profissional tive contato com inúmeros analistas, economistas e gestores de fundos. Aprendi que, a opinião a se ouvir é de quem bota na reta, com parcimônia, vou explicar em seguida por que. Quem não bota na reta, a sua opinião se perde no tempo, pois se acerta faz uma fanfarra, se erra, ou muda de opinião, ou fica quieto. Quem bota na reta tem sua cota publicada diariamente, não tem como fugir.

A parcimônia se deve ao fato de intuir qual é a sua posição. Quando você é seu concorrente, precisa tomar cuidado para ele não te “operar”, falar que está fazendo uma coisa e na verdade está fazendo exatamente ao contrário. Isso normalmente acontece quando ainda quer aumentar sua posição. Quando já está lotado, aí sim, vai dizer a verdade, precisa de parceiros para que eventualmente possa sair da posição.

Hoje vou transcrever a opinião de Ray Dalio. Eu já comentei sobre ele algumas vezes, mas só para relembrar, é o fundador da Bridge Water, um hedge fund que administra U$ 160 bilhões, sendo que o investimento mínimo é U$ 50 “paus”, onde “paus” = milhões! Não é para qualquer um.

“A política está desempenhando um papel mais importante em influenciar os mercados do que é típico, e eu (e outros) ainda estou tentando descobrir onde Donald Trump está nos levando, especialmente no que diz respeito ao comércio e outras guerras. Além de me levar a pensar muito e me aprofundar no que está acontecendo agora, está me levando a aprofundar as guerras comerciais e militares do passado para ver seus efeitos nas economias e nos mercados.

Vou revelar minhas descobertas quando concluir o exame. Enquanto isso, compartilharei algumas de minhas reflexões pelo pouco que valem.

Desde que Donald Trump parece mais disposto a entrar em uma guerra comercial do que qualquer presidente desde Herbert Hoover, e considerando que o início de uma guerra comercial é como atirar pedras nas engrenagens da economia mundial, seus movimentos recentes são naturalmente assustadores para os mercados.

No entanto, até agora, o que ele realmente fez é modesto e parece ter motivação política significativa, então, o que estamos vendo pode ser uma tática de negociação e uma ação política que não precisa significar uma guerra comercial.

Também, como esperado, a resposta chinesa ao seu movimento foi modesta, então até agora vimos muitas ameaças sem muito dano, o que é compreensível antes das eleições intercalares. Se esta for a negociação que eu espero, o próximo passo será em direção a alguns acordos comerciais que se pareçam com vitórias para Trump, então as tensões diminuirão e os mercados vão gostar.

Esse é o cenário mais provável. Eu consideraria que o cenário seria quebrado se houvesse qualquer novo agravamento nas relações comerciais com a China daqui.

Nós vamos descobrir em breve.

Ao mesmo tempo, não posso deixar de me perguntar se a guerra comercial é parte de um conflito iminente maior.

A analogia com o final da década de 1930 continua a ecoar na minha cabeça - isto é, a confluência de brechas de riqueza e estresse econômico que leva ao populismo tanto da esquerda (comunismo) quanto da direita (fascismo), acompanhado pelas mudanças na ordem mundial, de um poder dominante saindo da Grande Guerra para um poder crescente rivalizando com aquele poder dominante (se você não sabe sobre essa dinâmica, leia sobre Armadilha de Tucídides), todos levando a conflitos militares.

Durante esses tempos, a democracia caótica e o comércio laissez-faire tendem a dar lugar a um autoritarismo mais direcionado e ao “capitalismo de estado” (isto é, governo redirecionando as atividades de negócios para o serviço dos interesses do país e longe do serviço dos interesses dos acionistas).

É notável que Donald Trump, ao mesmo tempo em que suas tarifas foram anunciadas, tenha mudado os principais líderes de moderados para radicais, que estão mais inclinados a acreditar que conflitos mais amplos são prováveis ​​/ justificados. Pode-se conjecturar que algumas das recentes intervenções de Donald Trump na economia - por exemplo, sua ordem executiva que impediu a Broadcom de comprar a Qualcomm, o protecionismo para assegurar a capacidade de produção doméstica e a limitação das compras chinesas de tecnologia e outras empresas importantes - são o vento apontando nessa direção.

