Mundo solitário

Não é novidade para ninguém a quantidade de horas cada vez maior que, no mundo inteiro, as pessoas passam entretidas com seu celulares ou computadores. Ao sair para jantar, é raro observar alguma mesa aonde as pessoas não estejam no seu Whatsapp, Facebook e outros aplicativos sociais. Em mesas grandes, até entre si trocam-se mensagens. Não digo que não sofro desse mal, eu também me vejo várias vezes nessa situação.

Agora, mais marcante é quando alguém está à espera de outra pessoas, é 100% de certeza que estará entretido com sua máquina, e confesso nem percebe-se que o outro está atrasado. Eu não sou sociólogo, mas minha intuição diz que tudo isso não é bom. Me faço explicar, o Whatsapp é fantástico, uma forma inteligente de comunicação, onde respeita-se o horário da outra pessoa, que responde quando está disponível, além de eventuais emergências e consultas, que são resolvidas com muita rapidez. Porém o exagero leva ao isolamento, é mais fácil discutir por esse meio que pessoalmente, ou até encerrar uma conversa que não te interessa, sem que você tenha que ser rude, simplesmente para!

Outro dia recebi um desses videos pelo Whatsapp, seu nome Twerking Butt. É um conjunto de equipamentos que visa propiciar o sexo de uma forma solitária. Fica difícil explicar com palavras, porém seu objetivo é tornar o ato sexual masculino o mais próximo da realidade, usando inclusive, artifícios de imagem com óculos em 3 dimensões, sofisticado, mas ao mesmo tempo disgusting!

Tudo isso combina com uma estatística que recebi hoje, onde mostra a evolução da percentagem de casamentos na população americana, entre jovens de 18 - 32 anos, veja você mesmo.

É isso mesmo, hoje em dia, somente um em cada cinco americanos, é casado, e a tendência não parece ter se estabilizado. Pode até ser, que os jovens estejam preferindo se juntar ao invés de casar, que seria uma forma de impactar esta estatística, mas mesmo assim, é uma forma de não ter comprometimento.

Acho que tudo o que comentei deve estar, de certa forma, relacionado. Na época em que eu era jovem, e não tinha nada o que fazer, pegava meu carro e ia "paquerar". O jovem de hoje em dia, que não tem o que fazer, prefere ficar com seu smartphone acreditando que está sendo social.

Na história da humanidade existem vários momentos em que a sociedade passa por perda dos seus valores éticos e morais, como no Império Romano, onde festas e jantares luxuosos costumavam a evoluir para a orgia. Também a Revolução Francesa que teve em uma de suas causas, os elevados gastos da nobreza com luxo (festas, banquetes, roupas, e etc ...), enquanto a grande parte da população vivia em péssimas condições. Este último fator também pode ser observado nos dias de hoje, pela elevada concentração de renda. O gráfico a seguir, mostra claramente que toda a produtividade conquistada nesses últimos anos, veio em benefício dos detentores de ações, enquanto os salários ficaram estagnados.

Não sei onde isso vai terminar, se é que vai terminar. Por outro lado, não é uma situação saudável, é de desequilíbrio. Desequilíbrios tendem a buscar o equilíbrio de uma forma natural ou forçada.

Falando em desequilíbrios ou raridades, já faz um bom tempo que não comento sobre a volatilidade da bolsa americana. Num espaço de 115 anos, a variação entre o preço mínimo e máximo dentro de um dia, observada neste ano, atingiu o quarto menor de toda a história.


Isto está acontecendo numa conjectura muito importante para o SP500, conforme venho comentando em diversos posts, e no mais recente a-china-vai-investir-50-paus: ... O triângulo está afunilando e em algum momento haverá o rompimento. Ontem o mercado tentou e no fechamento, ficou um "tostão" acima dos 2.120, mas isso não é suficiente para declarar vitória dos que acreditam na alta, é preciso algo mais consistente... ,onde postei o gráfico a seguir.
Uma visão mais de longo prazo, dá uma ideia de como a situação é extremante delicada. O gráfico a seguir diz tudo, dentro em breve, deveremos ter uma decisão se a bolsa vai continuar subindo, ou estamos num ponto de inflexão, apontando para quedas.

Let´s the market speak!

O SP500 fechou a 2.120, com queda de 0,13%; o USDBRL a R$ 3,1611, com alta de 0,69%; o EURUSD a 1,0945, com alta de 0,39%; e o ouro a US$ 1.188, sem alteração.
Fique ligado!

Comentários