Conflito de interesses


Como foi largamente anunciado, o presidente americano Donald Trump escolheu Jerome Powell para presidir o FED. Uma matéria no Wall Street Journal classifica a escolha como Mr. Ordinary. Para tanto, diz que a escolha do comandante do FED nos últimos anos, se divide em duas categorias: personalidades de comando como Paul Volker e Alan Greespan, cujas visões sobre inflação e juros dominavam entre 1980 até meados dos anos 2000; e os líderes de consenso, onde se encaixa Ben Bernanke e Janet Yellen, que guiaram o banco central para decisões mais abertas diminuindo o poder do presidente do FED.

Julgando Powell pelos seus 40 anos de carreira no governo, justiça e bancos, é provável que se encaixa no último grupo. Sendo assim, o FED deverá ser comandado da forma que vinha sendo desde a saída de Greenspan.

Essa continuidade deverá ser comemorada pelo mercado, que odeia incerteza, e principalmente no FED. Além de satisfazer Trump que vem dizendo aprovar a alta das bolsas e desemprego em declínio. Aliás, sobre esse último ponto, tem estado bastante quieto. Acho que algum assessor deve ter alertado que a taxa de desemprego já está bastante baixa e sua queda pode complicar a inflação.

Mas Powell tem uma característica que o distingue e muito de todos os outros presidentes do FED, é muito rico! A figura a seguir mostra o patrimônio dos últimos mandantes dessa instituição.


Grande parte de sua fortuna foi feita no mercado financeiro beneficiado pela alta das bolsas de valores, cujos mandatos ocorreram com mercados em alta. Isso é uma caraterística que poderá levantar suspeitas onde sua decisão é feita em causa própria. Por exemplo, se a inflação mostrar suas garras no futuro, teria coragem de subir os juros de forma agressiva ou vai preferir alongar para não afetar seus investimentos? 

Essa situação leva a um potencial conflito de interesses, e como se pode verificar nos números acima, seu patrimônio está classificado entre os 0,1% da população mais rica.

O fato é que Trump novamente escolhe entre seus colaboradores, o pessoal da turma de cima, e para eles pode ser difícil pensar na turma de baixo!

Os dados de emprego foram publicados pela manhã. No mês de outubro foram criadas 261 mil novas vagas, um pouco abaixo do esperado pelo mercado - 300 mil. Esse resultado se contrapõe ao do mês anterior que foi muito afetado pelos furacões. Um detalhe intrigante é que desse total, 89 mil correspondem a garçons e barmen.


Não tão positivo foram os ganhos por hora, com crescimento nulo no mês, o que ocasionou uma queda em bases anuais para 2,4%. Já a taxa de desemprego está beirando os 4%, e isso poderia dar uma ideia de escassez de mão de obra. Acontece que a queda foi consequência da saída de um grande número de americanos do mercado de trabalho – 765 mil. O gráfico a seguir mostra o incessante movimento neste sentido. Hoje são mais de 95 milhões que não estão na força de trabalho. Haja Uber para justificar tanta gente fora do mercado formal de trabalho!


No post persistir-no-erro-é-teimosia, fiz os seguintes comentários sobre os juros de 10 anos: ...” o mercado está “digerindo” este rompimento, negociando próximo do patamar de 2,42%. Isso comprova a importância desse nível” ... ...” Sempre existe a possibilidade de o mercado voltar e sermos executado em nosso stoploss, porém os indicadores que acompanho estão sólidos indicando que a direção é para cima” ...


Para quem usa análise técnica, os sinais dados pelo mercado é o mais importante. Você pode começar um trade confiante que tudo indica no sentido de um bom resultado. Mas isso pode não acontecer. Ao invés de ficar p#@o e ficar se xingando, o melhor sempre é processar os movimentos. Por essa razão, deve-se indicar o stoploss de início e não deixar para depois. 


Muito bem, nosso trade parecia caminhar no sentido certo, porém o nível de 2,42% foi violado, só que desta vez para baixo. No momento se encontra a 2,34%, próximo de nosso stoploss.

Agora não temos muita margem de manobra, ou o mercado vira e volta a subir, ou provavelmente seremos stopados. Se isso acabar acontecendo, não significa que os juros caiam abaixo de 2%, como eu estava esperando alguns meses atrás.

Pode ser que a correção continue de forma impiedosa e daqui alguns meses veremos níveis mais elevados.

- David, se ficamos p#@o quando stopados, na situação que você menciona, se fica p#@o ao quadrado! Não é melhor ficar na posição?
Definitivamente não! O problema de não ser disciplinado implica na tendência de virar torcedor. O mercado vai contra, você espera, vai mais um pouco, você espera, e assim o prejuízo pode ficar muito maior do que você desejava, isso tudo só para provar que estava certo.

Lembrem-se, não queremos provas que nunca erramos, queremos acumular ganhos.


O SP500 fechou a 2.587, com alta de 0,31%; o USDBRL a R$ 3,3130, com alta de 1,44%; o EURUSD a € 1,1607, com queda de 0,41%; e o ouro a U$ 1.269, com queda de 0,46%.


Fique ligado

Comentários