A bolha estourou?



O bitcoin não começou o ano bem. Alguns governos tomaram mediadas contra o uso das cryptocurrencies, e hoje foi a vez da Índia. O governo desse país tornou-se o último a declarar sua oposição aos pagamentos com bitcoin, dizendo que faria tudo o que estiver ao seu alcance para eliminar o uso de criptografia.

"O governo não considera criptografia legal, nem moeda, e tomará todas as medidas para eliminar o uso desses criptográficos no financiamento de atividades ilegítimas ou como parte do sistema de pagamento", disse o ministro das Finanças, Arun Jaitley. No entanto, enquanto explora o bitcoin, anunciaram que a Índia adotaria os blockchain. "O governo explorará o uso da tecnologia blockchain de forma proativa para adentrar a economia digital".

A notícia foi mais um revés para a criptografia, com o Bitcoin agora bem abaixo do seu nível de suporte recente em torno de US $ 10.000. Curiosamente, Ethereum foi amplamente poupado da recente queda, e continua a crescer mais 30% no ano, enquanto o bitcoin caiu mais 30% em 2018.


A ilustração a seguir mostra como foi a dança das cadeiras no Universo da cryptocurrencies desde 2014. Notem que com exceção do bitcoin, todas as outras moedas mudaram de posição quando o critério é o valor de mercado. Tudo isso indica que esse mercado é muito embrionário, e mesmo o bitcoin, o mais popular de todos, pode perder atratividade no futuro.



- David, a bolha estourou?
Tecnicamente não se pode afirmar ainda. O gráfico abaixo aponta 2 níveis importantes nesse sentido: primeiro ao redor de U$ 8.000, depois U$ 5.800, somente abaixo do último, uma afirmação nesse sentido poderia ser feita. Pode ser que, o que está ocorrendo agora seja uma grande correção. Mesmo assim, não recomendo comprar.


Uma informação complementar ao tema principal da semana sobre bolsa de valores, se encontra a seguir. A pergunta que se pode fazer é em que nível os juros dos títulos de 10 anos americanos passam a ter influência mais forte na bolsa americana. Segundo a estática abaixo, esse nível seria de 3 % a.a. Se minhas indicações técnicas sobre os juros estiverem corretas poderemos observar se a bolsa vai sentir o peso quando os juros atingirem esse nível.


Nesse tema também, por muito tempo existe uma corrente que advoga a compra de empresas que distribuíssem dividendos em detrimento da compra de títulos de renda fixa. Essa vantagem acaba de terminar, como o gráfico abaixo mostra, os juros dos títulos americanos de 2 anos ultrapassaram o percentual dos dividendos das empresas listadas na bolsa americana.


Já no quesito dívida, assunto principal do Mosca na semana anterior, observem como o volume de vencimentos dos títulos se elevará nos próximos anos. Interessante também, que a grande maioria são de títulos de credito cuja classificação de credito não é investment grade. Se os juros subirem, essas empresas terão problemas de renovação.


Já no caso brasileiro, tão debatido nos últimos tempos, o nível de endividamento ainda é baixo quando comparado com os outros países. Porém, dois pontos devem ser observados, primeiro que o nível de taxas de juros é muito mais elevado por aqui, o que torna a curva de crescimento mais acelerada; segundo que o crescente déficit da Previdência pressiona as contas públicas de forma insustentável no longo prazo. Conclusão: Se uma reforma de Previdência for implementada e os juros continuarem a cair, teremos uma posição bastante saudável no futuro.



No post esta-na-hora-de-mudar-de-direção, fiz os seguintes comentários sobre o ouro com uma visão de mais longo prazo: ...” O mercado deverá negociar no próximo mês dentro do triangulo anotado em azul e provavelmente irá romper ao ultrapassar os níveis de U$ 1.350 e em seguida uma região importante compreendida entre U$ 1.370 – U$ 1.380. Em ultrapassando o próximo target será a U$ 1.450’ ...


Com uma visão de mais curto prazo tenho dúvida se o mercado irá romper proximamente (1), no nível apontado acima – em verde no gráfico, ou ainda uma correção vai preceder levando o ouro ao redor de U$ 1.290, para em seguida voltar a subir (2).

Quando se está em dúvida não se deve fazer nada, isso não significa deixar de acompanhar o mercado. Nesse caso especifico vou sugerir um trade, caso a proposta (1) prevaleça. Comprar ouro a U$ 1.385 com stoploss U$ 1.350. Na verdade, este stoploss está bastante apertado, mas se não fizesse isso, estaria propondo um trade onde a potencial perda seria igual ao potencial ganho, e isso não é bom. Desta forma, a ideia é sair do mercado caso o rompimento seja um false break.

Antes de escrever este post, eu estava um pouco angustiado, como poderia dizer aos meus leitores que quero comprar ouro, mas estou em dúvida? E seu eu não sugerir um trade e o ouro subir? Fico com cara de taxo!

Entretanto, percebi que poderia fazer essa sugestão, que evita perder esse movimento caso aconteça. Isso só é possível, com um desprendimento entre o emocional e o racional. Ao me desatar do preço e me ater ao movimento, mantenho a finalidade perseguida na gestão de recursos. O objetivo é com o bolso e não com a opinião.

O SP500 fechou a 2.821, sem variação; o USDBRL a R$ 3,1668, com queda de 0,60%; o EURUSD a 1,2509, com alta de 0,72%; e o ouro a U$ 1.349, com alta de 0,39%.

Fique ligado!

Comentários