Cirque du BC's

Quem já teve a oportunidade de assistir alguma performance do grupo Cirque du Soleil, pode constatar a beleza destes espetáculos. Sua história é de um grupo de coloridos personagens que vageavam pelas ruas em cima de pernas de pau, fazendo malabarismos, dançando, cuspindo fogo e tocando música. Originalmente era é um grupo de teatro canadense que objetivou transformar o Circo num espetáculo artístico, para tanto contam em seu elenco, com artistas que detêm estas habilidades.

Esta é a imagem metafórica que imagino em relação os BC's ao redor do mundo, afinal têm semelhanças nas características, pois fazem malabarismos, dançam, cospem fogo, qualquer negócio para que suas economias não entrem em recessão, mas estão conseguindo?  Até o analistas de Bancos mais otimistas estão enxergando fraquezas nos dados econômicos recentes. Ontem foi o caso do Goldman Sachs que publica um indicador proprietário GLI - Global Leading Indicator - que permite a identificação precoce de dados globais da indústria.

Os dados publicados no final de fevereiro afirmam que a economia mundial entrou em contração, com uma aceleração negativa do crescimento. Pouco depois de seis meses da "expansão", o gráfico denominado de Swirlogram (rodamoinho gráfico) entrou em contração.


Alguns sugeriram, que dado a boa performance das ações nos USA em fevereiro, que essa economia se descolou das outras, ou até irão liderar a mudança, mas isto parece incorreto. Os dados americanos caíram num ritmo mais forte dos últimos 3 anos e está no nível mais fraco desde julho de 2011, uma vez que, 42 dos 48 itens ficaram abaixo do esperado.


Entretanto, para aqueles que observam o mercado de ações americanos e de alguma forma acreditam que os USA são uma ilha econômica que conseguem de descolar do resto do mundo.
Raciocine, os ciclos são defasados e deve estar começando a afetar esse mercado.

Os gastos pessoais desde o 1º quadrimestre de 2009, não apresentava quedas no consumo.


Um índice publicado pela Bloomberg - US Macro Surprise - caiu ao seu menor nível absoluto desde de julho de 2011. Notem, como mostra a linha azul, as altas têm sido menores e as baixas maiores, indicando um sinal de fraqueza nos dados.


E por último, vejam como a bolsa de valores vem se desassociando das expectativas de resultados projetadas pelos analistas, bem como dos dados macro.

Assistir um espetáculo do Cirque du Soleil é uma mistura de beleza e tensão, pois por um lado os números são de um colorido e eficiência ímpar, por outro lado sua dificuldade coloca o público tenso, torcendo para que nenhuma falha possa terminar num acidente.

- David, por quê você escolheu a foto do Cirque du Soleil, com um helicóptero no fundo?
Para mostrar que é um grupo de visão, pois sabem que os helicópteros se tornaram populares! Hahahah ....

No post vitória-magra, iniciou-se um novo trade de compra do euro: ...Vou apostar que uma nova queda entre 1.13/1.1290  1,12/1,1190 deve acontecer nas próximas horas, assim, vou arriscar uma compra. Eu havia frisado que o stop correto deveria ser 1.1095 e agora não tem jeito, é lá que vou estabelecer o stop... Desde então, a moeda única não definiu se vai mudar de rumo, ou continuar na direção da queda. No gráfico a seguir, aponto três micro pontos, possíveis dessa reversão, os quais sejam: 1.1150 - 1.1125 - 1.1100. 

Pode até ser que o primeiro já foi cumprido e hoje seria o dia que esta reversão está acontecendo, saberemos isso nas próximas horas. Quero enfatizar novamente que este é um trade de curto prazo, contra a tendência. O interessante é que como venho alertando ultimamente, os dados publicados da Europa estão mais animadores, com exceção da Grécia, é claro. Por exemplo, as vendas no varejo na Alemanha cresceram 5,3% em bases anuais, muito acima dos 2,7% que os analistas esperavam.

Mesmo em relação ao desemprego, os índices vêm declinando, e mais importante que esta reversão acontece em países do Club Med, como o gráfico da Espanha abaixo.

 Será que o mercado não está enxergando, ou estão apostando que o Super Mário, está mais behind the curve, que o Rubinho Barrichello?  Hahahahah ....

O SP500 fechou a 2.107, com queda de 0,45%; o USDBRL a R$ 2,9303, com alta de 1,18%; o EURUSD a 1,1174, sem variação; e o ouro a US$ 1.203, com queda de 0,16%.
Fique ligado!

Comentários