Certamente estamos em um período em que a ordem mundial está passando de dominada pelos EUA para multipolar (vale a pena considerar a Armadilha de Tucídides), as brechas de riqueza são grandes e crescentes e o populismo, o nacionalismo e o militarismo também parecem estar aumentando, e esses fatores provavelmente desempenharão papéis maiores em afetar as economias e os mercados (por exemplo, o populismo no México, conforme manifesto nas próximas eleições de julho, pode ter um efeito maior sobre a economia e os mercados do México do que qualquer outra coisa).

Nessas ocasiões, acredito que é especialmente importante manter a carteira de uma pessoa flexível e diversificada (não ter riscos concentrados).

Palavras do Guru de Wall Street, vale a pena uma reflexão em suas ideias.

Vou comentar um pouco sobre o bitcoin. Ao pesquisar os posts escritos sobre esse assunto, notei que existem vários, quando ainda era a coqueluche dos mercados. Até que de repente, saiu da mídia! No post a-bolha-estourou, fiz os seguintes comentários: 

...” David, a bolha estourou?
Tecnicamente não se pode afirmar ainda. O gráfico abaixo aponta 2 níveis importantes nesse sentido: primeiro ao redor de U$ 8.000, depois U$ 5.800, somente abaixo do último, uma afirmação nesse sentido poderia ser feita. Pode ser que, o que está ocorrendo agora seja uma grande correção. Mesmo assim, não recomendo comprar” ...


Esse post foi escrito a pouco menos de 60 dias e de lá para cá, os preços reagiram, porém hoje estão de volta testando o nível de U$ 8.000. Um analista sugere que se rompido esse nível, o bitcoin poderia atingir U$ 3.500.


Para quem acompanhou o programa Fantástico nesse final de semana, assistiu a uma reportagem sobre o bitcoin. Para quem não conhece o assunto, não entendeu nada, inclusive quem preparou a matéria, horrível! Mas nele pude notar algumas entrevistas de jovens que estão envolvidos com a negociação das crypto moedas, notei uma extrema arrogância. Devem ter ganho algum dinheiro com a alta e se acham os “ gênios”. Conheço muitas histórias que começaram desse jeito e terminaram mal.

Fico ainda com as mesmas observações acima, abaixo de U$ 5.800, pode ser que a bolha esteja a caminho de levar o bitcoin a U$ 1.000/U$ 2.000, esse é o padrão de bolhas, perde de 80% a 90% de seu valor máximo.

No post conselhos-do-FMI, fiz os seguintes comentários sobre o ouro: ...” no gráfico abaixo aponto um triângulo descendente cuja maior chance é um rompimento para baixo. Até vou estudar um eventual trade, caso o nível de U$ 1.300 seja rompido. Não sei ainda, pois seria uma operação de curto prazo, pois logo em seguida, estaria interessado em comprar”...


Mas o ouro resolveu agir diferente do esperado, e ao invés de romper para baixo o triângulo, rompeu para cima, e nem avisou a gente! Hahahaha .... Então estamos agora conforme o gráfico abaixo.


- Epa, David você desfigurou completamente o triangulo, está querendo nos enganar?
Hahaha ..., é assim mesmo, em correções se alteram as retas de acordo com a evolução do mercado. Agora ficou um pouco mais próximo da linha superior vermelha, que se ultrapassada vou sugerir compra. Com as oscilações recentes, o ouro está buscando um rumo, se Trump começa a guerra comercial deve subir, senão pode testar novamente a linha inferior.

Veja que grifei acima, que só me envolveria numa venda se o ouro caísse abaixo de U$ 1.300, o que não aconteceu. Disciplina!

Não quero nem dizer o que estou pensando em fazer amanhã, pois posso confundir a cabeça de vocês em um trade de curto prazo. Os sinais quando o ouro bate na linha inferior do triangulo são positivos (alta) e quando bate na linha superior negativos (baixa), nada diferente do humor do mercado nesses últimos dias. O que posso dizer é que, parece que o ouro está se preparando para dar um salto para cima, só não sei de que nível. Deixe ele nos dizer, ao invés de tentarmos adivinhar. Paciência é fundamental nesse negócio!

O SP500 fechou a 2.612, com baixa de 1,73%; o USDBRL a R$ 3,326, com alta de 0,59%; o EURUSD a 1,2401, com queda de 0,40%; e o ouro a U$ 1.344, com queda de 0,67%.

Fique ligado!

Comentários