O céu não é o limite


Maynard Keynes já dizia com muita propriedade “ o mercado pode ficar mais tempo irracional que você se manter solvente”! Tenho enfatizado ultimamente a importância das finanças comportamental que leva em consideração a reação dos humanos quando o assunto é investimentos. De nada adianta um modelo matemático indicar que um mercado está absurdamente caro, se as pessoas continuam comprando, vai ficar mais absurdamente caro.

O melhor exemplo recente é o Bitcoin. Inúmeros economistas e executivos de renome classificaram a moeda digital como uma farsa, indicando que sua cotação estaria próxima de um grande colapso, sem falar nos governos, principalmente o Chinês, que colocou inúmeras barreiras na sua negociação. Tudo isso não foi suficiente para evitar novos recordes de preços atingidos nessa semana, cujo valor já ultrapassa U$ 5.000.

O gráfico a seguir mostra que cada vez mais rapidamente, com um intervalo de tempo menor, o Bitcoin atinge novos recordes após uma baixa temporária.



Toda essa dinâmica dá mais força para que compra, pois a cada nova alta, não existe ninguém perdendo. Apenas aqueles que venderam sua posição para, ou comprar mais barato, ou acreditar que chegou no topo. Para esses últimos, notam uma sensação de derrota a cada nova alta, o que pode fazer com quem entrem novamente com preços mais elevados. E assim, o mercado vai atingindo recorde após recorde.

- David, parece que você mudou de opinião, está sugerindo comprar Bitcoin?
Talvez eu não tenha me expressado bem, continuo com a mesma opinião, esse mercado entrou num movimento característico de uma bolha, e em algum momento sofrera quedas significativas. O que eu não sei é quando e a que preço. O máximo que posso sugerir é ficar fora desse negócio. O céu não é o limite!

Mas essa bolha estourando pode representar algum risco maior ao mercado de risco? Não acredito que a queda do Bitcoin, seria o gatilho para uma saída generalizada. Porém o maior risco de uma reviravolta pode estar no mercado de bonds.

O Deutsche Bank apresentou um gráfico que pode ser um grande candidato para esse fim. Veja a seguir o volume de bonds com taxas negativas.


Nessa categoria se encontram U$ 8,0 trilhões, um volume equivalente a 17% do total emitido. Esses títulos em sua maioria estão na carteira dos bancos centrais principalmente do ECB e BOJ. Os investidores abandonaram suas posições nesses papeis e se aventuraram em outros mercados como: títulos de empresas, empréstimos, high yield, títulos emergentes e bolsa de valores.

Segundo o Deutsche o risco dessa bolha estourar não seria o enxugamento anunciando pelo FED, com quantias relativamente baixas – ao redor de U$ 50 bilhões/mês. Na sua visão, quando a inflação começar a subir nos EUA, a autoridade monetária vai acelerar as altas de juros, que significa maiores taxas de juros globalmente, inclusive na Europa.

A boa notícia é que ninguém espera que a inflação americana suba antes do 2º semestre de 2018, a má notícia é que os investidores acreditam que a inflação não subira nunca mais. A conclusão é que, os bancos centrais já estão se mexendo lentamente e quando a inflação começar a subir “o check out do dinheiro barato será muito mais difícil que foi o check in! ”

No post concorrência-de-peso, fiz os seguintes comentários sobre os juros de 10 anos: ...” entrar agora na ponta contrária apostando na alta de juros, não ainda. Conforme mencionei acima, os juros terão que ultrapassar a barreira dos 2,35 % - 2,40%, para que eu avente essa hipótese. No gráfico abaixo marquei uma figura denominada de megafone – em vermelho. Enquanto não romper o limite vermelho, pode ser que os juros ainda voltem a cair ao nível de 2% a.a. Pode ser! ” ... ...Mantenho minha posição, vamos entrar na aposta dos juros subir, somente se, ultrapassar os 2,40%, caso contrário, vou observar” ...


Como se a previsão do Mosca fosse uma alerta para esse gigantesco mercado, os juros chegaram a máxima de 2,40% e recuaram depois disso – vocês não acreditam que tenho todo esse poder!


No gráfico acima expressei a dúvida do momento, vai dar preto ou vermelho? Se você quiser fazer uma aposta para juros em alta, o nível atual é convidativo, coloque o stoploss a 2,20%. Se quiser apostar numa queda de juros venda e coloque o stoploss a 2,40%. O Mosca não faz nada, se é para apostar preto ou vermelho vou ao Cassino!


O SP500 fechou a 2.553, com alta de 0,10%; o USDBRL a R$ 3,1489, com queda de 0,65%; o EURUSD a € 1,1822, sem variação; e o ouro a U$ 1.320, com alta de 0,73%.


Fique ligado!

Comentários