FED: Buscando palavras

Em 2001, quando decidiu-se vender a área de Asset Mangement do Deutsche Bank para o Bradesco, fiquei encarregado do período de transição. Eu sabia que não iria continuar no cargo, uma vez que meu par na outra instituição já existia. Isso não me abalou, pois continuar com o negócio acarretaria numa morte lenta e gradual, até o dia que viria uma ordem da Alemanha para fechar. Era melhor salvar o que podia, além de receber um valor pela transação.

O negócio foi fechado sob sigilo e nenhum dos meus subordinados sabia. Fiz questão que o acordo de compra e venda, incluísse o aproveitamento dos profissionais envolvidos, tanto do front office como back office. Como eu faria o anúncio? Fiquei alguns dias pensando no comunicado, meu objetivo era dar esperança à minha equipe que, na nova instituição,  todos os clientes seriam atendidos com o mesmo padrão Deustche Bank. Não foi nada fácil, mas acho que fui bem sucedido, inicialmente houve 90% de adesão e até hoje alguns ainda continuam.

Antes de iniciar quero fazer uma correção, no post assunto-serio e por-traz-da-maquiagem, eu erroneamente citei que a reunião do FED seria esta semana, quando na verdade será na próxima semana dia 17/12. Os últimos dados da economia americana, tem encorajado o mercado a acreditar que agora a economia americana está entrando nos eixos. Como o gráfico abaixo demonstra, os economistas acreditam que this time is different, parafraseando o título do livro de grande sucesso do economista Kenneth Rogoff.

Notem que em todos estes anos, começou-se o ano com expectativas de crescimento do PIB, que foram gradativamente sendo rebaixadas. Se agora será diferente ou não, só o tempo dirá.

Em todo caso, existe uma palavra no comunicado do FED, incluída durante os 5 últimos anos, que deve ser removida  em algum momento - considerable time -, e parece que este momento chegou. Esta menção foi feita para indicar ao mercado, que o FED considerava que os juros não iriam subir por um bom tempo. Interessante também que, em uma das secções de perguntas e respostas, perguntaram para a Yellen, quanto tempo era considerable time, e ela ingenuamente respondeu, aproximadamente 6 meses, e é isto o que o mercado entende e ponto.

Depois desta reunião de dezembro as próximas serão no dia 28/01/2015 e 18/03/2015, até aí nenhum problema, poderia deixar uma eventual mudança para a próxima. Acontece que na primeira, não haverá a secção de perguntas e respostas, e certamente a retirada desta palavra, vai gerar uma série de interpretações. A de março, poderá ser tarde demais, se por acaso resolver subir os juros, a partir de junho. Acredito que será nesta próxima, assim, o que colocar no lugar?

A aposta que mais deu prejuízo ao mercado internacional em 2014, eram as apostas que os juros longos subiriam. Eu comentei diversas vezes, que os indicadores técnicos indicavam ainda queda dos juros, quando o mercado em quase sua totalidade acreditava numa alta disparou-o-alerta.

Os juros continuam ainda bastante baixos, veja no gráfico abaixo, como o mercado refez suas expectativas do movimento de alta, ficando abaixo da média das expectativas dos membros do FED.


Não precisa ser um grande financista para constatar que as taxas de juros dos títulos de 10 anos estão muito baixas, vejamos as premissas que o mercado assume:
  • Economia cresce minimamente  2% a.a.
  • A inflação fica próxima a 2% a.a, e fora da zona de risco de uma deflação.
  • O FED coloca as taxas de juros de curto prazo no mínimo a 2% a.a.
Num cenário desses, por quê alguém compraria um título do Governo com taxa de 2,25% a.a, compensa o risco? 

- Bastante lógico David! Vamos apostar que as taxas vão subir, parece que o risco é baixo.
Acordou cedo! Hahahah ...., Meu amigo isso é a lógica, se as premissas acontecerem, e tecnicamente ainda não tive um sinal neste sentido, então por enquanto, relax!

Voltando ao dilema do FED, ele precisa achar uma palavra que o deixe livre para agir, caso necessário em junho, mas ao mesmo tempo, não assustar o mercado, como o ocorrido em maio de 2013, onde as taxas subirem de 1,5% a.a. para 3,0% a.a (gráfico abaixo). Considerable! Hahahahah...

O FED também não pode fazer um comunicado tal qual um manual de instruções:

- Se a economia piorar - mantém a frase
- Se a inflação não subir - mantém a frase
- Se a taxa de desemprego cair - muda a frase
e etc ....


Que tal: The interest rate will stay low for a variable time. 

Depois, com as informações na mão, é só definir quanto tempo é variable! Já posso me candidatar para membro do FED? Hahahahah ....

Venho advogando que não é hora de vender euro. Nos últimos dois meses, sugeri que a moeda única precisa de uma correção, aí sim, me sentiria mais confortável em vender. Não tive muito sucesso, pois o euro estava ao redor de 1,27 e ontem chegou a negociar uns centavos abaixo de 1,23. Mas talvez chegou o momento ...

- Oba David, finalmente  foi vencido pelo cansaço, vamos a venda Uhhhh....!
Não amigão, vamos às compras!
- É, realmente não sei porque continuo a seguir o Mosca!

Um movimento de curto prazo me animou. No post China-na-moita comentei: ...o gráfico, me diz duas coisas importantes: 1 - uma concentração de medidas técnicas ao redor de 1,23; 2 - A formação contida nas duas linhas em cinza, indicam que, com uma boa probabilidade, um esgotamento do movimento de queda. A partir de agora, uma alta é esperada de qualquer ponto...Veja o gráfico atualizado.

Minha sugestão é comprar euro entre 1,2370/1,2350 e colocar um stoploss a 1,2245, meu target é ao redor de 1,29 (a ser melhor calculado). Este início de movimento pode não estar completo, o que só vamos saber nas próximas horas. Para quem acompanha meu twitter, vou postar com mais frequência.

A torcida do Manchester United, Barcelona, Bayer de Munique, Juventus e outros mais vendidos, que se cuide! Hahahahah ...Antes que eu me esqueça, se acontecer o que imagino, será um caminho tortuoso, não uma linha reta.

O SP500 fechou a 2.059, sem alteração; o USDBRL a R$ 2,5928, com queda de 0,26%; o EURUSD a 1,2373, com alta de 0,50%; e o ouro a US$ 1.230, com alta de 2,24%.
Fique ligado!

Comentários