Bicho papão

Antes de começar, queria fazer um pequeno comentário sobre a situação da água em São Paulo. Ficamos sabendo que em se continuando a escassez de chuvas, um racionamento de 5 x 2, onde ficar-se-á cinco dias sem água para cada dois com, será implementado. Tenho dificuldades de imaginar como seria nosso dia a dia, nesta situação. De pouco importa agora, colocar a culpa no governo por não ter tomado as medidas necessárias, o importante é buscar economia. Minha esposa tomou a dianteira e pediu ideias, aí percebi como existe desperdício no cotidiano. Já estamos funcionando no modo "econômico". Para finalizar, não se deixe levar por pensamentos do tipo: "Ah, se os outros não fazem sua parte também não vou fazer", não é uma boa atitude! Economizem!

Quando crianças, alguns sonhos aterrorizavam nossas noites, monstros ferozes era o medo clássico, o tão conhecido bicho papão. Para quem teve mães calmas, que conseguiam transmitir tranquilidade e dizer que tudo aquilo era uma fantasia, o sono voltava tranquilo, para quem não teve, se escondia debaixo da coberta.

- David, ouvi dizer que você está pensando em lançar um livro, ele vai se chamar: Nana nenê nos investimentos? Hahahah...
Bom título, vou considerar! Hahahah ...

Numa entrevista a rede americana CNBC, o economista Robert Shiller, ganhador de prêmio Nobel, comentou que a raça humana está profundamente receosa em relação a tecnologia e o impacto que terá na vida de seus filhos: ..."O receio das pessoas vêm crescendo há anos, o que têm ocasionado a queda dos juros"..."Eles estão preocupados com seu futuro, não apenas com o próximo ano, e sim, os próximos 20 anos, os próximos 40 anos. Assim até aceitam rendimentos negativos para suas poupanças"...

Depois de uma viagem a Davos para o Forum Econômico Mundial, disse que esse evento o ajudou a entender que não é apenas o pessimismo sobre a economia global: ..."Há esse medo crescente da tecnologia, tecnologia da informação, inteligência artificial, robótica, impressoras 3-D, a internet e todas estas diferentes formas"..."A tecnologia parece estar mudando a vida, de uma forma tão fundamental, que as pessoas se perguntam: Onde estarei daqui a 30 anos? Olhe como as coisas estão mudando tão rapidamente. Como estarão meus filhos? Eu quero deixar algum patrimônio para eles, pois poderão estar num terrível sofrimento"... Acrescentou que em Davos percebeu que as pessoas buscam certificar-se, se estão na  categoria do 1% em termos de ganhos globais: ..."Isto é desesperador para muitos"...

Eu não preciso qualificar um ganhador de prêmio Nobel, além de ser um grande admirador deste economista. Seu pensamento vem de encontro com minhas idéias, e por que não dizer, temores. Sinto a mesma coisa! Acontece que este medo não atinge a camada mais rica, essa vem ganhando cada vez mais poder de compra, com a valorização das bolsas e imóveis. A classe média americana, que sempre foi considerada como uma grande conquista dos USA, vem diminuindo já há algum tempo, e recentemente, elevou-se a participação dos mais pobres.

Parece que esta situação, é de equilíbrio? Não esqueçam que os 99% poderão se aproximar dos 1% de duas formas: Por uma elevação da renda dos primeiros, ou uma queda dos rendimentos dos últimos. A última hipótese pode acontecer, ou por uma queda dos preços dos ativos, ou aumento da inflação com desvalorização da moeda.

Tenho lido ultimamente, vários investidores alertando que a bolsa americana corre sérios riscos de uma queda mais acentuada. Não vou enumerar seus argumentos, mais poderia resumir num único, subiu muito. Meus indicadores técnicos, indicam cautela no curto prazo, porém ainda distante de uma recomendação de venda. No final do ano passado no post super-Mario-quer-voltar-Nintendo, comentei: ...Os dados técnicos continuam intactos, algumas tempestades de curto prazo, podem acontecer. Porém, com uma visão de mais longo prazo, nada de preocupante surgiu. Assim, o primeiro objetivo de 2.200 deverá ser atingido brevemente....Desde então ela vem oscilando dentro de um intervalo entre 1.980 e 2090, nada muito dramático, como pode-se ver abaixo.


Estas oscilações estão contidas numa formação conhecida tecnicamente como triângulo, e em 65% dos casos, tendem a continuar o movimento que antecede, e neste caso é de alta. Assim, o nível de 2.200 comentado acima, parece estar no radar.

- E os outros 35%, o que acontece?
Cai! Outro detalhe interessante, é que quando acontece o mais esperado, depois do rompimento, existe uma tendência de retornar ao centro do triângulo e/ou, indicar a mudança da sentido. Mas esta é uma história para uma outra vez, não é com análise técnica que vamos espantar o bicho papão! Hahahah ....

O SP500 fechou a 2.002, com queda de 1,35%; o USDBRL a R$ 2,5757, com alta de 0,14%; o EURUSD a 1,1292, com queda de 0,78%; e o ouro a US$ 1.284, com queda de 0,55%.
Fique ligado!


Comentários