Deus ainda é brasileiro?

Da nova equipe econômica da Presidenta Dilma, só se salva alguns Ministros, dentre eles, o Ministro das Finanças, Joaquim Levy. Menos mal! Ontem o Ministro das Minas e Energia, Eduardo Rocha, deu explicações para o mini-apagão. Depois de anunciar um plano de emergência para reforçar o sistema de Energia brasileiro, admitiu várias vezes que o sistema é "robusto", mas que precisa de "ajustes" e disse que conta com a ajuda divina, usando uma expressão muito conhecida Deus é brasileiro, que provavelmente foi criada no futebol.

Todos sabemos que a situação é crítica, a falta de água é um problema muito sério, e existe uma possibilidade de falta de energia no país neste ano. Aqui em São Paulo, já estamos com um racionamento de água forçado em alguns locais, e que poderá se estender para todo estado. Não conheço o Sr. Eduardo Rocha, mas suas declarações me deixaram mais preocupado. Ao referir-se a frase acima, entendo que ele está na torcida e se este é o caso, preferiria contratar a do Corinthians com chances melhores que a sua, ou ainda, terceirizar este Ministério, abrindo uma concorrência para tribos indígenas, cujo objetivo seria identificar qual tem a melhor "dança da chuva".

Para terminar, este Ministro deveria se certificar se Deus ainda é brasileiro. Depois de tanta corrupção, será que podemos contar com a força divina? Parece que os últimos acontecimentos não sugerem isso: queda dos preços da commodities, aumento de impostos, Alemanha 7 X 1 Brasil e etc... parece que também perdeu a esperança!

Assim como no lançamento de novos produtos da Apple, o mercado especula muitos dias antes quais poderiam ser as novidades, amanhã será anunciado o programa de compra de títulos, pelo Super Mário, Presidente do ECB. O objetivo é injetar liquidez na combalida Europa. A moral dele não está muito alta, aliado aos rumores que estaria louco para cair fora, deixando a dura tarefa de negociar com os alemães para outro.

Todo alto executivo pensa da mesma forma, não se importa muito se a medida não vai dar certo no futuro, o importante é que seja bom no curto prazo. Como o Super Mário não vai querer sair por baixo, o volume deverá ser superior ao que mercado espera. Nesses casos, é melhor errar pelo excesso. A estimativa é de 500 a 600 bilhões de euros, hoje correspondendo a muito menos dólares que a um tempo atrás. Como não existem helicópteros disponíveis para injetar tanta liquidez de uma só vez, espera-se um volume de 40-50 bilhões de euros, nos próximos 12 a 18 meses. O gráfico a seguir dá uma dimensão do balanço projetado do ECB, bem como da sua evolução nos últimos anos.

Mas será que isso vai resolver o problema da Europa? Acho que ninguém acredita muito, como disse Carlos Messina, CEO do Banco Italiano Intesa: ..."O que é necessário na Europa é uma reforma política e estrutural. O ECB está injetando liquidez na economia européia e buscando induzir confiança com seus objetivos traçados. Mas se o sistema político e a sociedade não seguirem, o que o ECB fizer será inútil. Com certeza, comprar títulos não é suficiente" ...

As últimas imagens de Mário Draghi, mostram que ele está de "saco cheio" e provavelmente após fazer o anúncio, esperará um tempinho e vai se mandar. A partir de amanhã, fiquem de olho nos céus, quem sabe alguns euros apareçam por aqui! Hahahah...

- David, falando em euro, que papelão!
Espera um pouco, e verdade que não ganhei nada com a queda do euro, mas também não perdi. Antes de iniciar os comentários sobre a moeda única, vejam como é importante o stoploss. Neste processo de queda, iniciado no final de maio de 2014, eu esperei vários momentos para vender a moeda única. Em dezembro sugeri até uma compra no post fed-buscando-palavras: ...Minha sugestão é comprar euro entre 1,2370/1,2350 e colocar um stoploss a 1,2245, meu target é ao redor de 1,29 (a ser melhor calculado). Este início de movimento pode não estar completo, o que só vamos saber nas próximas horas. Para quem acompanha meu twitter, vou postar com mais frequência...Naquele momento vários indicadores de curto-prazo, me indicavam um boa oportunidade, porém meu objetivo era sair dessa posição comprada e depois "virar a mão"vendendo o euro. Acabou que, depois de uma pequena alta, atualizei meu stop e fui executado no zero a zero.

Agora, vocês imaginem se eu tivesse teimado, acreditando que, pelo fato do mercado estar muito vendido no euro, eles puxariam  as cotações para cima, num momento de reversão? Hoje eu estaria amargando um prejuízo de 6,5%.

No post quando-média-engana, comecei com uma análise de longo prazo. Veja mais adiante minhas observações. Já no curto prazo, eu comentei: ...Uma nova mínima ao redor de 1,21, para depois provocar uma recuperação que estou desejando... O gráfico lá postado encontra-se a seguir.


Mas o euro não quis nem saber, mergulhou abaixo dos 1,21.


Ao romper o nível de 1,21, podemos afirmar que o euro encontra-se agora em sua fase final de queda. No post quando-média-engana, eu comentei: ...Esta queda poderá ir até o nível de 1,17 ou 1,05, a ser melhor detalhado mais à frente. Depois disso, um movimento de alta deverá ocorrer... Honestamente, eu não estava esperando que isso acontecesse tão rápido, e como fiquei estes dias sem acompanhar, vou pedir um tempo para analisar melhor neste final de semana. Por enquanto, haja visto meus comentários sobre o ECB acima, amanhã poderemos ter emoções. Eu não tenho a menor dúvida, que uma boa parte, boa mesmo, já está nos preços, e não vou me surpreender se o euro subir amanhã. Let´s the market speak!

O SP500 fechou a 2.032, com alta de 0,47%; o USDBRL a R$ 2,5980, com queda de 0,59%; o EURUSD a 1,1600, com alta de 0,45%; e o ouro a US$ 1.292, sem alteração.
Fique ligado!

Comentários