China: Menos ótimo!


O presidente Trump, de tempos em tempos, reaparece na mídia, normalmente acusando alguém ou se defendendo, com o objetivo aparente de chamar a atenção. Todo esse stress tem conseguido zero de benefício para seu povo, pois fora essas bravatas nada de concreto é realizado. Realmente decepcionante!

Nesta semana embarcou para uma viagem à Ásia onde a China é o seu maior interesse. De forma “amigável” com seu anfitrião manteve conversas difíceis sobre a Coréia do Norte e assuntos comercias. Em relação a esse último, ao invés de culpar Pequim, culpou seus predecessores por possuir uma relação econômica “muito injusta e unilateral”.

Trump disse que as administrações passadas permitiram que a China ganhasse vantagens comerciais injustas em relação aos EUA, acrescentando: “ Mas vamos fazer isso ficar justo e excepcional para nós dois”.

Xi Jimping sorriu amplamente para algumas observações do Sr. Trump, incluindo a de que a China não era culpada pelo desequilíbrio comercial.

Será que Donald Trump imagina que o Presidente Chinês vai entrar nesse argumento ridículo? Xi Jimping deve estar morrendo de rir.

Nesta semana a China divulgou o resultado da balança comercial, que registrou um superávit de U$ 38 bilhões. As exportações cresceram 6,9% em 12 meses, enquanto as importações 17,2%. Mesmo assim, os analistas ficaram frustrados, afinal esperavam um superávit de U$ 39,5 bilhões.


Observem o gráfico e notem que em raras ocasiões o superávit ficou abaixo de U$ 30 bilhões, e verdade que em 2015, tanto as exportações como as importações apresentaram crescimento negativo.

A rubrica comercial vem crescendo há anos, atualmente as exportações estão na casa de U$ 2,1 trilhões e as importações em U$ 1,8 trilhões, isto não é nada pequeno. Fico imaginando como é possível continuar crescendo nessas taxas elevadas. Se estivéssemos falando de U$ 100 milhões por ano de exportações, um aumento de 10% representaria U$ 10 milhões, qualquer fábrica de jeans poderia ser a responsável por esse aumento. Agora com os níveis da China, 10% representam U$ 210 bilhões, como aumentar desse valor ano após ano? Haja calças para exportar, e pior, demanda para tanto.

AS importações também são muito elevadas, mas são contrapartida das exportações em sua grande maioria. Ao aumentar um lado, aumenta o outro.

Como esse nível de crescimento das contas comerciais é acima do PIB mundial, e considerando que é a 2º economia do mundo, com certeza produtores ao redor do mundo vem perdendo seu mercado. Uma projeção simplista e de certa forma grosseira, indica que não irão sobrar nenhuma fábrica fora as chinesas.

Quando vejo os analistas ficarem decepcionados porque um resultado ficou um pouco abaixo do realizado, como nesse caso, me leva a crer que não tenham um mínimo de julgamento sobre o número analisando. Minha leitura na pior, pior, das hipóteses, é que a balança comercial chinesa ficou menos ótima, ou melhor, só um pouquinho! Hahaha ...

As reservas chinesas publicadas ontem mostram uma certa estabilidade. Com um nível astrofísico de U$ 3,0 trilhões, representam uma ameaça muito maior aos EUA que ao inverso. Sobre esse assunto Trump não fala nada, mas tenho certeza que o Presidente Chinês, em suas conversas reservadas fala baixinho para o Trump ...“ não temos intenção nenhuma de vender os dólares de nossa reserva, gostamos e acreditamos no dólar. Mas se existir alguma ameaça, é algo que iremos considerar seriamente”... 

 
No post abrimos-champanhe, fiz os seguintes comentários sobre o SP500: ... “Eu trabalho com a continuidade da alta depois dessa correção que se iniciou esta semana. Mas tenho ciência, pois já frisei várias vezes aqui, que o SP500 está em fase terminal, onde uma correção bem mais profunda deverá ocorrer” ...

 
Essa semana o SP500 testou um primeiro ponto considerado com target – 2.590 (em vermelho), conforme pode ser visto no gráfico a seguir, de mais longo prazo. Não é o mais comum que uma reversão aconteça nesse nível, porém acontece. Nos dias que precederam, o SP500 buscou romper essa marca com idas e vindas, situando-se agora em 2.580.


Vou liquidar mais 1/3 da posição e permanecer com 1/3 remanescente ajustando o stoploss para 2.530.

Os outros dois pontos marcados no gráfico em azul são níveis potencialmente importantes para um eventual topo. Ainda continuo com um viés positivo, pois caso contrário liquidaria toda a posição, mas considero que o mercado está ficando perigoso.

Não gostaria de criar nenhum sinal de preocupação, pois até o momento não existe indicações para tanto, e o mercado poderá continua subindo. Pode ser que uma correção esteja acontecendo, ainda pequena, apenas alguns percentis. Como pode ser a correção maior, que calculo levar o índice para a casa dos 2.000, um nada desprezível 25%.

Faz parte da decisão de um investidor saber com que percentagem se seu portfolio quer estar exposto no risco. A grande diferença em termos de retorno é a sabedoria de alocar um pouquinho, um pouco, ou um “poucão”!

O SP500 fechou a 2.584, com queda de 0,38%; o USDBRL a R$ 3,2547, sem variação; o EURUSD a € 1,1639, com alta de 0,41%; e o ouro a U$ 1.285, com alta de 0,34%.


Fique ligado!

Comentários