Quando a lógica não prevalece


Durante as últimas décadas criou-se uma ideia no mercado que, quando o diferencial de juros entre dois países é elevado, a moeda daquele com maior juro tende a se valorizar em relação ao outro. Naturalmente esse raciocínio é mais efetivo em países desenvolvidos, o G-10. Com o passar do tempo, moedas de países emergentes também ganharam esse status, só não sendo valido quando a sua balança de pagamentos apresentava déficits crescentes.

Desde o ano passado, o FED começou sua política de ajuste dos juros enquanto o ECB permanece com taxas negativas. O diferencial entre eles vem subindo conforme se pode verificar a seguir.


Seria de se esperar que o dólar se valorizasse em relação ao euro. No post publicado essa semana o-fiasco-do-dólar, mostrei que aconteceu exatamente ao contrário, o dólar caiu 9% esse ano em relação ao euro. Esse fato tem deixado parte dos analistas perplexos, onde está lógica prevaleceu por tantos anos.

O Mosca não se preocupa com esses motivos, se baseia nos gráficos. Outro dia, fui indagado por um leitor se eu não levava em consideração os fundamentos. Claro que levo, boa parte do meu dia passo pesquisando e lendo relatórios diversos. A diferença é que não monto, nem sugiro, nenhuma operação só porque os fundamentos aconselham. Quando esse é o caso – evidência nos fundamentos, faço uma análise dos gráficos e se esses apontam na mesma direção, ótimo, caso contrário, não faço nada.

Em relação ao euro, acredito que existem diversos motivos para essa anomalia, primeiro que só os garçons do Boulevard Saint German não estavam vendidos no euro, afinal esse era o lógico a fazer.

Mas durante o ano de 2017, a Europa começou a melhorar muito mais que o esperado, vejam a seguir o crescimento surpreendendo a cada novo dado.



Depois de uma longa história atuante em mercados cambias, aprendi que o que vale nesse mercado é o fluxo. Com a intervenção dos bancos centrais ao redor do planeta, e considerando que seus critérios de alocação são muito distintos ao dos investidores, presencie diversas vezes situações similares a descrita acima.

No caso específico, mesmo com juros negativos, vem ocorrendo uma migração de investimentos da bolsa americana para a europeia, função dos preços mais convidativos desse último em termos de valor.

Também não quero advogar contra esse argumento pois ele é importante também. Assim, se o FED continuar subindo os juros como prometido em suas minutas e o ECB continuar sua teimosia mantendo os juros negativos, isso poderá ter efeito na taxa cambial. Mas não é o que indica os gráficos, por enquanto o euro é para cima. Será que o ECB vai jogar a toalha? Não sei, só sei os que os gráficos me dizem!

Os dados de desemprego saíram um pouco melhores que o esperado com a criação de 228 mil vagas. A taxa de desemprego manteve-se em 4,1%. O que surpreendentemente continua baixo são os salários, que cresceram meros 0,2%, acarretando numa taxa anual de 2,5%.

Já aqui no Brasil, foi publicado o IPCA de novembro que ficou em 0,28%. Na comparação anual subiu levemente para 2,8%. Os alimentos ainda permanecem como um dos principais elementos de pressão para baixo, engatando na sua sétima deflação consecutiva. Daqui a pouco a comida vai ficar literalmente de graça! Hahaha ....

Faltando apenas um mês para o termino do ano, é bem provável que a inflação anual feche em 2,8%, segundo a Rosenberg. O nosso Presidente do banco central, Ilan Goldfajn pode começar a preparar seu Power Point para explicar ao Senado porque a inflação ficou abaixo do limite inferior da banda. Como medida prática, aumenta a chance da taxa SELIC estender a queda para 6,5% a.a., que mesmo assim, representa um juro real ex post elevado de 3,8%a.a.


Agora sabemos quem anda puxando as cotações do bitcoin, veja a foto ao lado. King Jong-um deve estar aplicando suas esparsas reservas para provocar Trump. É provável que o FED esteja preocupado com a evolução meteórica das cotações. Conhecendo a personalidade do presidente americano, aliado ao fato que na próxima semana se inicia a negociação no mercado futuro, não me surpreenderá ver o presidente americano sorrindo numa outra foto com as cotações caindo, resultado da venda a descoberto dessa cryptocurrency! Hahaha ...


No post 2018-esta-chegando, fiz os seguintes comentários do juro de 10 anos: ...” como apontei, a resolução final está próxima, acredito que até o Natal no máximo, o mercado nos dirá se os juros estão mirando para 2,65% a.a. ou mais, ou se as forças que comandam a queda, conforme descrevi no post riscos-frente, empurram os juros na busca de novas mínimas. É verdade que nessa última hipótese, muita agua vai rolar antes que isso aconteça” ...

Não preciso nem repetir o gráfico postado anteriormente. Como podem notar a seguir, os juros se mantem contidos dentro de um pequeno triangulo.


Acredito que meu timing está bom, até o Natal essa batalha será resolvida. Rompimentos de triangulo são fortes, é como se o mercado ficasse contido por um tempo num intervalo, pela divisão de opiniões. Quando um dos lados vence, o outro sai correndo zerando suas posições. Como é de se esperar, triângulos tendem a romper no sentido do movimento anterior que nesse caso é para cima.



O SP500 fechou a 2.651, com alta de 0,55%; o USDBRL a R$ 3,2918, sem variação; o EURUSD a 1,1764, sem variação; o ouro a U$ 1.247, com alta de 0,11%.

Fique ligado!

Comentários