Contagem regressiva

Acho que acontece com todos nós, nos dias que antecedem o período de férias, lembramos a época de estudante. Sente-se uma mistura de um certo alívio, vislumbrando o descanso, com a obrigação de verificar as notas das provas. Hoje saíram duas importantes: o índice de inflação CPI e a decisão do FED.

Nas últimas horas, o assunto do dia foi a Rússia. Eu me pergunto, quanto já não está embutido nos preços? Não entendo nada sobre o mercado de petróleo, mas já deve ter o mundo vendido! Nestas situações, de repente, uma notícia de pouca relevância em outros momentos, vão fazer os preços do óleo subir como um foguete, pegando muitos stops. Mas este é um trade para quem está acompanhando de perto este mercado. Outro problema também, e saber de qual ponto isso vai acontecer, e tem um monte de operadores que buscam o que se denomina botton fishing.

Abaixo encontra-se o gráfico do rublo atualizado com as cotações de agora de manhã. Definir o momento, torna-se importante, pois a evolução dessa moeda mais parece uma roleta russa! Hahahah .... Do ponto máximo atingindo ontem a 80 rublos por dólar, até a cotação negociada neste momento, a moeda Russa apreciou a bagatela de quase 20%. Daria para ficar rico, ou pobre! Notem também que, a cotação está no mesmo nível que estava antes do anúncio da elevação dos juros para 17% a.a. Infelizmente, perdemos a taça de campões nesse quesito.


No post o-castigo, eu me lamentei por ter liquidado uma posição de ouro, prematuramente: ...o ouro ainda tem que ultrapassar o nível de US$ 1.260, ou melhor, o intervalo apontado acima... Acontece que este nível acabou não acontecendo, veja o gráfico a seguir.


A US$ 1.200, encontra-se completamente indefinido. Mas meu objetivo hoje, é analisar o que esperar para o ouro no próximo ano.

Acho que 2015 será um ano importante para o metal. Irá se definir se o ouro restabelece seu movimento de alta. Caso contrário, os US$ 1.920, talvez seja considerado seu topo por muitos anos. É importante frisar o talvez, porque depende do desenrolar que você vai entender abaixo.

Curto prazo

O que eu venho tentando nestes últimos meses, é sugerir operações de compra, uma vez que o ouro atingiu um preço importante indicando um mínimo. Até o momento não posso afirmar que já aconteceu. Este é o motivo do ponto de interrogação no gráfico. Ao contrário, nestes últimos dias fiquei decepcionado com a alta, veja no primeiro gráfico acima, o "sacrifício" que vem sendo para subir um míseros US$ 50/US$70. Se ou ouro der meia volta e cair, o nível de US$ 1.050, é muito importante. Se rompido, elimina minha contagem, uma vez que violará uma das três regras básicas de Elliott Wave.

Se isso acabar acontecendo, vou ter que me debruçar com mais detalhes, nas minhas análises anteriores, porém o mais provável, é que devo sugerir venda! É por isso que eu digo, que não dá para fazer previsões para final de ano. Neste caso seria da seguinte  forma: ... Minha previsão para o ouro no final de 2015 é US$ 1.500/1.600 ou US$ 700.... Eu perderia um monte de leitores.

Médio Prazo

Considerando que o que expliquei acima não aconteça, o ouro deverá experimentar um movimento de alta importante e mais direcional, chega de correção! Se isso acontecer, vocês poderão presenciar uma mudança significativa no modo de operar, aguardem.

Na ata da sua última reunião do ano, o FED retirou a palavra Considerable, que foi substituída por patient. O que mais chamou minha atenção foram as explicações complicadas deste documento. Isso é consequência da divisão que ocorre entre seus membros. No que interessa, descartou qualquer alteração dos juros, pelo menos nas próximas duas reuniões, mas também afirmou que a maioria quer inciar o processo de elevação em 2015. O impacto nos mercados foi a alta da bolsa e do dólar, enquanto os juros dos títulos de 10 anos, tiveram uma reação pífia.

O SP500 fechou a 2012, com alta de 2,03%; o USDBRL a R$ 2,7145, com baixa de 0,87%; o EURUSD 1,2340, com queda 1,33%; e o ouro a US$ 1.186, com queda de 0,83%.
Fique ligado!

Comentários