Recomendações de Lord Rotschild

Ao passar do tempo, nós adquirimos experiência e supostamente sabedoria. Tenho pensado bastante neste assunto, pois é mais provável que eu esteja entrando no meu terço final de existência, se Deus quiser. Minha turma de faculdade vai completar 40 anos de formado e vai ter festança! Mas como posso me comparar com um jovem de 30 anos? Procuro lembrar de como eu era nessa idade e me recordo de várias vezes que fui inconsequente, não maluco, mas corri riscos que talvez hoje não correria. Pelo meu track record, posso concluir que tiveram mais  acertos do que erros.

Mas qual o valor que um "velhinho" pode ter? A resposta defensiva que vem de imediato é a experiência. Mas eu sou mais crítico, será que esta experiência se aplica aos dias de hoje? Eu li um livro muito interessante, em que avaliava o fator sorte e habilidade em várias profissões. No Capítulo sobre competência, chegou a conclusão, que o auge é atingido aos 41 anos de idade, quando o assunto é investimentos. Humm ...nada animador!

Não tenho uma opinião formada, por outro lado, também tenho que seguir a vida. Agora o track record é intransferível e incontestável, tanto faz o que dizem os estudos.

Um nome reconhecido na área financeira são os Rostchilds, eles são donos de um dos maiores Bancos de Investimentos independentes. Mais conhecido como um conselheiro de alta qualidade. Está envolvido em várias atividades bancárias, e um de seus focos, é a administração de recursos.

Jacob Rotschild de 78 anos, é o Presidente da RIT Capital. Essa empresa, publicou seu relatório anual que quero comentar hoje. Eu extraí algumas de suas frases, que externam suas preocupações:

- "we are faced with a geopolitical situation as dangerous as any we have faced since World War II." 
"equities are not well supported by current valuations ...... exposing equities to a potentially sharp correction.
- " At a time of heightened risk, complexity and uncertainty. The economic and geopolitical environment therefore becomes increasingly diffiuclt to predict".

Eles identificaram quatro cenários principais, como os mais prováveis de acontecer. 

Para cada um destes cenários, a posição da bolha mostra uma combinação de crescimento e inflação esperada, a acontecer nos próximos três anos. O Tamanho da bolha ilustra a probabilidade de cada um. No momento eles sugerem que estamos no cenário Muddling trough, rumo ao cenário Economic renaissance, onde a abundância dos helicópteros está fadada ao término.

A RIT publicou também, um gráfico que orienta a expectativa de retorno esperado para cada cenário.


O cenário Depression é o menos provável, mas seu impacto pode ser tão danoso que é necessário manter proteções nos portfólios.

Fiquei com a impressão de que os economistas que elaboraram este relatório têm uma visão distinta de seu Presidente, afinal o cenário mais provável não é compatível com os receios dele. Assim, volta a questão colocada no início do post, vale a experiência de um "expert" no assunto, ou o impeto da turma "jovem"? 

Os números de emprego nos USA foram excelentes, criaram-se 295.000 vagas, a taxa de desemprego caiu para 5,5% e os rendimentos dos salários subiram 2,1%. Não preciso dizer o que aconteceu, dólar e juros para cima.

No post se-correr-o-bicho-pega, fiz os seguintes comentários sobre o ouro: ... enquanto estiver abaixo de US$ 1.265, as chances de mais quedas continuam no radar, e se negociar abaixo de US$ 1.195, aumenta a probabilidade de níveis abaixo de US$ 1.135... Ainda não vou sugerir um trade de venda, vou estudar melhor. 

O gráfico acima de médio prazo apresenta minhas ideias daqui em diante, uma queda até o redor de US$ 1.080/1.050 e depois a alta que estou esperando há um bom tempo. Para quem conhece os fundamentos de Elliott Wave, entende o que eu quis frisar no círculo em azul, para quem não conhece, significa o movimento final de uma correção. Agora, eu posso estar errado, e isso será confirmado caso o ouro continue caindo, aí vou ter que refazer minhas hipóteses. Até lá, ainda continuo com meu cenário. Se vocês consultarem a tabela acima, podem observar que no cenário esperado pelo RIT, ouro não é um bom investimento.

O SP500 fechou a 2.071, com queda de 1,42%; o USDBRL a R$ 3,0605, com alta de 1,94%; o EURUSD a 1,0843, com queda de 1,68%; e o ouro a US$ 1.176, com queda de 2,57%.
Fique ligado!

Comentários