Roleta Grega

O renomado ator Robert de Niro, atuou como protagonista no filme O Franco Atirador (The Deer Hunter), em 1978. Esta produção, ganhadora de 5 prêmios Oscar, conta a história no final da década de 1960 de três metalúrgicos russo-americanos que lutam no Vietnã. Depois de passar os horrores da guerra retornam aos USA. No final do filme, um dos amigos fica muito abalado e na cena final, aponta uma arma para sua cabeça, com uma única bala e dispara. Não vou contar o final, fica para quem quiser assistir.

Não é preciso ser um grande matemático para calcular qual é a chance de alguém perder a vida, numa atitude absolutamente irracional, 16,67%. Se isso fosse uma sugestão de trade, estou dentro, bom risco! Mas no caso da roleta Russa, onde se der errado perde-se a vida, não tem risco retorno que compensa.

Hoje será um dia interessante para se observar, uma vez que a Grécia está na linha de fogo, as conversas com os Ministros da Eurozona falharam. Uma reunião de emergência foi marcada para a próxima segunda-feira, em meio a temores de que enormes saídas de dinheiro podem impedir que os Bancos gregos abram já na próxima semana. O país parece cada vez mais próximo do default de sua dívida. Os jornais gregos noticiam todas essas ameaças, e se existe um boato que os bancos não abrirão, por esse motivo, não entenderia porque os gregos não mandariam seus euros para outro país, ou até guardem debaixo do colchão, a moda antiga.

Do outro lado, o pop star Alexis Tsipras, esta hoje na Rússia "assinando" um contrato com seu fã, Vladimir Putin. Parece estar bem tranquilo, pois ainda tem cabeça para viajar a negócios! Pressionado pela imprensa, combinado com a situação grave que ele colocou o seu país, declarou que a União Europeia deveria voltar a seus princípios, "solidariedade, democracia e justiça social". Dar o calote, tudo bem? Em outra frase disse que está confiante que será alcançado um acordo.

Ou o pop star é um psicopata e sua realidade é diferente do resto do mundo, ou ele está arriscando uma nova modalidade de "roleta grega", onde ao invés de uma bala no tambor do revólver teria 5, talvez 6 balas. Também não precisa ser um grande matemático para saber suas chances nesta empreitada. Pelo menos, se der tudo  errado, e o povo grego perceber o louco que elegeu, vai poder pedir asilo na Rússia e fazer apresentações exclusivas para seu maior fã! Hahahaha ....

Ontem foram publicados os dados da inflação CPI nos USA. O índice pleno ficou em 0,4%, e excluindo-se alimentos e energia em 0,1%. O gráfico abaixo apresenta vários indicadores, e lembro que o FED usa é o PCE (verde).

Recentemente publiquei uma análise sobre o SP500, a-matemática-das-finanças, onde comentei: ...Um primeiro sinal, pode ser visto a seguir, quando um outro triângulo menor, foi rompido. Em análise técnica, denomina-se "last kiss" quando uma linha de suporte é rompida e em seguida retorna ao ponto de rompimento como último teste, como a que está apontada no gráfico...
Depois disso, o mercado recuperou essa pequena queda anulando o efeito comentado acima, conforme gráfico atualizado abaixo.
- Epa David, você alterou a linha vermelha, manipulação de dados! Hahaha ...
Foi bom que você citou, essas linhas de resistência e suporte como são conhecidas, vão sendo redesenhadas conforme o ativo evoluiu, não tem uma postura rígida. Mais uma razão para se usar o stop, pois caso alguém tivesse vendido o SP500 considerando o conceito do "last Kiss", seria stopado. Eu nunca disse que operar quando o mercado está numa correção é simples, este é mais uma dificuldade. 

O SP500 fechou a 2.109, com queda de 0,53%; o USDBRL a R$ 3,0963, com alta de 1,21%; o EURUSD a 1,1352, sem alteração; e o ouro a US$ 1.199, com queda de 0,11%.
Fique ligado!

Comentários