Suíça: Um país 99,99999 ...%

Se você for à Suíça e fizer uma viagem de trem, cujos horários têm precisão de minutos, e ao chegar à estação verifica em seu relógio que o trem atrasou, pode estar certo que seu relógio está errado!

Uma passagem interessante de minha vida profissional, aconteceu quando viajei para o exterior na busca de bancos que se dispusessem a distribuir os fundos internacionais da Linear. Uma das visitas, foi a filial do Banco Goldman Sachs na Suíça. Ao chegar no endereço indicado me deparei com a porta de um prédio fechada, com uma campainha. Ao me apresentar pelo interfone, a pessoa que me atendeu pediu que fosse ao 1º andar (foi o que eu entendi!). Subi as escadas, e vi uma porta aberta. Assim que entrei no recinto, vem a mim, um suíço de uns dois metros de altura.

- O que o Sr. está fazendo aqui?
Um pouco constrangido, afinal eu era uma visita, expliquei que tinha uma hora marcada para apresentar minha empresa e seus fundos.
- O Sr. me acompanha até a porta, não pode ficar aqui.
Ao fundo percebi que uma moça veio correndo a meu encontro, e me acompanhou ao 2º andar. No caminho me pediu desculpas, e explicou que na Suíça, para ter acesso a um local onde havia informações de clientes, precisaria assinar um contrato onde poderia ser processado, caso usasse qualquer informação que eu tivesse acesso naquele recinto.

Qual não foi minha surpresa, quando a primeira pessoa da minha lista de visitas era o mesmo suíço , que foi muito simpático e participativo. Aprendi muito com esta passagem, ao voltar ao Brasil, implantei um sistema de acesso restrito a mesa de atendimento a clientes, além de pedir para as pessoas que atendiam os clientes assinassem um termo de compromisso. Assim a Linear teve um padrão Suíço de sigilo dos seus clientes,

Neste período pós eleições, o comentário de hoje será instrutivo para sabermos como funciona os direitos dos cidadãos em outros países, e em especial na Suíça. Num país com pouco mais de 8,0 milhões de habitantes, com a assinatura de 100.000, é possível uma iniciativa popular que será obrigatoriamente decida por um referendo, notem que uma parcela ínfima de 1,25%, tem o poder de consultar a nação.

Vou direto ao assunto, senão o meu amigo já, já pega no meu pé.
- É isso mesmo, me mostra como essa história pode aumentar meu patrimônio?

Durante muitos anos, uma boa parte da reserva deste país era composta de ouro, porém a partir de 1999, um referendum deu poderes para o SNB, o BC Suíço, vender o metal, e destinar 2/3 dos lucros aos Cantões, que são equivalente aos nossos estados. Assim, a partir de maio de 2000, o SNB começou a vender sua posição de ouro, que era anteriormente requerida, em termos de política monetária. Veja no gráfico abaixo que, conforme eles vendiam, o preço do metal subia. Boa decisão! Hahahah...


Para se ter uma ideia da importância do estoque de ouro detido pela Suíça, vejam a variação dos estoques nos últimos 20 anos, em diversos países.



Em 2011, quando o euro começou a cair pelas tabelas, os investidores europeus buscaram refúgio no franco suíço, no post quando o objetivo é ficar em último lugar, comentei a medida adotada pelo SNB de garantir uma paridade mínima de 1,20 contra o euro. Com suas intervenções desde então, vejam a evolução dos ativos detidos por este BC, e em sua maioria em euros.

Assim, chegamos a situação atual, um deputado que representa o partido do povo, Stamm, conseguiu uma iniciativa popular federal com 100.000 assinaturas, necessárias para um referendo popular, com a seguinte demanda: 20% das reservas detidas pela Suíça devem estar de ouro físico, depositado na Suíça.

Este referendo está marcado para 30/11 próximo, e se aprovado promete uma chacoalhada importante no ouro, que se encontra largado, com muitas posições vendidas a descoberto. Só para se ter uma ideia, serão necessárias a compra de 1.700 toneladas que correspondem a 70% da produção mundial de um ano, além do fato de obrigar sua custódia na Suíça, que tem o mesmo efeito que eu enfatizo aqui, quando me refiro as vendas de dólar pelo nosso BC através de contratos de swap. E que é muito diferente quando são necessárias reservas. Não precisa ficar apavorado, e nem sair comprando ouro já, pois primeiro precisa ser aprovada, e segundo o SNB terá 5 anos para recompor suas reservas.

Mas este caso mostra como o povo na Suíça tem poder de até forçar seu BC a fazer algo que, com certeza não quer no momento, pois ou vai ter que emitir mais francos suíços, ou vender euros, para comprar ouro, que não rende nada! Ah, quase me esqueci, nenhuma moeda rende nada, com exceção do real que deve ter juros elevados por muito tempo ainda!

- David, por que a brincadeirinha no título de 99,999..%?
O tempo lá é horrível! Hahahah...

Bem, já que o assunto é ouro, vamos atualizar do ponto de vista técnico. Parece que a informação do post de hoje, não teve nenhum impacto no mercado, ao contrário, abriu com uma leve queda. Com a reunião do FED para à tarde, as atenções encontram-se por lá, e no momento ouro é lixo! Ah, se alguém quiser jogar fora o seu, me avise, eu mando retirar, não precisa se preocupar! Hahahah... No post day-after, fiz o seguinte comentário: ...uma continuidade desta alta, ultrapassando o nível de US$ 1.250... se cair, fica mais duvidoso, até US$ 1.205 eu encaixo ...Não é só o mosca que acha o nível de US$ 1.250 importante, a turma que está vendida, vem defendendo com unhas e dentes...




Dito e feito, negociou algum tempo ao redor de US$ 1.250, e  encontra-se ao redor de US$ 1.220. Agora vocês hão de convir, ou a análise técnica tem o seu valor, ou o mosca está tão popular, que os vendidos sabendo que eu e meus leitores estávamos comprados, resolveram aumentar as suas apostas naquele nível. Qual vocês acham mais factível?

- David, eu sei que mesmo não acreditando, está com uma tendência de achar que o mosca virou um must para quem quer investir. Menos, menos, quero dizer que estou aceitando melhor esta tal de análise técnica! Hahahah....

O SP500 fechou a 1.982, com queda de 0,14%; o USDBRL a R$ 2,4609, sem variação; o EURUSD a 1,2638, com queda de 0,75%; e o ouro a US$ 1.211, com queda de 1,32%.
Fique ligado!

Comentários