A vaca está velhinha

Há quase quatro anos eu publiquei um post esta-na-hora-de-procurar-outra-vaca, alertando para uma possível mudança na área financeira. Naquele momento, enxergava um esgotamento do modelo financeiro, e fiz uma afirmação que o boom desta área estava por terminar. Isso acontecendo, os empregos tão desejados para atuar neste segmento, iriam diminuir. Vejam o gráfico que publiquei, naquela data.


O índice Dow Jones encontrava-se ao redor de 12.000 e nestes quatro anos subiu 48%. Então ou minha projeção foi totalmente errada, ou na melhor das hipóteses o timing muito, muito adiantado. Mas as notícias de diminuição de empregos na área financeira acabaram acontecendo, como comentei em diversas ocasiões depois disso. 

Ontem o HSBC anunciou uma remodelação geral de seus negócios no mundo, inclusive com a venda de sua subsidiaria no Brasil. Estima que estará reduzindo sua força de trabalho em 50.000 funcionários, é um número expressivo. Alem desse Banco, de tempos em tempos, temos notícia de uma redução de pessoal aqui e acolá.

- Hahahahah ...., atirou no que viu e acertou no que não viu!
Exatamente, por enquanto é isso mesmo. Mas por que eu trouxe esse assunto novamente? No ramo bancário identifico dois movimentos, um específico e outro mais geral. O primeiro diz respeito a concentração no sistema financeiro, por exemplo, aqui no Brasil 77% dos depósitos estão nas mãos dos 5 maiores Bancos. Com a disseminação do conceito "It´s to big to fail", que significa que nenhum governo deixaria quebrar um Banco grande, afim de evitar uma crise financeira, os administradores dos grandes Bancos usam essa ideia para, cada vez mais, comprar concorrentes. O segundo ponto é mais genérico e atinge todos os setores, a "robotização" em larga escala.

Como de costume, ontem participei da reunião mensal da Rosenberg, e ao analisarmos os dados dos USA, chegamos num consenso que o mercado de trabalho americano estava ganhando sustentação, e por isso o FED deverá subir os juros já em setembro, caminhando para a normalização no tempo. Eu tenho uma desconfiança que estamos passando por uma mudança tecnológica tão grande, que o uso de modelos para prever o futuro é questionável. Por exemplo, um estudo publicado pelo JPMorgan, acredita que o mercado de trabalho nos USA vai ficar bem pior.

Já se sabe que o participation rate nos USA vem caindo consistentemente, e é uma das causas de preocupação quando se analisam os dados de emprego. Sempre fica a dúvida, do porque uma parte grande da população americana, saiu do mercado de trabalho. O economista do JPMorgan, Michael Feroli, projeta que serão criados menos empregos no futuro.

Nos últimos 10 anos, a economia americana criou 68.000 novos empregos por mês, enquanto a população cresceu acima de 200.000 por mês. A década passada foi marcada por elevadas perdas de emprego em 2008. Era normal ver 300.000 novos empregos nos anos bons, e nos anos ruins não eram comparáveis a 2008.
A criação de emprego encontra-se em uma leve ascendente agora, mas ainda não alcançou o crescimento da população. Este economista, projeta uma criação de emprego num nível ainda bem menor que o atual, de 75.000 vagas mensais. Em outras palavras, não haverá recuperação.

Tudo isso vem acontecendo com as bolsas subindo e batendo recordes. Mas se elas derem meia volta e começarem a cair? O impacto no emprego seria severo.

Na crise de 1929, tomou-se conhecimento de algumas pessoas que acabaram cometendo o suicídio, ao não aguentarem a dor pela perda total de seu patrimônio. Se um cenário como este acabar acontecendo no futuro, pelo menos agora vidas humanas serão poupadas, pois ao invés de seres humanos, serão os "robozinhos" que irão se jogar da janela. Reconheço, humor negro! Hahahaha ...

No post Europa-o-azarão, fiz alguns comentários sobre os juros de 10 anos nos USA e, principalmente os argumentos que me demoveram de uma sugestão de trade: ...pode ter acontecido o que se denomina em linguagem técnica como false break. Mesmo que não seja, na pior das hipóteses, uma retração pode ser esperada para breve, e aí talvez vamos entrar. Por enquanto, fica no radar...
Como apontado acima (em vermelho), o mercado ultrapassou o que eu tinha denominado em outro post como a Golden Area, indicando que um trade para apostar na alta de juros seria favorável, como foi. Os indicadores técnicos estão bem, porém alguns fatores me fizeram declinar dessa ação. O que exatamente, não é claro para mim. Poderia resumir, que o shape do gráfico me deixa dúvidas, e na dúvida, eu aprendi que é melhor não fazer nada.

Pode ser que, daqui algum tempo, eu chegue a conclusão que era claro que deveria ter entrado. Depois de muito tempo nesse negócio eu sei que este não é o trade da minha vida, nem esse, nem nenhum outro, e que, dinheiro não é capim. Se as evidências mais tarde forem convincentes, vamos entrar pior, sem constrangimento! 

 O SP500 fechou a 2.105, com alta de 1,2%; o USDBRL a R$ 3,1161, com alta de 0,65%; o EURUSD a 1,1322, com alta de 0,35%; e o ouro a US$ 1.185, com alta de 0,77%.
Fique ligado!

Comentários