Cryptocurriencies


Diversos leitores me perguntam sobre a propagação das moedas digitais ou cryptocurrencies. Embora eu tenha comentado em alguns posts este assunto, ultimamente ganhou mais destaque. Nos artigos publicados sobre esse assunto, sempre existem relatos de pessoas que compraram no passado e tiveram ganhos expressivos, desta forma é natural que todo mundo gostaria de dar uma beliscada também.

Um dos leitores me enviou um trabalho bem detalhado de como funciona esse mercado cujo link se encontra a seguir Bitcoin. Vou usar alguns dados desse material.

Mas a pergunta que não quer calar é simples: devo ou não investir nessa moeda? A primeira pergunta a ser respondida, quando o assunto é investimentos, é qual a sua utilidade econômica? A princípio apenas um meio de pagamento. Você não recebe dividendos, nem juros, nada, sua única fonte de ganho é a valorização, assim é necessário que os preços subam, subam, subam, sem parar. Para que isso aconteça é necessário que a demanda seja crescente em relação a oferta.

No artigo que está anexado acima, existe uma explicação como cresce a oferta da Bitcoin, é um pouco complicado, mas o gráfico a seguir mostra que em determinado momento a quantidade de Bitcoins será fixa.


Assim se a demanda for crescente e só existisse a Bitcoin, esse requisito seria positivo. Mas não existe somente a Bitcoin, outras 100 moedas já estão disponíveis, onde a participação entre as 10 maiores se encontra a seguir.



O número de carteiras, que é como se denomina um investidor, vem crescendo de forma exponencial, o último dado dá conta de 15 milhões e crescendo 1 milhão por semana.

Mas para que servem essas moedas? Os grandes atrativos são: não é possível identificar as transações, são secretas; não são administradas por nenhum governo, assim não estão sujeitas a manipulações ou emissões sem controle; portabilidade, o detentor pode transferir moeda para qualquer lugar do mundo, basta um computador ou smartphone; aceitabilidade, vários estabelecimentos aceitam receber pelas mercadorias em moedas digitais; liquidez, o volume transacionado já é elevado como se pode verificar a seguir.


A quem se destinaria? Certamente o primeiro candidato é o dinheiro “sujo” como drogas, armas e os recursos que queiram fugir da tributação, esse segmento aumentou bastante em função dos acordos de troca de informação entre países, que passam a vigorar a partir de 2018; pessoas que estão em países que impõe restrições para movimentação de recursos para o exterior, os chineses se enquadram aqui; e para países onde existe desconfiança da moeda, atualmente a Venezuela se encontra nessa categoria.

No gráfico a seguir se pode imaginar quem são os maiores interessados. O que chama a atenção à primeira vista é que mais metade das trocas (ALTCOINS + ETH) se faz entre as moedas, isso impacta mais a liquidez entre elas, em seguida o dólar em conjunto com o Yuan outros 25%, e o remanescente em diversas moedas.


Para um principiante imagino que a primeira questão que lhe ocorre é, onde está meu dinheiro? É seguro?  Não tenho a resposta. Mais recentemente, o UBS em conjunto com seis outros bancos está envolvido na criação de uma moeda digital. Seguramente vai dominar parte das negociações e terá impacto na Bitcoin, porém não totalmente, pois o dinheiro sujo não vai circulara pelo UBS!

Várias tentativas foram feitas pelos governos, principalmente o Chinês, para parar estancar essa mania, como a mais recente publicada nessa segunda, onde considerou ilegal a operação de ICO – Initial Coin Offerings – onde algumas firmas captavam milhões em minutos para esse fim, sem que tivessem nenhum produto! Essa medida teve o impacto imediato em todas as principais moedas.



É nisso que alguém pretende “investir”, do dia para a noite perde ¼ do valor? Isso mais parece uma aposta de Cassino! A volatilidade dessas moedas é muito elevada, oscilação de 10% por dia é normal.

Por outro lado, vejo alguns analistas recomendando a compra dessas moedas pois acreditam que no futuro as pessoas vão querer se livrar das manipulações dos bancos centrais, e essas moedas não estão sujeitas a ações da autoridade monetária. Entendo esse argumento, mas realmente não sei se acontecerá, é uma maneira muito simplista de encarar um sistema de meios de pagamentos que funciona a milênios. Poderá um país ou outro ter problemas que aparecem normalmente pela emissão exagerada de moeda, como o caso atual da Venezuela.

Eu continuo acreditando que as moedas digitais se encontram numa bolha e em algum momento vão perder grande parte de seu valor, ou por algum evento que desmotive as pessoas a usar essa moeda ou pelo aumento da oferta, pois outros bancos poderão tomar o mesmo passo que o UBS. Mas se eu estiver errado e elas virarem uma moeda de troca, não serei eu que vou presenciar, vai demorar muito tempo. Para o pessoal mais jovem que vai achar minha opinião ultrapassada, admito, mas é necessário estar bastante atento as mudanças que deverão ocorrer. Será que daqui a 10 anos será a Bitcoin a moeda mais usada? Se alguém quiser investir nesse mercado recomendo uma parcela muito pequena de seu patrimônio considerando que poderá perder tudo, por outro lado se vingar, pode ganhar muito.

No post jogo-arriscado, fiz os seguintes comentários sobre o ouro: ...” Fica mantido o stoploss acima, e o objetivo passa a ser de U$ 1.380 anotado no gráfico. A história do míssil disparado pela Coréia fez as cotações atingir U$ 1.325, pela manhã” .... Na última segunda-feira os preços também foram impactados pelo teste da bomba de hidrogênio, e assim de bomba em bomba o ouro vai subindo. Será que o “louquinho” comprou ouro? Hahaha ...

O gráfico a seguir tem uma visão de mais longo prazo, e como comentei algumas vezes, trabalho com alta do ouro no longo prazo o-ouro-vai-virar-pó. Nosso trade atual tem um objetivo de U$ 1.380 marcado no gráfico. Mas os preços poderão subir bem mais, o primeiro objetivo depois de ultrapassado seria U$ 1.450 e depois U$ 1.650.

 
Dependendo da evolução do metal vou poder trabalhar com um mercado de alta mais consistente onde a máxima de U$ 1.920 seria rompida e ultrapassada. Se isso acontecer, recomendo que visitem o post mencionado acima para ver como a análise técnica foi perfeita na indicação do mínimo atingido em janeiro de 2016 a U$ 1.050. Mas antes de cantar vitória, o ouro terá que passar por vários obstáculos, o primeiro deve ser a U$ 1.380. 

O SP500 fechou a 2.457, com queda de 0,76%; o USDBRL a R$ 3,1165, com queda de 0,79%; o EURUSD a € 1,1911, com alta de 0,13%; e o ouro a U$ 1.338, com alta de 0,34%.

Fique ligado!

Comentários